14/02/2023 às 16h18min - Atualizada em 14/02/2023 às 15h58min

Você sabe a diferença entre chácara, rancho, Estância, sítio e fazenda?

Foto: Divulgação
De modo geral, podemos dizer que as chácaras são propriedades menores e mais próximas da zona urbana, os sítios são um pouco maiores e mais afastados, enquanto ranchos são terrenos maiores, porém direcionados ao lazer. As grandes propriedades que não se encontram nessas outras definições podem ser chamadas de fazendas. A seguir, explicamos melhor cada um dos conceitos, para uma compreensão mais profunda. 

Em primeiro lugar do ponto de vista jurídico, não existem diferença entre eles, ou seja, são terrenos rurais. Essas diferenças se tratam de conhecimento popular.

Cada hectare corresponde a 10.000 metros quadrados. Na nossa região de Domingos Martins, o mínimo para que se tenha escritura e registro individual é 02 hectares, ou seja, 20 mil metros. O art. 65 do Estatuto da Terra (Lei nº 4.504/1964) e o art. 8º, da Lei nº 5.868/1972, expressam que, em regra, o imóvel rural não pode ser desmembrado ou dividido em áreas de dimensão inferior à constitutiva do módulo de propriedade rural.

Antigamente, as determinações se a propriedade era uma chácara, rancho, estância, sitio ou fazenda se determinavam pelo seu tamanho em m². Veja abaixo as medias praticadas:

Chácara: área de terras de até 02 hectares. É a menor propriedade rural em relação às demais. Trata-se de uma área que contém uma casa principal (moradia), um galpão para criação de animais e um terreno onde se cultiva frutas e/ou legumes para comercialização. Aqui na nossa região de Domingos Martins/ES, essa propriedade rural também é utilizada com o propósito de recreação nos fins de semana e feriados.



Rancho: Há algumas décadas, rancho era toda a área rural afastada da propriedade principal, construída de bambu, cipó e barro, para abrigar os trabalhadores rurais. Nos dias de hoje, ranchos são áreas próprias para turismo, também chamados em algumas regiões do país de chalés ou sítios.

Estância: basicamente, uma estância é um estabelecimento rural destinado a criação de animais;

Sítio: área de terras que varia entre 02 a 40 hectares. Em geral, o sítio é uma propriedade de área modesta, tanto usada para a lavoura como para o lazer.  Hoje, quem possui um sítio normalmente possui uma casa na cidade. Por isso, é mais frequentado nos fins de semana, feriados ou férias por pessoas que buscam tranquilidade e um maior contato com a natureza. Mas isso não é regra, pois há regiões onde o sítio é uma área utilizada para plantação e criação de animais como forma de sustento para muitas famílias rurais.

Fazenda: área de terras superior a 40 hectares. No Brasil existem fazendas na casa dos milhares de hectares. Em síntese, uma área denominada como fazenda é uma propriedade rural destinada à prática da agricultura, piscicultura e pecuária. Por isso, possui várias estruturas, sendo considerada a maior em comparação com as outras. Além da casa da fazenda, pode haver áreas específicas para criação de gado, criação de peixes e/ou cultivos diversos, podendo chegar a milhares de hectares.

Hoje em dia, para cada região do Brasil há denominações diferentes, com a inclusão, por exemplo, de rancho, roça, colônia. Isso varia bastante porque o Brasil é imenso e a pluralidade de culturas faz com que isso fique concentrado em cada região.



No estado de São Paulo, por exemplo, um rancho é uma área localizada na beiro do rio, onde as pessoas normalmente constroem casas para passar os finais de semana. Grandes áreas são chamadas de roça no estado de Minas Gerais.

Comprar um terreno rural requer muito cuidado, verifique sempre a situação documental do imóvel que deverá possuir os seguintes documentos: Escritura e registro em cartório, certidão de ônus atualizada, Planta com georreferenciamento, CCIR, CAR, ADA e ITR.

Aqui na Majoris Imóveis, fazemos as verificações necessárias para que você tenha total segurança na hora de comprar o imóvel tão sonhado.

Para mais informações sobre terrenos disponíveis a venda em Domingos Martins e região acesse: https://majorisimoveis.com/ para região de Pedra Azul acesse: https://pedraazulimoveis.com/
 
Por Alexandre Luiz Gonçalves, Corretor de Imóveis e Perito Imobiliário CRECI 11144F e CNAI 40728.
Fonte: Majoris Imóveis

 
Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp