06/02/2023 às 15h01min - Atualizada em 06/02/2023 às 16h08min

04 anos do incêndio do Centro de Treinamento do Flamengo

Como prevenção e medidas de segurança podem evitar tragédias

SALA DA NOTÍCIA CRT - 04
https://www.crt04.org.br/
CRT-04
Ao completar quatro anos do incêndio no Centro de Treinamento da categoria de base do Flamengo, o CRT-04 (Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 4ª Região - Paraná e Santa Catarina) destaca a importância de adotar medidas preventivas, assim como alertar sobre a importância de contratar profissionais técnicos habilitados.

No dia 8 de fevereiro, completa-se quatro anos de uma das maiores tragédias do esporte brasileiro: dez jogadores de futebol das categorias de base do Flamengo morreram em um incêndio no Centro de Treinamento George Helal, popularmente conhecido como Ninho do Urubu, em Vargem Grande-RJ. Segundo a perícia, a chama começou em um curto-circuito no ar-condicionado, que se alastrou rapidamente devido à estrutura das paredes que revestiam os contêineres. Também foram denunciados vários agravantes, entre eles a situação dos alojamentos e irregularidades na fiação elétrica.

Passaram-se quatro anos, e o momento agora é de refletir: Como novas tragédias podem ser evitadas?

Uma das maneiras de se prevenir incêndios e outros acidentes é garantir que as instalações e manutenções sejam feitas por profissionais habilitados, legalmente registrados em seus conselhos de classe, pois isso traz a segurança de que eles têm a capacidade técnica para realizar os serviços de acordo com as normas técnicas brasileiras.
De acordo com o diretor da ETP (Escola Técnica Profissional) e técnico em Refrigeração e Ar-Condicionado, Alexandre Fernandes Santos, "o que deve ficar claro é que não foi o ar-condicionado em si que causou o problema, mas sim a instalação inadequada desse equipamento. Se tivesse um responsável técnico pela instalação, que seguisse as normas regulamentadoras corretas, todas essas medidas protetivas na área elétrica poderiam ter evitado o acidente."
No caso do incêndio no Centro do Treinamento do Flamengo, a perícia também mostrou que as estruturas que cobriam os alojamentos eram compostas por uma espuma de poliuretano injetado, um material altamente inflamável, o que ajudou na propagação do incêndio pelos contêineres. Também foram apontadas irregularidades nas instalações elétricas, como fiação exposta, condutores emendados, tomadas sem plugue, entre outras.
Segundo o técnico em Edificações, Márcio Gamba, "é de suma importância que os conselhos de classe implementem uma fiscalização rotineira em atividades que ofereçam risco iminente à saúde e à vida. Entre as causas da tragédia, estariam a falta de manutenção do ar-condicionado, a ausência de saída de emergência no local e o uso inadequado dos contêineres como dormitórios. Desde fevereiro de 2022, a nova Norma Regulamentadora nº 18 (NR-18) passa a proibir o uso de contêineres originalmente utilizados para transporte de cargas em área de vivência."
Acreditamos que efemérides de tragédias históricas devem ser lembradas para que elas não se repitam. Esta é uma ocasião para esclarecer a população e falar da necessidade de contratar profissionais que realmente tiveram formação na área em que atuam e que sigam as normas técnicas brasileiras, como uma maneira de prevenir futuros acidentes.
Para aprofundar o tema, o CRT-04 está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos, agendar entrevista com os profissionais citados neste release e também indicar outros técnicos industriais registrados no conselho de classe.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp