27/03/2023 às 10h22min - Atualizada em 27/03/2023 às 20h01min

Conheça  como as empresas do MOVER tem trabalhado para combater a discriminação racial dentro e fora das companhias 

Muito além de planejar, criar estratégias e orientar direções, as empresas precisam ser uma ferramenta efetiva de transformação

SALA DA NOTÍCIA Carla Osada
Divulgação

Inclusão e equidade racial são temas que vêm ganhando cada vez mais notoriedade no âmbito empresarial. Muito além de planejar, criar estratégias e orientar direções, as empresas precisam ser  uma ferramenta efetiva de transformação, por meio de ações que impactem na redução da desigualdade racial no Brasil. 

Em 21 de março é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), referente ao massacre de Sharpheville. Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul, que obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.

Pensando em reverter este cenário, 48 das maiores empresas do país se juntaram por meio  do Mover (Movimento pela Equidade Racial), para  promover e ampliar de forma estruturada e efetiva, a diversidade e equidade  racial dentro e fora das companhias. 

Confira abaixo algumas das companhias que fazem parte do Movimento e que vem desenvolvendo ações que impactam na redução da desigualdade racial.

 

L'Oréal Brasil 

A L'Oréal Brasil considerado o quarto maior mercado de beleza do mundo possui uma série de ações em diversidade, como mentoria Colorida Inglês Inclusivo, Rede de Afinidade, Conselho Consultivo para Negócios, programas de empregabilidade e empreendedorismo, vagas afirmativas para trainees e estagiários. Além disso, o compromisso assinado com MOVER para lideranças e  patrocínio ao Instituto Pretos Novos para o letramento da história  e cultura afro-brasileira.
 

Aliansce Sonae + brMalls 

Anualmente  a  empresa de plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina, .realiza a Semana da Diversidade e Inclusão, com ações de letramento, conscientização e capacitação. Em 2022, houve a participação de 32 shoppings, totalizando cerca de 6 mil colaboradores, entre próprios e terceiros.

Com o mapeamento dos colaboradores (Censo e Autodeclaração), assumiram o compromisso de atingir 44% de negros em cargos de liderança até 2030.

 

Grupo Pão de Açúcar Brasil

No Grupo Pão de Açúcar Brasil foi criado o “Programa de Desenvolvimento para Negros e Negras”, em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, destinado aos profissionais das lojas e sedes administrativas, exceto gerentes e superiores que já contam com programa próprio de liderança. Entre os assuntos principais abordados, estão temas relacionados ao racismo e sociedade, autoestima e marca pessoal, educação financeira, comunicação empresarial e liderança. Desde 2018, a empresa conta com o grupo de afinidade o GPA Madiba, que lidera e fomenta iniciativas sobre conscientização e sensibilização em relação à equidade racial na companhia.

 

Atento 

A Atento, empresa multinacional de contact center, atua com Grupo Aliados Raças e Etnias (em @racaseetniasatento), que trata os principais temas que rodeiam as pessoas pretas no mercado de trabalho, com divulgação de materiais raciais e campanhas internas e externas.  Assim como, criam metas e fiscalizam internamente as contratações de pessoas negras na Atento. Diversas ações já foram promovidas e entre elas vale ressaltar:  

  • Post com temática Racial, Dicas Livros e Filmes nas redes sociais da companhia

  • Lives com convidados discutindo a temática racial

  • Encontros mensais dos aliados e um Encontro Presencial

  • Engajamento da Pesquisa de Diversidade

Recentemente lançaram o Programa Mentoring do Grupo Atento específico para acelerar a carreira das pessoas negras, com o objetivo de auxiliá-los no crescimento profissional e possibilitar que mais pessoas negras ocupem os cargos de alta liderança da companhia, nessa primeira turma houve a participação de 56 colaboradores negros. 

O Programa DNA – Diversidade Na Atento que tem por objetivo trazer informações sobre os 5 Pilares utilizando os diversos canais internos (intranet, e-mail, Rádio Atento), procurando sempre trazer o protagonismo dos colaboradores que representam os pilares por meio de depoimentos em vídeos e Lives,  além de promover ‘Rodas de Conversas’ sobre temas relacionados, bem como celebrar as datas comemorativas como esta, por exemplo.

  • Além da parceria com o MOVER - Desde 2021 somos signatários.  

  • Na companhia, 58% dos colaboradores se autodeclaram negros ou pardos, enquanto na liderança o número se mantém próximo em 50% do total.
     

Sodexo Benefícios e Incentivos

Com a Sodexo, o destaque é para uma recente parceria com o programa Reprogramando a Quebrada, da Mais1Code, em que a empresa está patrocinando a capacitação de 10 jovens de periferia para formação de Desenvolvimento Web.  A parceria une diferentes causas e necessidades: barreira de formação e conexão com o mercado de trabalho de jovens da periferia além de equidades de gênero na área de tecnologia, racial e de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.


Arcos Dorados

Ao longo dos últimos anos, tem intensificado as ações de diversidade e inclusão, baseada em uma consistente estratégia ESG, chamada Receita do Futuro, com pilares de atuação que contribuem para alcançar um amanhã melhor e mais sustentável. Dentre eles, o pilar de Diversidade e Inclusão ajuda a impulsionar a conversa sobre o tema na companhia e promover um ambiente ainda mais acolhedor e inclusivo a todos.

Realizamos uma série de ações internas relacionadas ao eixo racial, como treinamentos, letramento e conscientização que contribuem para o desenvolvimento da consciência racial, impactando milhares de pessoas. Também foram realizadas iniciativas como o Webinar Diversidade e Respeito, treinamentos de Prevenção à violência, Vieses Inconscientes e Lugar de Trabalho Seguro, Respeitoso e Inclusivo, além da capacitação com a liderança em relação ao papel da gestão na inclusão.  Essas e outras iniciativas ocorrem em conjunto com a política de tolerância zero, que foi adotada pela Arcos Dorados com relação a condutas discriminatórias, racistas, homofóbicas e de qualquer outra natureza preconceituosa.

Também estão comprometidos em oferecer oportunidades a todas as pessoas, com processos de recrutamento e promoção que são transparentes e que valorizam o talento e a habilidade de cada um, de modo que todas as pessoas possam desenvolver-se e ocupar a posição que desejam, abrindo portas e gerando milhares de oportunidades para todas as pessoas negras. Como reflexos desses esforços temos, atualmente no nosso quadro de colaboradores do Brasil, 63% de pessoas que se autodeclaram pretos ou pardos, sendo 46% líderes nas operações (restaurantes McDonald’s em todo o Brasil). Além disso, somente em 2022, 61% das promoções totais realizadas pela companhia no Brasil foram conquistadas por pessoas negras, sendo 38% por mulheres negras. Para a operação dos restaurantes, 65% das promoções a cargos de liderança foram conquistadas por pessoas negras.

Esse comprometimento também está espelhado na parceria com o MOVER, para ampliar as oportunidades de emprego e cargos de liderança para pessoas negras, bem como a promoção de um ambiente de trabalho seguro, diversos, respeitoso e acolhedor.


Raia Drogasil (RD)

A Raia Drogasil atua com ações para mobilização e engajamento. Uma das ações é o Dia D, um evento que marcou o início de um processo de reflexão das lideranças para a evolução da nossa Cultura de Diversidade e Inclusão. Essa iniciativa posiciona a RD como uma Companhia que não tolera qualquer situação de racismo, preconceito, discriminação e assédio em nenhuma de nossas operações, deixando claro que na RD todas as pessoas são bem-vindas e podem ser quem elas são.  

Além disso, a RD aderiu ao programa de Combate ao Racismo nas Relações de Consumo, do Procon Racial de São Paulo, fixando em todas as  farmácias o cartaz com os 10 Princípios de Combate e Enfrentamento ao Racismo elaborado pelo Procon-SP em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, IDV- Instituto para o Desenvolvimento do Varejo e Fecomércio.


Nestlé 

A Nestlé vem acelerando a jornada de diversidade e inclusão desde 2020, quando foi criado o centro de competências dedicado ao tema, que atua em cinco frentes: Gênero, Gerações, Raça, LGBTQIA+ e Pessoas com Deficiência. Desde então, intensificou ações de combate à discriminação racial para quebrar barreiras contra o preconceito, solidificar iniciativas que pluralizam nossa força de trabalho, capacitar líderes da organização e letrar suas pessoas em diversos temas. 

Uma das primeiras ações realizadas foi um censo racial para conhecer a fundo a população da companhia. A partir dele, foi possível estruturar plano de ação estratégico com foco no pilar racial e implementar diversas iniciativas, como Programa de mentoria para pessoas negras e Programas para aceleração de carreira de mulheres negras. 

Houve a criação do grupo de afinidade Nesblack, composto por colaboradores e colaboradoras de diferentes localidades, níveis hierárquicos e unidades de negócio para discutir e promover iniciativas em parceria com a equipe de D&I. 

Outras ações como o letramento racial da Nestlé, com vídeos de aprofundamento sobre conceitos que contribuam para o combate ao racismo e criação de banco de talentos inclusivo e campanhas de atração voltadas para profissionais negros.

Além disso, conta com um comitê de D&I formado pela liderança sênior da organização que se reúne para discutir os temas e avaliar os próximos passos. Semestralmente, o grupo se reúne com o comitê de direção da Nestlé para compartilhar as iniciativas previstas e/ou em andamento.  

Alcoa 

A Alcoa investe em iniciativas de diversidade, equidade, inclusão e pertencimento para diferentes públicos. Do total de contratações realizadas no ano passado, 85% foram de pessoas de grupos sub-representados, sendo 70% de pretos e pardos. O combate à discriminação racial é constante, crescente e estruturado em frentes complementares: 

  • Jovens talentos: 65% dos participantes dos programas de Estágio e Trainee em 2022 eram pessoas pretas e pardas, sendo a maioria originária das regiões Norte e Nordeste.

  • Letramento: ações constantes de educação com colaboradores(as), com foco no fortalecimento do debate e das práticas antirracistas. 

  • LEAP: programa de aceleração de carreiras para profissionais pretos e pardos. A primeira turma, iniciada em 2022 (previsão de término em abril deste ano), conta com a participação de 23 pessoas. Até o momento, 30% foram das pessoas foram promovidas. Para a segunda turma, que inicia em abril deste ano, foram convidadas outras 20 pessoas para participarem do programa.   

  • AWARE (Alcoanos e Alcoanos trabalhando ativamente para a equidade étnico-racial): grupo de inclusão que sensibiliza e influencia a organização a promover justiça e equidade racial, a fim de aumentar o senso de pertencimento, representatividade em todos os níveis e eliminar vieses inconscientes.

  • Semana da Diversidade e Inclusão: tem como objetivo aumentar a conscientização das pessoas sobre as interseccionalidades, reforçando o compromisso da empresa de desenvolver uma cultura inclusiva para todos por meio de ambientes de trabalho respeitosos, acolhedores e com segurança psicológica.

  • Aliança Alcoa: projeto direcionado a fornecedores, que promove temas relacionados à inclusão e diversidade para incentivar e influenciar positivamente toda a cadeia de suprimentos a desenvolver políticas e ações de diversidade e inclusão.

  • Metas de inclusão: A Alcoa assumiu o compromisso público, junto ao MOVER, de, até 2030, ter 115 novos líderes pretos e pardos na companhia.

 

Sobre o MOVER

O MOVER é formado por 48 empresas que atuam em diversos setores da economia brasileira unidas com o propósito de promover ações de diversidade, equidade e inclusão que contribuam para reduzir a desigualdade e combater o racismo estrutural no mercado de trabalho no Brasil. Para cada frente tem um comitê de trabalho que conta com a participação de voluntários das empresas e parceiros que ajudam a trazer mais legitimidade no desenho e recomendação dos planos. Além disso, no Conselho Deliberativo, além de CEOs, participam membros da sociedade civil, responsáveis por trazerem perspectivas complementares e mais representatividade negra na tomada de decisão.



 
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