24/02/2023 às 12h46min - Atualizada em 25/02/2023 às 00h00min

Como entender os perfis geracionais e tornar a experiência com o consumidor mais personalizada

SALA DA NOTÍCIA Júlia Santos
 

Os tempos mudam constantemente e, juntamente, o comportamento da sociedade. Não é de se estranhar diferenças de hábitos, comunicação, linguagens e até mesmo estilos entre gerações diferentes. Diante disto, é importante que as marcas estejam sempre atentas aos seus públicos-alvo e se adequem para “conversar no mesmo idioma” que aquele grupo de consumidores. 

 

Além disso, vivemos na era da personalização com a chegada do chamado Consumo 5.0. De maneira geral, esta nova era do consumo resume-se aos nativos digitais, que utilizam a internet muito além de uma fonte de pesquisas, mas sim como o principal veículo para aquisição de produtos e serviços. Contudo, é importante ter em mente que, mesmo entre a galera mais jovem, existem diferenças cruciais no relacionamento, que requerem estratégias pensadas para cada grupo.

 

“As mudanças culturais, juntamente ao surgimento de novas ferramentas de comunicação e trocas de diferentes dispositivos, evidenciam de forma ainda mais acentuada as diferenças geracionais. Logo, é necessário entender como cada grupo geracional se comporta, para desenvolver estratégias assertivas para cada camada”, afirma Andrea Avedissian, gerente de marca da Zippi, fintech que oferece capital de giro semanal para profissionais autônomos e micro e pequenos empresários. 

Pensando em ajudar os empreendedores nesta missão, a startup, em conjunto com a Quaddro (app de gestão de negócios), separou algumas explicações e dicas práticas de como se tornar mais atraente para cada geração. Confira!

 

Geração silenciosa (1928 - 1945) 

Este é o grupo mais senil dentre as gerações. São conhecidos como os “silenciosos”, por se tratar de pessoas mais conformistas. Além disso, costumam ser contra a tecnologia, e gostam de uma relação mais próxima com as pessoas, principalmente familiares e amigos. Têm preferência por comunicação via telefone, quando não for possível fazer pessoalmente. 

Com essas pessoas, o ideal é não ter pressa ao falar e lidar com elas. Além disso, saiba que são mais formais e respeitosos e esperam ser tratados assim também. Tente não entrar em assuntos pessoais, a não ser que dêem abertura para isso.

Geração baby boomer (1946-1964) 

Este grupo de pessoas recebeu este nome curioso devido à “explosão” de nascimentos após a Segunda Guerra Mundial. Por terem sido responsáveis pela reconstrução da sociedade e países, têm intrínsecos valores como estabilidade e conquistas econômicas. Logo, este perfil mais tradicional também costuma ter resistência a novidades muito fora da caixa. Preferem o telefone como meio de comunicação. 

Ainda assim, muitos são usuários da internet e a utilizam, principalmente, para pesquisa, mas gostam de ver as coisas pessoalmente. Com este público, é importante que seja simpático e tente lembrar de seus nomes. Faça perguntas genéricas a respeito da vida pessoal para puxar papo. Seja amigável. Ofereça pequenos agrados para aqueles clientes mais fiéis.

Geração X (1965 - 1980) 

Essa é a geração que vivenciou outros marcos históricos: Guerra Fria, Movimento Hippie e o festival Woodstock - uma grande referência cultural até os dias atuais -, e os primórdios da internet e computadores para o público em geral. Justamente por isso, então estão bastante familiarizados com a maioria das ferramentas online. 

Tendem a preferir o uso de e-mail para se comunicar. Por isso, busque ser eficiente com eles, sem perder tempo; além disso, essa geração pesquisa bastante antes de comprar e lê avaliações de outras pessoas. Esteja disponível para responder perguntas e tirar dúvidas e não os pressione a tomar decisões rápidas, ou seja, dê espaço para que decidam.

Geração Millenial (1981-1996) 

Essa geração ganhou este nome por ter presenciado a virada do milênio em uma fase da vida bastante jovem (muitas ainda crianças). Hoje, são o maior grupo economicamente e profissionalmente ativo. 

São pessoas que estão muito acostumadas à tecnologia, e usam as redes sociais para pesquisar e pedir ajuda de amigos e conhecidos antes de fazer uma compra. Também reclamam rapidamente na internet se não estão satisfeitas com algo, pois dão muita importância ao serviço e à experiência. Para este grupo, a personalização e customização são importantes, então busque ser mais flexível e criativo.

 

Geração Z (1997-2012) 

Aqui, entram os jovens adultos, adolescentes e pré-adolescentes. São os mais novos e totalmente imersos na era dos smartphones e redes sociais como conhecemos atualmente. Esperam poder personalizar os serviços e prezam pela agilidade em todos os aspectos. São capazes de deixar rapidamente de lado algum produto e serviço se têm uma experiência ruim, mas também são generosos com os elogios quando gostam de algo e usam suas redes para divulgar algo de que gostam.

Além destas dicas, a Zippi e Quaddro elaboraram um e-book repleto de estratégias de vendas e ferramentas para alavancar e profissionalizar as vendas. Para quem quiser ler na íntegra, basta acessar o link

Sobre a Zippi

A Zippi é uma fintech que entrega capital de giro semanal para micro e pequenos empresários. O objetivo da empresa é ser o ponto de apoio para esse trabalhador, proporcionando maior controle financeiro, menores taxas e um prazo de pagamento de fatura que acompanha o seu fluxo de trabalho.


 
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