07/03/2023 às 17h41min - Atualizada em 08/03/2023 às 16h07min

Masterplan da Emccamp  traz novo conceito de urbanismo para a Região Norte de Belo Horizonte (MG)

Além de edifícios residenciais, o bairro planejado pela construtora já possui centro comercial e posto de saúde ativos; projeto prevê ainda a instauração de escola, creche e posto policial

SALA DA NOTÍCIA Lorraine Souza

Ruas que se interligam, passando por áreas verdes, grandes prédios residenciais, vasta área comercial, locais para fazer caminhada, correr e andar de bicicleta.  O Parque Cerrado, bairro planejado que está sendo construído pela Emccamp Residencial na região Norte da capital mineira, já ganhou forma e novos moradores. A construtora iniciou as entregas das chaves dos primeiros residenciais dos 12 condomínios que irão compor a área residencial do empreendimento.

Antes de se pensar no desenho da nova vizinhança e como ela se comunicaria com outras partes de um município, diversos fatores e cenários foram avaliados por equipes multidisciplinares da Emccamp, que criou, juntamente com a Prefeitura de Belo Horizonte, um masterplan inovador. O projeto foi pensado para atender 2.280 famílias com renda a partir de R$ 2 mil, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Os moradores estão chegando no bairro tendo toda uma infraestrutura urbana, um centro comercial com supermercado e serviços essenciais para o dia a dia, além de um posto de saúde que está em pleno funcionamento”, destaca o gerente de Vendas da Emccamp, Luciano Bernardes.

Para reunir todas as informações técnicas e econômicas necessárias para a execução do empreendimento e definir as diretrizes que guiaram o seu desenvolvimento, a Emccamp realizou um estudo durante cinco anos, em conjunto com o poder público. “A partir daí passamos a entender as reais necessidades do futuro morador. Unificamos todas as exigências da Prefeitura: as questões de educação, saúde, meio ambiente e os projetos urbanístico e arquitetônico. Tudo isso aliado a áreas de lazer, de comércio e habitação. Conseguimos moldar todos esses pontos para chegar no produto final”, explica Luciano Bernardes.

O Parque Cerrado foi desenvolvido a partir da análise de uma série de critérios, desde a ocupação e uso do solo e viabilidade econômica, até a conexão com o entorno e o entendimento das vocações e desejos atuais e futuros para a região. “São quase 500 mil metros quadrados de áreas sociais, ruas e avenidas, tudo muito bem distribuído, sem aquela sensação de adensamento. Todo o sistema viário, as redes de água, esgoto e luz já estão prontos”, avalia Luciano Bernardes.

Além dessa estrutura e do posto de saúde, a Prefeitura vai implantar serviços como escola, posto policial, BH Cidadania e creche. As áreas foram doadas pela Emccamp e os projetos foram entregues ao poder público, que é o responsável pela execução das obras.

 Localização e sustentabilidade

O Parque Cerrado está localizado próximo ao bairro Monte Azul, a 20 minutos de carro do Centro. Também está próximo do transporte público, como ônibus e a Estação de Metrô São Gabriel, que dão acesso a toda região metropolitana.

A questão ambiental também é um ponto em que a Emccamp investiu neste projeto. As áreas verdes e com nascentes foram preservadas. Além disso, foi feito o plantio de centenas de árvores no entorno do local. A empresa construiu uma ciclovia no bairro e uma praça com quadra e equipamentos de ginástica. “O projeto do Parque Cerrado é um case de sucesso. Mais de 90% das unidades já foram comercializadas e acreditamos que as unidades restantes vão se esgotar brevemente, devido à funcionalidade que o empreendimento como um todo traz para os cidadãos. Esse tipo de masterplan é o segredo para garantir uma urbanização consciente e sustentável nas grandes metrópoles”, finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp