16/01/2023 às 00h21min - Atualizada em 18/01/2023 às 04h11min

Com o sol a pino, o colombiano El Bufallo é campeão do Força Bruta 2023

Emanuel Mendoza Mosqueira venceu o tradicional evento de Strongman, disputado neste domingo (15), na cidade de Cotia. Brasileiro termina em quarto lugar

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Após uma madrugada de muita chuva na Região Metropolitana de São Paulo, o sol apareceu em Cotia, neste domingo (15). E apareceu com tudo, como se quisesse rivalizar em potência com os gigantes do Força Bruta 2023. O evento mais tradicional de Strongman do Brasil chegou a 10ª edição neste ano e consagrou El Buffalo, apelido do colombiano Emanuel Mendoza Mosqueira, como o grande campeão.

O público que lotou as arquibancadas montadas no Parque Teresa Maia viu uma disputa acirrada e de alto nível, decidida apenas na última prova. El Buffalo, com seus 185kg, foi o mais consistente e levantou o troféu de campeão, seguido pelo boliviano Cristian Quiroga (de 162kg), o uruguaio Marcelo Martinez (134kg) e o brasileiro Flávio Nunes (130kg). "Evento top, pesadíssimo e sol muito quente. Vou me preparar melhor para voltar ano que vem e lutar pelo título", disse Nunes.

"Agradeço a Deus pelo resultado e ao Força Bruta pelo convite para competir com alguns dos melhores do mundo. E estar aqui, em um evento deste tamanho, me motivou para treinar ainda mais. Hoje (neste domingo), mostramos que o nível técnico da América do Sul não fica devendo para Europa ou Estados unidos", disse o campeão, que venceu a primeira prova, o Vikking Press.

El Bufallo conseguiu 18 repetições com uma carga de 150kg no Viking Press, uma máquina desenvolvida para que os atletas façam levantamento a partir dos ombros, simulando o trabalho dos guerreiros nórdicos na construção de seus barcos. Em segundo lugar, terminaram Nunes e Quiroga, com 15 cada, seguidos por Martinez, com 7.

No Arremesso de Barril, melhor para Martinez. O uruguaio mandou os seis pesos diferentes (15kg + 16kg + 17kg + 18kg + 19kg + 20kg) por cima de da barra de cinco metros de altura em 22 segundos. Quiroga ficou em segundo, com 27 segundos, seguido por El Bufallo e pelo brasileiro, que não completaram.

No medley, com duas provas, os atletas subiram cinco degraus (com 45cm de altura cada) carregando pesos de 160kg, 180kg e 200kg para, na sequência, erguer uma bola de concreto de 140kg. Desta vez, Quiroga foi o melhor, seguido por Martinez. El Bufallo e Nunes não conseguiram completar a prova.

Decisão ficou para a última prova - Com um vencedor diferente em cada uma das duas provas anteriores, a decisão do Força Bruta 2023 ficou para a quarta e última prova. Cada Strongman deveria puxar um ônibus de 13 toneladas por 15 metros até a linha de chegada. Novamente, a disputa conheceu um vencedor diferente.

Flavio Nunes conseguiu puxar o ônibus em 37 segundos para ser o melhor na última prova. Em segundo lugar – resultado que lhe valeu o título – El Bufallo conseguiu o tempo de 39 segundos. Os dois últimos colocados na prova foram Quiroga, com 43s e Martinez, com 1min01.

O Força Bruta 2023 teve patrocínio de Dorflex, Pixbet, Riplay Granja Viana, Amao Nutrition e Magnum Relógios, com apoio da Prefeitura de Cotia, Hotel Almenat e Cimerian e realização da Savaget & Excalibur Promoções e Eventos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp