07/06/2023 às 13h53min - Atualizada em 07/06/2023 às 13h28min

Locação de equipamentos como estratégia no custos na construção

Todo projeto, seja ele de pequeno ou grande porte, envolve vários custos, os quais podem impactar o fluxo de caixa da construtora.

No entanto, o aluguel de maquinas para construção é uma maneira eficaz de realizar a gestão inteligente dos custos.

Isso se deve ao fato de poder ter à disposição uma ampla gama de equipamentos, muitos deles com um preço inacessível, especialmente para pequenas construtoras.

Portanto, vale a pena continuar a leitura e entender mais detalhadamente como a locação de equipamentos pode contribuir para o gerenciamento de gastos!

Porque a locação de equipamentos é uma estratégia inteligente para reduzir custos

A locação de equipamentos pode ser uma estratégia inteligente para o gerenciamento de custos na construção. 

Aqui estão algumas razões pelas quais a locação de equipamentos pode ser vantajosa nesse aspecto:

Custos iniciais reduzidos

Ao optar pela locação de equipamentos em vez de comprá-los, você evita os altos custos iniciais de aquisição. 

Isso é especialmente benéfico para empresas de construção de pequeno e médio porte que podem não ter capital disponível para investir em equipamentos caros, como a cortadora de concreto ou betoneira.

Evita a obsolescência tecnológica

A indústria de equipamentos de construção está sempre inovando, com novas tecnologias e recursos sendo lançados regularmente. 

Nesse sentido, ao alugar equipamentos, você tem acesso a equipamentos de última geração, sem se preocupar com a obsolescência tecnológica. 

Isso permite que você execute os projetos com maior eficiência e qualidade, sem o ônus de ter que atualizar constantemente seus próprios equipamentos.

Sem gastos com manutenção e reparos

A manutenção e reparo de equipamentos podem ser caros e requerem conhecimentos técnicos específicos. 

Ao contratar o aluguel de equipamentos, a manutenção e possíveis reparos são de responsabilidade da locadora. 

Por consequência, isso pode levar à economia de custos significativa, pois você não precisa investir em equipe especializada, peças de reposição e ferramentas de manutenção.

Flexibilidade de uso

A locação de equipamentos oferece flexibilidade em termos de duração e quantidade. 

Isso porque, você pode alugar os equipamentos pelo período exato necessário para o projeto, evitando custos extras de manter os equipamentos ociosos. 

Além disso, se as necessidades do projeto mudarem, você pode facilmente adicionar ou trocar os equipamentos alugados para atender às novas demandas.

Eliminação de custos de armazenamento

Equipamentos de construção ocupam espaço significativo de armazenamento quando não estão em uso. 

Portanto, ao optar pela locação, você elimina os custos associados ao armazenamento, como aluguel de espaço, segurança e manutenção do local de armazenamento.

Assistência técnica

As locadoras de equipamentos geralmente oferecem suporte técnico e assistência durante a locação. 

Isso pode ser útil caso ocorra algum problema ou se você precisar de orientações sobre a operação adequada dos equipamentos. 

A assistência técnica fornecida pela locadora pode ajudar a minimizar o tempo de inatividade e garantir um fluxo de trabalho contínuo.

Sem custos com deslocamentos

A maioria das locadoras de equipamentos também oferecem serviços de entrega e coleta dos equipamentos no local de trabalho. 

Por conseguinte, isso pode resultar em economia de custos de transporte, especialmente se você estiver trabalhando em projetos distantes.

Enfim, a locação de equipamentos oferece várias vantagens para o gerenciamento de custos na construção, como custos iniciais reduzidos, evitação de obsolescência tecnológica, custos de manutenção reduzidos, flexibilidade de uso, eliminação de custos de armazenamento, entre outras. 

Ao avaliar as necessidades do seu projeto e comparar os custos da locação com a aquisição, você pode tomar uma decisão inteligente que otimize seus recursos financeiros.

Saiba quando vale mais a pena alugar um equipamento

Alugar um equipamento pode valer mais a pena em várias situações, dependendo das necessidades e circunstâncias específicas. 

Aqui estão algumas situações em que geralmente é vantajoso alugar um equipamento em vez de comprá-lo:

  • Uso temporário: Se você precisa do equipamento apenas por um curto período de tempo ou para um projeto específico, a locação é uma opção mais econômica. Comprar um equipamento para uso temporário resultaria em um investimento desnecessário e pouco aproveitamento futuro;

  • Equipamentos especializados: Equipamentos especializados, como guindastes, escavadeiras ou maquinário de alta tecnologia, podem ser caros de comprar e exigem conhecimentos específicos para operação e manutenção. Alugar esses equipamentos permite que você tenha acesso às últimas tecnologias e expertise técnica sem a necessidade de investimentos significativos;

  • Manutenção e reparos: A locação de equipamentos transfere a responsabilidade pela manutenção e reparo para a locadora. Isso é particularmente benéfico se você não tiver a capacidade de realizar manutenção regular ou se os custos de reparo forem altos. A locadora será responsável por manter o equipamento em boas condições de funcionamento;

  • Baixo orçamento inicial: Se o seu orçamento inicial é limitado, a locação permite que você utilize equipamentos de alta qualidade sem o ônus financeiro de adquiri-los. Isso é especialmente vantajoso para empresas iniciantes ou pequenas que desejam reduzir os custos iniciais e investir em outras áreas essenciais do negócio;

  • Variações sazonais: Se o seu setor de negócios enfrenta variações sazonais na demanda por equipamentos, a locação pode ser uma opção mais flexível. Você pode ajustar facilmente a quantidade e o tipo de equipamento alugado com base nas necessidades sazonais, evitando a ociosidade dos equipamentos durante os períodos de baixa demanda;

  • Testar equipamentos: Se você está considerando a compra de um equipamento, alugá-lo primeiro pode ser uma maneira de testá-lo e avaliar sua eficiência, adequação e desempenho antes de fazer um investimento significativo. Isso permite tomar uma decisão informada com base na experiência real de uso;

  • Evitar obsolescência: A tecnologia está em constante evolução, e os equipamentos podem se tornar obsoletos rapidamente. Ao alugar equipamentos, você pode acessar equipamentos mais recentes e atualizados sem se preocupar com a obsolescência, pois a locadora é responsável por manter sua frota atualizada.

É importante considerar os custos de locação em comparação com os custos de aquisição, manutenção e operação ao decidir se é mais vantajoso alugar ou comprar um equipamento. 

Cada situação é única, e a escolha depende das necessidades específicas do projeto, do orçamento disponível e das prioridades da empresa.

Conclusão

Uma das maiores preocupações por parte das construtoras está na questão do gerenciamento de custos, uma vez que os gastos são consideráveis.

Nesse contexto, optar pela locação de equipamentos é uma alternativa viável, uma vez que ajuda a gerenciar os gastos e melhor, você terá à disposição um equipamento de ponta e com máximo desempenho.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp