22/03/2023 às 14h44min - Atualizada em 23/03/2023 às 00h08min

Tunad e Postmetria divulgam estudo sobre impacto das ações de merchandising no BBB23 para as marcas

Levantamento abrange análises das exibições de Amstel, Seara, Riachuelo, Stone e Chevrolet, como patrocinadoras das ações do reality show da TV Globo

SALA DA NOTÍCIA Letícia Nascimento

São Paulo, março de 2023 - A Tunad, primeira empresa de moment marketing da América Latina, se junta à Postmetria, plataforma de Customer Experience as a Service (CXaaS), para mensurar a reação do público em relação às inserções publicitárias no BBB23. Os dados do primeiro relatório desenvolvido pelas duas empresas, destacam os resultados qualitativos e quantitativos das ações da Amstel, Seara, Riachuelo, Stone e Chevrolet, que foram realizadas na primeira quinzena de fevereiro. 

O destaque fica para a Riachuelo e Chevrolet que atingiram picos de pesquisa no Google de 2.364% e 1.292%, respectivamente, e crescimento no UpLift Médio de 610% para a empresa têxtil e 523% para a marca automotiva. Quando olhamos para o recorte quantitativo, é possível notar que ambas as patrocinadoras tiveram os melhores números do período. Com um total de 8.587 comentários analisados, a Riachuelo atingiu um sNPS (spontaneous Net Promoter Score) 16, enquanto a Chevrolet um sNPS 24, considerando o parâmetro de que o sNPS vai de -100 até 100. 

 

 

Imagem 2: Desempenho de sNPS da Chevrolet


A análise dos comentários espontâneos em redes sociais levam em conta não somente o merchan das marcas, mas também todo o contexto do reality. Durante o período analisado, os dados apontam que uma parte significativa das interações dos usuários com os patrocinadores estava relacionada a um caso de assédio que ocorreu no BBB23 e gerou alta comoção do público, consequentemente influenciando o sNPS de cada uma das patrocinadoras.

Na sequência temos destaque quantitativo para a Amstel que obteve aumento no UpLift médio de 651% na ação realizada em 1º de fevereiro. Além disso,  houve  elevação nas buscas pela marca no Google, cujo pico representou 1.685% a mais que a média habitual. Ao avaliar o período de forma qualitativa, é possível notar que a marca atingiu um sNPS 4, a partir da análise de 5.609 comentários, sendo 75,27% deles considerados neutros. 

 

 

Imagem 1: Pico de Pesquisas sobre a Amstel
 

Para Ricardo Monteiro, CSO e COO da Tunad, o período avaliado por meio do relatório destaca a relevância de combinar a análise de resultados quantitativos e qualitativos. “De uma forma geral, quando olhamos os números é possível indicar os bons resultados dos merchans, mas também é importante avaliar o contexto em que a marca está inserida e como isso reflete no comportamento do público que acompanha o reality, o que é possível por meio de um olhar qualitativo”, explica.  

A Seara também obteve resultados dentro da média da semana, com um aumento no pico de pesquisas de 616% e um sNPS de 23. Por fim, mantendo uma linha positiva de resultados, temos a Stone que atingiu um pico de 213 buscas, representando um aumento de 2.740%, e um sNPS 8. 

“Um ponto importante sobre o período citado é que todas as avaliações que poderiam ser consideradas negativas na análise de sNPS estavam ligadas à contextos do reality. Seja pelo caso de assédio, cobrando um posicionamento das marcas, ou pelos questionamentos do público sobre a reavaliação de participantes na prova do líder”, conclui Ricardo.
 

Sobre a Tunad

A Startup é a única plataforma de moment marketing do Brasil, solução que possibilita a otimização de campanhas, sincronização dos universos online e offline e mensuração dos resultados de conversão e construção de marca. Oferecendo uma ferramenta de Performance e Business Intelligence inédita no mercado brasileiro e na América Latina, a empresa monitora centenas de canais de conteúdo, por meio de streamings (Lives no Youtube, Instagram, Facebook), além de TVs e rádios. 

Sobre a Postmetria

Postmetria é a Plataforma nº 1 de CXaaS no Brasil! Somos uma solução omnichannel completa de insights acionáveis, a partir da Jornada de CX, que centraliza tecnologias para coleta, diagnóstico, atendimento, fidelização e prospecção de clientes, a partir dos dados espontâneos do Big Data (texto, imagem e áudio). Nossa tecnologia calcula e interpreta em escala com o uso de Inteligência Artificial, o grau da satisfação phygital (on-line e off-line) dos consumidores e identifica o ROI e a lucratividade do CX, aplicando a inovadora métrica Spontaneous NPS (sNPS).

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