14/02/2023 às 15h51min - Atualizada em 14/02/2023 às 15h21min

Palestrante e colunista da rádio CBN Dr. Sávio Cardoso defende um estilo de vida saudável

Médico com visão funcional e integrativa da medicina, defensor de um estilo de vida mais saudável e da estratégia low carb de alimentação, Dr. Sávio Cardoso, fala sobre os bastidores de sua carreira e dedicação na mudança de vida de pacientes com obesidade, uma das áreas em que tem mais experiência. Saiba mais.

O médico, que é formado pela Universidade de Pernambuco, com duas residências na área de imagem cardiovascular e com Doutorado em ciências pela USP, é um grande defensor do envelhecimento saudável. Dr. Sávio Cardoso se tornou uma grande referência quando se fala em prevenção de doenças, sobretudo através da mudança do estilo de vida.

“Depois de alguns anos trabalhando nos estados de pernambuco, alagoas e paraíba com exames cardiovasculares, resolvi mudar de área de atuação. Sempre tive hábitos saudáveis e passei a estudar mais sobre isso. Passei a me interessar cada vez mais sobre o assunto e resolvi trocar de área. Fui fazer treinamento em uma nova especialidade, tentando enxergar de uma forma mais preventiva a abordagem médica”.

E completa:

“Desde então, venho me dedicando a auxiliar os pacientes a verdadeiramente mudarem o estilo de vida. Sobretudo quando se fala de obesidade.”

Nesse assunto, Sávio ressalta a dieta “Low Carb”. A low carb é uma estratégia nutricional baseada no consumo de poucos carboidratos e com atenção especial ao consumo de proteína e gorduras de boa qualidade. “Várias estratégias podem facilitar o emagrecimento, mas a low carb é a que fornece maior saciedade e, principalmente, é a que mais ajusta a parte metabólica e hormonal dos pacientes”, ressalta o Doutor.


A ideia não é apenas reduzir quantidades, mas melhorar a qualidade, por exemplo, se afastando dos carboidratos refinados, dos açúcares, refrigerantes, biscoitos recheados e dos alimentos industrializados. A dieta deve ser pautada na ingestão adequada de proteína e sem deixar de fazer um bom consumo de gorduras saudáveis. Atualmente, o Dr. Sávio Cardoso atua no Brasil e em Portugal, onde também é médico.

"Fiz a validação do diploma de médico na Universidade de Lisboa, em Portugal e iniciei há 1 ano o atendimento presencial fora do Brasil. A ideia é ajudar também por lá os pacientes, um país onde o pensamento preventivo ainda está engatinhando e as pessoas não acordaram para certos cuidados com a saúde”, Relata.


“Passei a atuar nos dois países, e neste ano de 2023 os atendimentos em Lisboa ocorrerão todos os meses, devido à demanda de pacientes. Devagar, temos conseguido mostrar também em Portugal a importância do que se faz no dia-a-dia, fazê-los entender que nossas atitudes de hoje impactarão sobre como envelheceremos. Tudo é uma questão de escolha”.

O Dr. Sávio Cardoso é colunista da revista Mensch e também colunista das rádios CBN Recife e CBN Maceió.

Para seguir @drsaviocardoso

 

Enviado por Sua Imprensa 

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp