22/03/2023 às 12h23min - Atualizada em 23/03/2023 às 00h10min

Estudantes de Minas Gerais aprendem a solucionar problemas ambientais

Projeto promove a formação de professores e realiza oficinas com três mil estudantes da rede pública de Ribeirão das Neves

SALA DA NOTÍCIA Da Redação
Divulgação

A partir do dia 03 de  abril de 2023, cerca de três mil estudantes da rede pública de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, devem participar do Programa de Educação e Cultura, promovido pela indústria farmacêutica Hypofarma e realizado pela NTICS Projetos, uma empresa do Grupo Nest. O projeto estimula alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública da cidade a criarem soluções para problemas reais de sustentabilidade em suas comunidades e no entorno do ambiente escolar. 

“Esta iniciativa faz parte do compromisso que nós, como indústria, devemos ter com a sustentabilidade em todos os seus âmbitos, sobretudo na questão ambiental. Por isso, neste programa, nós vamos passar por algumas escolas públicas de Ribeirão promovendo oficinas de formação para estes jovens em temas ambientais e, mais tarde, ouvindo as soluções que eles pensaram para resolver os problemas à sua volta”, revela Gianne Marcellini, do departamento de Responsabilidade Social da Hypofarma. 

Com duração de aproximadamente quatro meses, o projeto começa com workshops online para professores e um evento presencial de sensibilização dos alunos acerca de temas ambientais. Mais tarde, em três oficinas, os alunos devem aprender a estruturar um projeto para identificar problemas ambientais em suas suas escolas e comunidades e a desenvolver propostas para solução dos mesmos. Outra atividade prevista é uma visita dos alunos a um espaço arborizado na cidade, visita na qual os alunos terão a chance de ter aulas práticas de fotografia. Mais tarde, as fotos de autoria dos alunos irão compor uma exposição que permanecerá nas escolas por cerca de um mês. 

 

A ação coloca os estudantes em contato com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, promovidos pelas Organizações das Nações Unidas - ONU, e as propostas desenvolvidas em grupo pelos alunos devem contemplar temas como Água Saudável e Saneamento, Consumo e Produção Sustentáveis e Vida Terrestre. Os projetos serão avaliados e expostos em junho na Feira de Ideias.  

“O objetivo destas ações é sempre colocar o aluno para refletir sobre como ele pode e deve ser um protagonista na solução de problemas ambientais. É uma tentativa de mostrar que todos nós somos responsáveis pela situação do planeta e que a escola tem um papel fundamental em promover ações que estimulem a criação de uma consciência ambiental” revela Abílio Martins, Diretor operacional da NTICS Projetos.

Com o suporte da Secretaria Municipal de Ensino, o Programa de Educação e Cultura vai percorrer as escolas do município e ainda premiar o professor e os alunos do projeto vencedor com um Tablet.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp