16/02/2023 às 10h20min - Atualizada em 16/02/2023 às 12h13min

Pós Carnaval: Breno Alves aposta no samba do Fundo de Quintal para novo show

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Quintal de Amor é o novo projeto musical do sambista Breno Alves e tem estreia no dia 23 de fevereiro (quinta-feira), às 20h30, no Feitiço das Artes Cultura e Gastronomia, em Brasília (DF). Para fechar a programação de Carnaval na cidade, o show consagra ao público uma imersão no universo de sambas dolentes do Fundo de Quintal – grupo ícone na difusão do samba e do pagode no Brasil.
  

A proposta de Breno Alves é apresentar sonoridades que marcaram a história deste grupo brasileiro, formado na década de 70 no Rio de Janeiro e com mais de 30 álbuns lançados. “Quem escuta Fundo de Quintal logo percebe a percussão forte e essa potência que vem das rodas de samba do Cacique de Ramos. A intenção foi trabalhar os sambas de amor mais envolventes. Este é um show focado no amor”, apresenta o músico.

São canções como Lucidez (Jorge Aragão e Cleber Augusto), Amor Dos Deuses (Mário Sérgio/ Ronaldinho), O show tem que continuar (Arlindo Cruz/ Sombrinha/ Luiz Carlos da Vila), Parabéns pra você (Mauro Diniz/ Sereno/Ratinho), entre outros hits que ficaram no imaginário popular e se consagraram em regravações de diversas discografias. “A escolha do repertório foi muito difícil. Há músicas famosas do grupo e outras de grandes compositores que participam dos discos consultados”, explica Breno Alves.

Para fazer essa travessia pelos mais de 40 anos de atuação do Fundo de Quintal, Breno conta com os instrumentistas Edson Arcanjo (violão), Sandro Alves (percuteria), Lucas Rodrigues (contrabaixo), Pedro Vasconcelos (cavaquinho) e Daniel Rodrigues (teclado/trombone). A produção artística e executiva é de Sandro Alves e a produção e direção musical, de Edson Arcanjo. "A relação do Breno com o grupo Fundo de Quintal é profunda, antiga e verdadeira. Daí veio a motivação de produzir essa linda homenagem", conta Sandro Alves. 

O show conta também com um convidado especial, o cantor Leonel Laterza, mineiro radicado em Brasília há vários anos, sendo reconhecido pelo seu talento. Influenciado pela Bossa Nova, por vozes da MPB e pelo Jazz, o músico desenvolve recursos que o permitem visitar os mais variados gêneros musicais. No palco, Laterza já esteve ao lado de grandes nomes da MPB como Rosa Passos, Roberto Menescal, Fátima Guedes, Sueli Costa, Zé Luiz Mazziotti, Simone Guimarães, Sérgio Santos, Ellen Oléria, entre outros. Já á foi parceiro de Breno Alves, num projeto sobre Nelson Cavaquinho, 
A classificação do show Quintal de Amor é a partir de 16 anos. O couvert é de R$20. Reservas devem ser feitas pelo telefone (61) 3548-1650. O Feitiço das Artes fica CLN 306, bloco B, lojas 45/51, Asa Norte, Brasília-DF. Mais informações: feiticodasartes.com.br

O samba como norte
O amor pelo samba aconteceu ainda na infância. Breno Alves, que sempre gostou de ouvir música, atravessou os anos 90 com olhos vidrados e ouvidos sintonizados na explosão do samba, pagode e axé no Brasil. A distribuição massiva destes gêneros pela mídia o instigou a aprender tocar pandeiro, seguindo os passos do seu irmão mais velho que foi aprender cavaco. Os dois irmãos não tiveram nenhuma referência familiar. O rádio e a TV foram os canais responsáveis por apresentar a eles a explosão de famosos do samba.

Ele conta que decidiu abraçar a música como carreira, ainda adolescente, e teve essa convicção quando seu irmão colocou um disco do Cartola para tocar no escuro do quarto que dividiam. O contato com a potência e a suavidade do álbum simultaneamente trouxe para ele a certeza de seguir o mesmo caminho do grande compositor brasileiro.  “Quando eu ouvi Cartola fiquei encantando, nem consegui dormir. A partir dali, comecei a procurar tudo sobre samba, depois entrei na Escola de Choro Rafael Rabello – [a exemplo do irmão] e não parei mais”. Hoje, já são 23 anos defendo o samba e suas vertentes mais diretas.

O músico já adotou Brasília como sua terra, pois vive lá desde muito pequeno, mas nasceu em Luziana, em Goiás e carrega com ele traços da diversidade musical brasileira. Além do Fundo de Quintal, Breno Alves tem como principais referências nomes como Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Alcione, Exaltasamba, Katinguelê, Raça Negra, Negritude Jr. e outros. 

Além da carreira solo que já ganhou projeção e com dois álbuns gravados em 2021 (Vai Melhorar e Samba Candango), o artista também faz parte do grupo 7 na Roda e concilia os dois projetos paralelamente.

SERVIÇO
O que: Show Quintal de Amor com Breno Alves
Onde: Feitiço das Artes
Quando: 23/02/2023 
Horário: 20h30
Endereço: O Feitiço das Artes fica CLN 306, bloco B, lojas 45/51, Asa Norte, Brasília-DF. 
Tel: (61) 35481680
Mais informações: feiticodasartes.com.br
Foto: Jhon Henrique

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp