20/05/2024 às 12h09min - Atualizada em 20/05/2024 às 20h02min

Comunicação é essencial para instituições de ensino, revela estudo lançado pelo Grupo EP

A reputação é um dos fatores que influenciam a escolha de uma instituição de ensino superior, de acordo com o estudo

LUCAS VOIGT | AGÊNCIA ERA®
O estudo revela hábitos de consumo e comportamentos em relação à educação - Crédito: Divulgação

Conquistar um diploma e atender aos requisitos do mercado de trabalho, pressão social e expectativa de prosperidade são as preocupações mais frequentes dos jovens. É o que revela o estudo sobre o setor de educação, divulgado pelo Grupo EP, conglomerado de mídia com atuação no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais. O estudo revela o que tem estimulado o interesse dos jovens e suas famílias em determinadas instituições de ensino e quais os seus hábitos de consumo e comportamentos referentes ao assunto educação. O estudo completo está disponível no site.

A conclusão do Ensino Médio é considerada um período de reflexão sobre o futuro profissional, momento no qual a escolha dos jovens são influenciadas por diversos fatores. De acordo com levantamento do Gente Globo, sobre o público-alvo das universidades e faculdades brasileiras, os pais são reconhecidos como principais influenciadores em decisões relacionadas à Educação, atingindo 41% de influência, e são acompanhados por professores com 29%, amigos com 28% e a própria imagem e credibilidade da escola superior com 21%. 

Marcas presentes no mercado

A Think With Google divulgou que o início da jornada de busca sobre instituições de ensino é fundamental, pois, nesse começo, 43% das pessoas ainda estão na dúvida ou não chegaram a pensar onde irão estudar. Uma vez que a análise é iniciada, 87% dos candidatos verificam de duas a três universidades e/ou faculdades. 

Investir em comunicação da maneira certa é um método eficaz para chamar a atenção do público. Um exemplo disso é o levantamento feio pela Kantar Ibope Media, o qual demonstra que, no interior paulista, entre as pessoas que pretendem começar ou retomar a faculdade/ universidade no próximo ano, 90% assistiram TV, 100% acessaram a internet, 94% observaram anúncio de mídia exterior, 64% ouviram rádio e 85% assistiram TV e acessaram a internet. 

Stéfani Espinosa, Gerente de Inteligência e Planejamento de Mercado e Treinamento do Grupo EP, ressalta que o estudo pode contribuir para que as marcas compreendam mais os interesses de seu público e aumentem sua credibilidade e relevância, por meio de programas e experiências educacionais. "Conhecer o público e seus hábitos contribui para que as instituições de ensino direcionem suas ações estratégicas e otimizem os esforços para alcançar as pessoas, bem como a construir soluções para atender às novas demandas de cursos". 

Stéfani Espinosa, Gerente de Inteligência e Planejamento de Mercado e Treinamento do Grupo EP - Crédito: Divulgação

O estudo realizado pelo Grupo EP compõe a vertical de educação, focado em ensino superior. Neste ano, a empresa passou a desenvolver seus projetos de acordo com as áreas de interesse de seu público, com o objetivo de integrar seus veículos e produzir conteúdos relevantes para o mercado. Essa abordagem prioriza a integração dos veículos da empresa e concentra-se em segmentos relevantes, como gastronomia, agronegócio, inovação e tecnologia, ESG, games e esportes. 

Sobre o Grupo EP

O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 43 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.

As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.

O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,39% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2023 / IPC Maps 2023).

Redes sociais: @negocios.ep


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCAS VOIGT
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp