28/02/2023 às 17h44min - Atualizada em 28/02/2023 às 17h26min

Qual é a melhor época para comprar materiais escolares?

Ao contrário do que muita gente pensa, janeiro nem sempre é a melhor época para comprar materiais escolares e economizar 

 

Quando falamos na melhor época para comprar materiais escolares, com certeza, janeiro é o mês que vem à mente primeiro. Mas, será que isso é uma regra? Como veremos adiante, fugir dos meses mais óbvios podem render uma boa economia!

 

Normalmente, as pessoas se programam para comprar os itens escolares quando recebem a lista da instituição. E, geralmente, isso acontece no início do ano que, a propósito, é um período que coincide com outras contas pesadas. Por exemplo, o IPVA. 

 

Sendo assim, vale a pena dar uma flexibilizada nessa programação para comprar os materiais escolares. Assim, além de aproveitar preços melhores, ainda garante itens de qualidade para sua criança ou adolescente.

Qual a melhor época para comprar materiais escolares?

A princípio, janeiro é o período mais movimentado em papelarias e lojas especializadas em materiais escolares. Da mesma forma, julho costuma ter alta procura por estes itens. Isso se dá pelo início do primeiro e segundo semestre letivos, respectivamente. 

 

Consequentemente, são intervalos nos quais nota-se aumentos expressivos no valor de cadernos, lápis, canetas e demais objetos. É a famosa lei da oferta e da procura! Só para ilustrar, houve uma alta próxima a 13,95% nos valores, considerando o último biênio.

 

Mas, saiba que há formas bem interessantes de driblar os preços salgados! Embora você prefira aguardar a lista ser liberada pela escola, a programação pode ser adiantada em uns dois meses. 

 

Ou seja, a melhor época para comprar materiais escolares são os meses de novembro e junho. Nesta etapa, os preços ainda não subiram, além de enfrentar um movimento bem menor nas papelarias.  

 

A propósito, no mês de novembro, há campanhas promocionais, como a Black Friday. Ocasionalmente, as papelarias entram na onda e dão descontos interessantes nos materiais escolares.    

Dicas para economizar na compra 

Além de compra com antecedência, outras dicas são bastante úteis para gastar menos com a lista de materiais. 

  1. Veja o que já possui em casa 

Como você identificou que a melhor época para comprar materiais escolares é antes da alta temporada, pode dar uma olhada naquilo que o filho ou filha já tem. Separe um dia da semana para checar e, dessa forma, evitar compras desnecessárias. 

  1. Reutilize 

Da mesma forma, dê uma customizada nos materiais, como estojos e mochilas, e reaproveite! Além de economizar, você ainda estimula o consumo consciente, em vez de sair comprando tudo novo. 

  1. Pesquise!

Mais do que saber a melhor época para comprar materiais escolares, é indispensável pesquisar! Primeiramente, faça uma busca pela internet, pois muitas vezes os valores dos kits escolares em lojas online são menores que em estabelecimentos físicos. 

 

Preste atenção, apenas, nos custos referentes à taxa de entrega. Além disso, compare preços entre as lojas, tanto digitais quanto convencionais. O ideal, neste sentido, é ter entre três e quatro empresas como referência. 

  1. Faça listas separadas 

Além de verificar o que sua criança ou adolescente já tem, separe os materiais escolares essenciais dos secundários. Na primeira lista, coloque os itens sem os quais o estudante realmente não consegue ir à escola, como lápis, borracha e cadernos. 

 

Em seguida, faça uma relação com os materiais não tão urgentes, a exemplo de cartolina. Finalmente, priorize aquilo que for mais importante para as primeiras compras. 

  1. Se una a outras famílias 

Normalmente, compras em grupos reduz o valor unitário dos itens, uma vez que leva à lógica da venda por atacado. Isto é, quanto mais se compra, menor o valor pago. Assim, junte uma turma de famílias, veja quais lojas vendem no atacado e pesquise! 

  1. Fuja dos personagens 

A gente sabe que os olhinhos das crianças até brilham ao verem o estojo dos Vingadores ou a mochila de algum personagem de anime. Entretanto, estes são os itens normalmente mais caros da loja. 

 

Deste modo, ao identificar a melhor época para comprar os materiais escolares, explique aos pequenos sobre a necessidade de economia. Justifique que a qualidade é mais importante e mostre que o material escolhido é tão bonito quanto aqueles com personagens. 

  1. Vai levar a criança? Converse com ela!

Com certeza, a criança fica toda animada para comprar os materiais escolares, justamente pelo desejo de escolher as canetas da moda, cadernos mais bonitos e mochilas incríveis.  Daí, coitado do orçamento da família, né?

 

Ao mesmo tempo, não dá para tirar este dia tão feliz dos pequenos, né? Para evitar problemas na papelaria, converse com a criança antes, esclarecendo questões de economia e valores. 

 

Caso ela tenha ajudado no processo de reutilização de itens, quem sabe até não dê para negociar um luxo ou outro?

 

Aprendeu sobre a melhor época para comprar materiais escolares? Pois, observe que este não é o único fator a ajudar na economia. Planeje, pesquise, chame as famílias nos grupos de WhatsApp da escola e tente salvar dinheiro!  

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp