09/03/2023 às 14h07min - Atualizada em 09/03/2023 às 20h16min

Especialista indica caminhos para escolher melhor plataforma de vendas online

O segmento deve movimentar cerca de R$ 185 bilhões, em 2023, segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico

SALA DA NOTÍCIA Da Redação
Divulgação

A compra por meio de plataformas online e o conceito de e-commerce se tornou um hábito no cotidiano dos consumidores. Essa nova realidade, de acordo com a projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm),  representa um mercado que movimentará cerca de R$ 185 bilhões de faturamento no Brasil em 2023. 

Diante do cenário favorável e o mercado aquecido, ocorre o surgimento de empreendedores e, ao mesmo tempo, dúvidas sobre qual a melhor plataforma a ser utilizada como estratégia de market place.

A crise na Americanas balançou o mercado, já que a operação de Marketplace corresponde a 65% das vendas totais da empresa. Por isso, o lojista precisa estar atento ao escolher o local em que pretende concentrar suas vendas.

De acordo com Thiago Franco, especialista no segmento e CEO do Esquadrão Franco, o marketplace é uma excelente opção para impulsionar as vendas digitais, mas é preciso adotar algumas medidas preventivas como escolher a plataforma mais adequada para o seu negócio, ficar atento aos serviços de logística e de entrega, ao gerenciamento de contas, entre outros.

“O vendedor precisa ter uma atenção a mais e analisar com todos os cuidados o marketplace que pretende trabalhar. Se, por exemplo, você faz 60% do seu faturamento em um canal de venda específico e ele tem algum problema, a saúde da sua empresa fica em risco e isso gera impacto no faturamento. O vendedor precisa analisar se é uma empresa sólida, que enxerga crescimento a longo prazo e de forma sustentável”, explica Franco.

Ele observa que na contramão da crise que algumas big techs enfrentam, o Mercado Livre tem se sobressaído. Em 2022, a companhia registrou um salto de 480% no seu lucro. Além da alta receita, a estrutura, na visão do especialista, torna a plataforma uma ferramenta confiável para quem deseja ter bons resultados.

“O Mercado Livre consegue ir na contramão dessa crise porque, em primeiro lugar, se organizou bem há muitos anos, vem ganhando mercado e fazendo isso de forma sólida. O grande diferencial é a estrutura. Mesmo com o aumento no número de clientes e o crescimento durante todos esses anos, continua entregando muita agilidade e dando boa experiência ao cliente”, destaca Thiago Franco.

SOBRE THIAGO FRANCO
Empreendedor desde os 15 anos, Thiago Franco sempre foi apaixonado por vendas. Filho de pais empreendedores, cresceu dentro de uma loja e o ambiente comercial foi sua primeira casa. Seu primeiro CNPJ foi aos 18 anos, onde sentiu a responsabilidade e o desafio de ser empresário.

De lá pra cá foram muitos aprendizados, conquistas e derrotas. Em 2016, teve um grande problema com uma de suas empresas, chegou a uma dívida de mais de R$ 1 milhão que o fez parar para pensar em novas estratégias e usar a situação de desespero financeiro como aprendizado para alcançar novos horizontes. Foi quando começou a estudar o cenário digital e encontrou o Mercado Livre. Saiu do zero a dois milhões/ano de faturamento, utilizando todo conhecimento adquirido ao longo desse tempo.

Atualmente, Thiago é especialista em Market Place/vendas online e recebeu o título de influenciador oficial do Mercado Livre pela própria plataforma.


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