08/03/2023 às 12h27min - Atualizada em 08/03/2023 às 16h07min

Pra Cima e Pra Baixo, livro infantil escrito e ilustrado por Carla Irusta, é o primeiro lançamento de 2023 da Palavras Projetos Editoriais

Obra será lançada com evento especial na Livraria da Vila de Curitiba, no dia 11 de março

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Um convite para que os pequenos leitores e leitoras possam descobrir e redescobrir muitas maneiras de perceber o que está a sua volta. Em síntese, esta é a proposta que norteia o livro Pra Cima e Pra Baixo, da autora e ilustradora Carla Irusta, o mais novo lançamento da Palavras Projetos Editoriais.

A obra é a estreia de Carla como autora de texto e ilustrações em um único livro. E, para celebrar o lançamento, será realizado um evento especial no dia 11 de março, sábado, a partir das 15h, na Livraria da Vila, em Curitiba (Av. do Batel, 1868 - Loja 314), com sessão de autógrafos e oficina de desenho e pintura pela arte-educadora Shana Lima.

Ao longo de suas 32 páginas, Pra Cima e Pra Baixo mostra como tudo pode ser visto de diferentes formas, às vezes até com contradições divertidas. A obra é uma narrativa em primeira pessoa, em que uma voz apresenta fatos ligados à natureza (o Sol, pássaros, peixes, montanha, chuva...) e ações humanas, acompanhada de ilustrações ora de figuras humanas, ora de figuras não humanas.

A partir dessa voz, o livro apresenta um dos elementos essenciais da narrativa: a personagem principal, uma criança. Com as ilustrações, surgem outras personagens, complementando a interação no enredo. A história inicia-se no quarto e termina também nele (na cama), contudo o espaço, elemento essencial para as narrativas, dilui-se em muitos lugares ao longo das páginas. O elemento narrativo tempo, por sua vez, limita-se a um dia (o Sol nasce no começo e, no fim, dá lugar à Lua).

“O tema central da obra se relaciona ao cotidiano, aos mais diversos acontecimentos observados no correr do dia de diversas comunidades, sejam elas escolares ou familiares, no campo ou na cidade. Fatos que muitas vezes se encontram relacionados ao mundo natural, ao meio ambiente. Um cotidiano marcado pelo ritmo (que se configura na narrativa quase como uma suave brincadeira) do subir e descer, atos contrários e condicionados, por exemplo, pelos caminhos, pela gravidade, pela condição física, a criar movimentação distinta e diversa, que, frequentemente naturalizados, quase passam despercebidos em nossas rotinas”, analisa a autora e ilustradora Carla Irusta.

Carla Irusta - nasceu em Curitiba, em 1982, e lá se graduou em Jornalismo pela PUC-PR em 2004. Na  Espanha, aprofundou-se em Literatura hispano-americana cursando pós-graduação na Universidade de Barcelona. Começou a estudar ilustração em 2006, na Universidade Autônoma de Barcelona, realizando um projeto que sempre desejou. Fez seu mestrado em edição de livros na mesma universidade. Participou também de oficinas com artistas europeus e de projetos em diferentes países do mundo.

Depois de morar uma década na Espanha, voltou a Curitiba, onde se dedica atualmente à produção de livros, em especial os infantis. Como ilustradora, Carla possui mais de 20 trabalhos publicados por diversas editoras, inclusive dois projetos viabilizados pelo Ministério da Cultura: No reino da Araucarilândia e Que Pira é Essa?. Em 2016, O caderno da avó Clara, ilustrado por ela, recebeu o Selo Cátedra 10 da Cátedra Unesco de Leitura, um centro de pesquisa do Instituto Interdisciplinar de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em parceria com a Unesco, que avalia a qualidade artística do diálogo entre texto e imagem em livros infantis e juvenis.

Serviço
Título: Pra Cima e Pra Baixo
Autora e Ilustradora: Cara Irusta
ISBN: 978-65-88629-87-1
Publicação: Palavras Projetos Editoriais
Preço de capa: R$ 30,00

Evento de Lançamento – Sessão de Autógrafos e Oficina de desenho e pintura.  – com Carla Irusta
Dia: 11 de março, sábado, às 15h
Local: Livraria da Vila - Curitiba
Endereço: Av. do Batel, 1868 - Loja 314 – Curitiba - PR


Palavras Projetos Editoriais
Site: www.palavraseducacao.com.br
Informações: [email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp