02/03/2023 às 15h19min - Atualizada em 02/03/2023 às 20h17min

Na volta às aulas, como construir um clima escolar que ajude a recompor as aprendizagens e a enfrentar as desigualdades?

Estudos revelam que quanto mais positivo é o clima escolar, melhor é o desenvolvimento das aprendizagens, incidindo, inclusive, na diminuição da evasão escolar.

SALA DA NOTÍCIA Cenpec
cenpec.org.br
Divulgação: Cenpec.

volta às aulas é um momento muito aguardado pelas famílias e estudantes, principalmente após os anos de pandemia, que impactaram significativamente a rotina escolar. Desde a retomada gradual às salas de aula, no ano passado, as preocupações em torno da saúde mental e da recomposição das aprendizagens ganharam centralidade no campo da educação. Uma das estratégias que podem ajudar nesse sentido tem a ver com a construção de um bom clima escolar.

 

Como explica Érica Catalani, coordenadora de programas e projetos do Cenpec, o clima escolar diz respeito ao conjunto de percepções e expectativas compartilhadas por estudantes, professoras(es), gestoras(es), famílias e demais funcionárias(os) da escola. Também converge com a proposta de educação integralagenda prioritária das políticas para a educação básica nos próximos anos.

 

“O clima escolar tem forte ligação com essa concepção de educação mais ampla, que não se restringe aos aspectos cognitivos e, por sua vez, envolve o desenvolvimento pleno das relações interpessoais, de vivência democrática, plena de respeito ao outro e ao ambiente no qual vivemos”, afirma a especialista.

 

Atualmente, existem estudos que mostram que quanto mais positivo é o clima escolar, melhor é o desenvolvimento das aprendizagens desses meninos e meninas, incidindo, inclusive, na diminuição da evasão escolar.

 

“Se a(o) estudante se sente aceita ou aceito nesse ambiente, se é acolhida ou acolhido em seu processo de desenvolvimento, em sua trajetória escolar ímpar, a tendência é que ela(ele) não queira desistir dos estudos e abandonar a escola”, defende Érica. 

 

quais são os pontos necessários para se construir um clima escolar mais positivo e comprometido com a diminuição das desigualdades educacionais? Para a especialista, dentre os diversos fatores, é fundamental considerar esses cinco elementos: 

 

Estabelecer relações de cuidado e confiança: é fundamental que a gestão escolar esteja atenta às relações entre alunas(os), entre elas(es) e professoras(es), do corpo docente com a gestão e demais profissionais da escola, e também com as famílias e o entorno. Com isso, a escola proporciona um espaço de pertencimento, respeito, segurança e acolhimento, ajudando a prevenir e a identificar situações de risco e violência, dentro e fora dela. “O clima escolar extrapola a sala de aula e o ambiente escolar. Isso envolve, também, a comunidade do entorno. Então, estabelecer relações com esses atores é importante, visto que a escola não está alheia à realidade, mas faz parte dela”, afirma Érica.

 

Ter uma boa comunicação: por vezes, as frustrações e conflitos gerados decorrem da falta de comunicação entre as pessoas que fazem parte da comunidade escolar. “Para ter um clima positivo, é preciso ter uma comunicação assertiva, para que as expectativas de cada pessoa sobre as atividades, as rotinas, as regras estejam evidentes, transparentes e altas - principalmente em relação à aprendizagem”, conclui a especialista do Cenpec.

 

Incentivar processos de gestão democrática: instituir espaços de escuta e participação de alunas(os), familiares, professoras(es) e demais profissionais da escola é fundamental, e tem relação direta com o aspecto citado anteriormente. “Fazer uma reunião de pais em um só dia, por exemplo, pode acabar excluindo um outro grupo de familiares que não puderam estar presentes naquele horário. É preciso fomentar mais de um espaço de participação”, orienta Érica.

 

Estimular a inovação e uma nova postura em relação ao erro: é importante saber que errar faz parteprincipalmente neste momento em que muitas escolas lidam com o desafio da recomposição de aprendizagens. Somente com essa percepção sobre o erro teremos a inovação presente e a escola poderá contar com diversos recursos e caminhos de aprendizagem, a partir das necessidades e condições de cada território. O fato é que, nesse percurso, nem tudo costuma sair como foi planejado. “Inovação pressupõe acolhimento, aprender a lidar com o erro. Isso é parte importante do desenvolvimento - tanto por parte da(o) aluna(o), como das(os) professoras(es) lidando com os erros das(os) estudantes. É preciso ter um olhar formativo para as(os) docentes e que estas(es) estejam abertas(os) para acolher eventuais erros das(os) estudantes.”

 

A especialista complementa que a construção de um bom clima escolar não quer dizer ausência de conflitos, mas aprender a identificar e lidar, da melhor forma possível, com as situações cotidianas que surgem no ambiente escolar. Além desses quesitos supracitados, isso é possível também a partir de outros recursos, como levantamentos diagnósticos e a construção coletiva de combinados.

 

“As pessoas acham que o clima escolar existe independente da ação delas, mas é justamente aí, na ação de cada uma(um) junto ao coletivo, que esse clima é construído. Um clima escolar positivo é resultado de ações intencionais e colaborativas. Não tem como promover a equidade educacional sem um olhar atento para o clima escolar”, conclui Érica.

 

Sobre o Cenpec

O Cenpec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Por meio de pesquisas e tecnologias educacionais, contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas. Saiba mais: www.cenpec.org.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp