15/06/2023 às 10h13min - Atualizada em 15/06/2023 às 10h12min

Ingrid Torres Barbosa: Conheça a Pioneira e Única Mulher Musicoterapeuta em Petrolina

Ela usa a música no contexto clínico de tratamento e faz a diferença na vida de seus pacientes

A musicoterapeuta e professora de música Ingrid Torres Barbosa tem desbravado novos territórios em sua cidade natal, Petrolina, em Pernambuco. Licenciada em música pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e especialista em musicoterapia, Ingrid é a única mulher musicoterapeuta formada e credenciada atuando na cidade, desde o início de 2023.

 

Petrolina, uma cidade em expansão, precisava de profissionais qualificados na área de musicoterapia. Identificando essa lacuna, Ingrid completou sua especialização em 2022 e se tornou membro da Associação de Musicoterapia de Pernambuco. Ao usar a música no contexto clínico de tratamento, ela tem feito uma diferença substancial na vida de seus pacientes.

 

Em uma entrevista recente, Ingrid ressaltou que a musicoterapia é mais do que música: é saúde. Ela usa recursos musicais para tratar uma variedade de necessidades, incluindo físicas, neurológicas, prevenção, saúde mental e bem-estar geral. Seu trabalho tem sido particularmente transformador para crianças com atraso no neurodesenvolvimento, como autismo, Síndrome de Down, TDAH e TOD, bem como aquelas sofrendo de ansiedade e depressão.

 

“Para crianças com distúrbios de comunicação, a musicoterapia tem sido um instrumento inestimável para melhorar a compreensão da linguagem”, destaca a musicoterapeuta. Através do canto, Ingrid tem ajudado seus pacientes a expandir seu vocabulário e habilidades de comunicação social.

 

“A musicoterapia tem demonstrado ser eficaz para pacientes que lutam com planejamento motor e coordenação. O uso de instrumentos musicais específicos, como a castanhola, auxilia no desenvolvimento de habilidades motoras finas, incentivando movimentos precisos e delicados dos músculos das mãos”, explica Ingrid.

 

Ingrid explica que o trabalho de musicoterapia não é limitado apenas a crianças, vai muito além. A musicoterapia também pode ser benéfica para pacientes que sofrem de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, além de condições como doenças cardíacas, transtornos neurológicos, demência e depressão.

 

A determinação de Ingrid em fornecer essa terapia vital na sua cidade natal tem sido inspiradora. Através do seu trabalho, ela está não apenas abrindo um novo campo de prática em Petrolina, mas também oferecendo esperança e alívio para aqueles que mais precisam. Ingrid Torres Barbosa é verdadeiramente uma pioneira em seu campo, um exemplo de dedicação e paixão na prática da musicoterapia.

 

Para conhecer mais sobre o Trabalho da Ingrid e da musicoterapia, acesse suas redes sociais. Siga, curta e compartilhe para ficar por dentro das últimas novidades!

 

Instagram pessoal: @ingridtorres.b

 

Instagram profissional: @musicoterapeutaspetrolina

Facebook: https://www.facebook.com/ingrid.torres.58/





Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp