18/01/2023 às 12h13min - Atualizada em 19/01/2023 às 00h09min

BrazilFoundation faz última chamada para participação nos editais de Empreendedorismo Negro e de Equidade de Gênero

Propostas de organizações da sociedade civil (OSCs) formalmente constituídas devem ser enviadas até o próximo dia 30; cada selecionada receberá aporte de R$ 150 mil

SALA DA NOTÍCIA Genilson Oliveira
Pimenta Comunicação
EdZbarzhyvetsky / Depositphotos

Termina no próximo dia 30 o prazo para envio de propostas aos editais dos Fundos de Empreendedorismo Negro e de Equidade de Gênero da BrazilFoundation. A entidade, que promove filantropia estratégica no Brasil, destinará, por meio dos fundos, R$ 150 mil a cada organização da sociedade civil selecionada, a fim de viabilizar projetos pelo período de um ano, podendo o apoio ser renovado por mais 12 meses. Serão escolhidas de 6 a 8 OSCs para cada fundo temático.

Com o objetivo promover o enfrentamento ao racismo estrutural econômico, o Fundo de Empreendedorismo Negro procura equalizar as desvantagens de negras e negros na implementação e gestão de seus negócios. Para isso o Fundo de Empreendedorismo Negro pretende atrair organizações negras com perfil de dinamizadoras, ou seja, OSCs  que apoiam negócios negros nos diferentes ciclos de vida de um empreendimento, desde a concepção da ideia e desenvolvimento até a consolidação do negócio e a expansão de ativos econômicos daqueles com potencial de crescimento a partir de áreas a serem aprimoradas.

"As dinamizadoras de empreendedorismo negro têm desempenhado papel importante na economia local por meio do apoio formativo em gestão técnica, estudos e pesquisas, redes colaborativas e fontes de investimentos, criando propostas de soluções e estratégias de combate ao racismo com foco no desenvolvimento de micro e pequenas empresas lideradas por pessoas negras, diante de um quadro de lacunas a serem preenchidas e de oportunidades a serem identificadas e investidas", afirma Isabel Clavelin, gerente do Fundo de Empreendedorismo Negro da BrazilFoundation.

O Fundo de Equidade de Gênero, por sua vez, tem como objetivo fortalecer os direitos de mulheres e de meninas e da população LGBTQIA+ por meio de fomento a iniciativas de promoção do enfrentamento à violência de gênero, o acesso democrático à saúde, inclusive sexual e reprodutiva, e o empoderamento econômico.

“Com esse fundo, pretendemos apoiar organizações que respondam às demandas urgentes desse público. Mulheres e meninas compõem 51% da população brasileira, ou seja, são maioria, e temos de lembrar que somos o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. Como agentes de filantropia estratégica, é nossa missão identificar e, por meio do fundo, financiar os melhores projetos que promovam a igualdade de gêneros em toda sua pluralidade", declara Rebecca Tavares, CEO da BrazilFoundation.

As OSCs interessadas podem enviar apenas uma proposta cada. A participação nos editais é limitada a organizações formalmente constituídas. Aquelas escolhidas para a segunda fase da seleção deverão apresentar:
 

1. Ata de fundação da organização e última atualização;

2. Estatuto da instituição;

3. CNPJ – comprovante de inscrição e de situação cadastral de pessoa jurídica;

4. Certidão negativa de débitos relativos a créditos tributários federais e à dívida ativa da União;

5. Certidão negativa de débitos trabalhistas;

6. Certidão de regularidade do FGTS;

7. Comprovante de conta bancária.
 

Os editais do Fundo de Empreendedorismo Negro e do Fundo de Equidade de Gênero, contendo todas as informações e formulários para inscrição, podem ser acessados em https://www.brazilfoundation.org/pt-br/edital2023/.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp