19/04/2023 às 09h27min - Atualizada em 19/04/2023 às 09h03min

O Especialista, Thiago de Miranda Coutinho, vê a “Investigação Defensiva sob o viés da Atividade de Inteligência” como futuro na Advocacia Criminal

Se você atua na advocacia criminal, provavelmente já ouviu falar sobre investigação defensiva e atividade de inteligência. Esses, são temas dos mais controversos que circundam o meio da advocacia, da segurança pública, da atividade de inteligência e do próprio arcabouço da persecução penal brasileira; inclusive, gerando muitas especulações por vezes distorcidas.

Mas você sabia que essas duas áreas podem ser combinadas para criar uma estratégia ainda mais eficaz na defesa dos clientes que respondem a um processo criminal?

É o que tem ensinado em suas palestras e defendido em seus artigos, o catarinense Thiago de Miranda Coutinho. Especialista em inteligência criminal, ele acredita que a investigação defensiva – que consiste em coletar informações para defender um cliente em um processo criminal –, pode ser aprimorada com o uso de técnicas de inteligência e contrainteligência na advocacia.

Isso porque, a atividade de inteligência é um conjunto de técnicas utilizadas por profissionais de diversas áreas para coletar e analisar informações que possam ser úteis para a tomada de decisões do advogado. Na advocacia, a atividade de inteligência pode ser utilizada para prover melhores estratégias de atuação, por exemplo, e assim, preparar uma defesa mais eficiente.

Ao combinar essas áreas, Miranda Coutinho entende que os advogados podem obter informações mais precisas e úteis para a defesa de seus clientes. Além disso, a investigação defensiva sob o viés da atividade de inteligência pode ajudar a antecipar cenários, promover estratégias e, com isso, preparar uma defesa mais forte e antever eventuais cenários.

Tudo isso, visando assegurar a paridade de armas no processo penal e a ampla defesa tão aviltadas ultimamente no arcabouço persecutório brasileiro. Fato que coloca o advogado criminalista moderno à frente da sua atuação, conferindo-lhe o protagonismo necessário para uma defesa técnica eficaz.

Por isso, o especialista vem sendo requisitado a proferir palestras por todo o país; já são sete somente em 2023. Graduado em Jornalismo e Direito, Thiago de Miranda Coutinho é Agente de Polícia Civil em Santa Catarina, integrante do corpo docente da Academia de Polícia Civil daquele Estado, coautor de três livros e, ainda, policial condecorado com a Medalha do Cinquentenário das Forças Internacionais de Paz do Brasil.


Enviado por Sua Imprensa 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp