22/02/2023 às 10h36min - Atualizada em 22/02/2023 às 10h31min

Atividades de alfabetização para educação infantil: as apostilas mais completas e efetivas

Se você precisa colaborar no ensino do seu pequeno (a) na alfabetização, aqui você encontrará atividades efetivas que te ajudarão no processo.

Foto: Divulgação

O processo de alfabetização muitas vezes se torna até desesperador para os pais e educadores responsáveis pelo ensino. No entanto, apesar de cada criança ter um ritmo de aprendizado, há meios facilitadores para que ele aconteça de forma efetiva.

 

Por meio de atividades de alfabetização, é possível que seu pequeno (a) treine todos os dias além do ambiente escolar o aprendizado.

 

Além disso, por ser um conteúdo para educação infantil atividades de alfabetização com materiais ricos e baseados na faixa etária de cada pequeno, elas são meios efetivos de ensinar, inclusive, em sala de aula para professores que têm essa missão.

 

Para encontrar os materiais de qualidade para alfabetização, basta acessar o site Mestre do Saber. 

As dificuldades no processo de alfabetização: o que fazer?

 

Muito se escuta como relatos de pais e responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem a dificuldade das crianças no processo de alfabetização, e isso se torna desesperador tanto para o responsável quanto para a criança.

 

Muitas vezes há um sentimento de frustração que as crianças sentem por parte dos pais e educadores por não conseguirem aprender a ler e escrever, enquanto alguns coleguinhas de turma já o fazem.

 

No entanto, é necessário salientar que o processo de ensino-aprendizagem é único e varia de criança para criança: basta saber reconhecer as potencialidades e os desafios que se encontra a frente.

 

Mas do que se trata a alfabetização infantil? Ela nada mais é que o aprender a ler e escrever. Mas além disso, ele ultrapassa o aprendizado de leitura e escrita, ou seja, é saber utilizar os códigos da língua para comunicação.

 

A alfabetização infantil é de extrema importância pois traz o indivíduo para o mundo: ela que faz boa parte da inclusão da sua criança para viver a vida e conseguir realizar atividades básicas e importantes no dia a dia.

 

Pense só: infelizmente ainda é um caso muito comum e recorrente adultos que não foram alfabetizados, geralmente pelo contexto social em que foram inseridos que contribuíram para que a alfabetização não fosse uma prioridade.

 

No entanto, isso traz milhares de malefícios e, inclusive, exclusões na vida adulta. Agora imagine que um adulto deve pegar um ônibus para chegar a uma consulta médica muito importante.

 

Porém, este mesmo adulto não teve o processo de alfabetização na infância e até hoje não sabe ler e escrever. Assim, ele está aguardando o ônibus com ansiedade pois precisa comparecer a essa consulta a qual está esperando há muito tempo.

 

Isso irá afetá-lo, inclusive, para pegar esse ônibus, visto que por meio do letreiro, essa pessoa não conseguirá identificar qual o ônibus certo para chegar até o local desejado e irá depender da ajuda de outras pessoas.

 

E esse fato, além de causar constrangimento, causa uma cô-dependência no próximo, bem como uma exclusão de diversas situações sociais por conta de um fator muito importante que não foi respeitado na infância, que é o aprendizado da alfabetização.

 

Esse foi um exemplo claro de como isso afeta na vida adulta para demonstrar a grande importância que a alfabetização tem na vida da criança.

 

Assim sendo, deve-se dar a devida importância a esse processo até para que não haja dificuldades futuras que comprometerão a vida do seu pequeno (a).

 

Mas para alívio, hoje em dia existem vários meios de correr atrás do ensino do seu pequeno (a), como milhares de atividades para educação infantil disponíveis na internet com esse intuito.

 

Essas atividades no Mestre do Saber - Atividades de Alfabetização irão auxiliar a sua criança nesse processo no treinamento por meio de reforço dessas atividades que devem ser feitas além do ambiente escolar.

 

Com a apostila de alfabetização, o aprendizado na alfabetização infantil acontece de maneira muito mais fácil e efetivo: visto que há um treino por meio do estudante que ocasionará o seu aprendizado por associação.

Por que escolher o Mestre do Saber para alfabetização?

 

O mestre do saber é um site que é visto como uma ótima plataforma para o ensino e aprendizagem da alfabetização infantil.

 

Isso porque ele fornece um conteúdo extenso e super completo pela e com uma variedade de atividades que auxiliarão muito no aprendizado da sua criança.

 

Os conteúdos além de utilizados fora do ambiente escolar como treino, também podem e devem ser usados na sala de aula pelos professores, visto que são super completos.

 

Mas como funcionam as apostilas? É simples, são diversas páginas de exercícios ricos em imagens com as letras grandes para identificação por parte da criança que traz auxílio na associação do som da letra em questão.

 

Como exemplo, há uma apostila dedicada ao aprendizado das vogais. Nela, há diversas imagens que representam as palavras. Em cima, as letras grandes para ajudar na identificação.

 

Há, então, lacunas as quais a criança deve preencher com a respectiva vogal. Essa atividades de alfabetização são incríveis para que a criança consiga identificar as vogais e seus respectivos sons.

 

Além disso, é muito interessante pois no Mestre do Saber, existem exercícios para datas comemorativas, de forma a engajar mais ainda os estudantes. Pode-se notar um conteúdo completo com atividades de dia das mães, dia dos pais, festa junina, folclore etc.

 

Tudo isso ainda ajuda no repertório cultural da criança, o que é também muito benéfico.

 

Mas outro fator muito interessante nessas atividades de alfabetização é que há inicialmente exercícios para sondagem inicial.

 

E o que são esses exercícios de sondagem? São os exercícios iniciais no processo de alfabetização. Como exemplo, nessas atividades os pequenos irão saber diferenciar o que é letra do que é número. Será feito um levantamento do que a criança já sabe e servirá de ponto de partida para tomada de decisões das próximas atividades.

 

Saberão também a divisão silábica, bem como a identificação dos sons das sílabas, além de saber fazer a contagem de palavras.

 

Com tudo isso, fica claro que só existem benefícios ao utilizar das atividades de alfabetização por meio da apostila de alfabetização que trará toda uma sequência que é segmentada por idade/fase de cada estudante.

 

Diante disso, não há dúvidas que por meio do acesso Mestre do Saber  você terá um conteúdo riquíssimo para aplicar no seu pequeno em casa, ou ainda, se você for professor, encontrará ótimos exercícios e atividades para serem aplicadas em sala de aula.



Enviado por Sua Imprensa 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp