08/05/2024 às 23h09min - Atualizada em 10/05/2024 às 16h05min

SUSTO: Deputado estadual de São Paulo, Rafael Saraiva, é expulso por criminosos enquanto resgatava animais no Rio Grande do Sul

Deputado estadual de São Paulo, Rafael Saraiva
divulgação
Há três dias atuando junto aos membros do Grad (Grupo de Resposta a Animais em Desastres) e do Instituto Elpa (Eu Luto Pelos Animais) na tragédia que assola o Rio Grade do Sul, o deputado estadual, Rafael Saraiva (União/SP), referência na causa animal, sofreu uma situação inusitada na noite desta terça-feira (7), na cidade de Eldorado do Sul, enquanto auxiliava no salvamento de animais. 

O parlamentar estava em um galpão com os animais e teve que se retirar do local a pedido da Polícia Federal, que lidava, no exato momento, com ameaças de criminosos locais. A segurança na cidade também está em situação crítica, uma vez que criminosos estão se aproveitando dos desalojamentos das famílias para saquear os bens que ficaram nos imóveis. 

“Foi inusitado, não esperávamos por isso, mas a gente não pode, não deve e não vamos perder para a criminalidade. Estamos aqui, o Brasil todo unido, por uma única causa, que é salvar vidas, salvar os animais”, disse o deputado, que também atuou no resgate de animais na tragédia de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, em fevereiro do ano passado. 

Desafios

Além da criminalidade, da altura da água e falta de insumos, a resistência de moradores tem sido outro grande desafio. “Fomos na casa de uma senhora que tinha dez animais e ela só aceitou a sair com o filho depois de muito convencimento, após os animais serem resgatados. Nos deparamos com muita dificuldade, tem animais abandonados em tudo quanto é lugar, nos telhados das casas, disse. 

Tragédia Rio Grande do Sul

Fortes chuvas atingiram o estado do Rio Grande do Sul na semana passada e a expectativa é que volte a chover amanhã. Até a manhã de hoje, 414 do total de 497 municípios haviam sido atingidos pelo desastre natural, sendo 100 mortes, 128 pessoas desaparecidas e mais de seis mil animais resgatados.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp