07/02/2023 às 10h59min - Atualizada em 07/02/2023 às 10h43min

Saiba como funciona o teste gratuito de alergia oferecido pelo Projeto Brasil Sem Alergia para moradores do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense

Foto: Divulgação

Como funciona um teste gratuito de alergia? Há algum perigo em fazê-lo? Se você quiser obter informações detalhadas sobre os testes de alergia e sua importância, fique conosco.

 

Em nosso país, cerca de 30% das pessoas sofrem com alergias diversas, e muitas delas infelizmente não se tratam por falta de condições financeiras.

 

Então devido a alta demanda de atendimento para os necessitados, o projeto Brasil Sem Alergia se propôs a disponibilizar gratuitamente os testes de alergia.

 

Esse é um exame feito por um alergologista especializado, para verificar se o seu corpo tem uma reação alérgica a alguma substância conhecida. Sendo que pode ser feito por testes cutâneos (na pele), ou exames de sangue.

 

As alergias são reações promovidas pelas defesas naturais do seu corpo, ou seja, seu sistema imunológico, e reagem exageradamente às substâncias ao seu redor.

 

Um exemplo muito comum é o pólen, que geralmente é inofensivo, mas pode fazer com que seu corpo reaja exageradamente e provoque reações. Elas podem causar sintomas como prurido no nariz, coceira nos olhos e espirros. Mas esse é apenas um dos muitos casos.

 

Veja agora mais informações sobre os testes de alergia em Duque de Caxias oferecidos pelo Brasil Sem Alergia:

O que é o Projeto Brasil Sem Alergia?

 

O Projeto Brasil Sem Alergia é uma organização que principalmente realiza ações beneficentes, por meio de atendimentos gratuitos aos mais necessitados. 

 

Ele foi criado pelos médicos Marcello Bossois e Patrícia Schlinkert, sua esposa, para promover a inclusão social das pessoas carentes que sofriam com alergia em Duque de Caxias (por causa da refinaria), mas que não tinha condições financeiras de receber um tratamento digno.

 

A necessidade desse tipo de atendimento era tamanha que o projeto se expandiu por Realengo - RJ, Iguaba Grande - RJ, Nova Iguaçu, Itaguaí- RJ, Xerém e Curitiba- Paraná. 

 

Eles já conseguiram ajudar mais de 500 mil pessoas, e isso sem a ajuda financeira do governo.

 

Na clínica são realizados testes gratuitos e não gratuitos, para detectar as alergias que causam doenças como rinite, bronquite, asma e prurigo estrófulo (reações a picadas de insetos), entre outras.

 

Por que é importante fazer o teste gratuito no Rio de Janeiro e Baixada Fluminense?

 

A resposta mais simples é para descobrir se você possui alguma alergia, em caso afirmativo, a que alérgeno está associado. 

 

Isso é necessário para determinar o plano de outras ações - como lidar com seus sintomas, tratamentos mais adequados e como evitar o alérgeno.

 

Podendo evitar até mesmo os riscos fatais, já que algumas alergias podem causar anafilaxia e levar à morte.

 

Se você suspeitar de uma alergia, pode marcar uma consulta com um alergologista do Brasil Sem alergia. 

 

Como funciona o teste gratuito de alergia?

 

Um dado importante: a asma é responsável por 250.000 mortes por ano, de acordo com dados da Organização Mundial de Alergia. 

 

Isso é para que você saiba o quanto é necessário realizar os testes. Já que a asma é considerada uma doença alérgica, tais mortes podem ser evitadas tomando os devidos cuidados como prevenção aos alérgenos e tratamento.

 

Alérgenos são substâncias que podem causar uma reação alérgica. Existem três tipos mais básicos de alérgenos:

 

1. Os alérgenos inalados afetam o corpo quando entram em contato com as narinas, pulmões ou membranas da garganta. O ácaro é o alérgeno mais comum inalado.

2. Existem alérgenos digeridos em alguns alimentos, como amendoim, soja e frutos do mar.

3 . Alérgenos de contato, que entram em contato com sua pele para criar uma reação. Um exemplo de uma reação básica do alérgeno de contato é vermelhidão e coceira, causadas por produtos químicos, ou até mesmo de higiene e cuidado pessoal, como sabonetes e perfumes.

 

Os testes de alergia funcionam o expondo a uma quantidade muito pequena de um alérgeno específico, e registrando a reação em seguida.

Como é feito o teste de alergia do Brasil Sem Alergia?

O teste de alergia em Duque de Caxias pode ser cutâneo ou feito por exame de sangue. 

 

Aqui estão alguns testes realizados pelo projeto Brasil Sem Alergia no Rio de Janeiro e Baixada Fluminense:

 
  • Teste de Patch: São usadas fitas adesivas contendo alérgenos suspeitos, elas são colocadas nas costas do paciente. Serve para identificar alergia a produtos cosméticos e químicos. Depois de sair do consultório do seu médico, os adesivos permanecerão em seu corpo. Os patches são então revisados 48 horas após a aplicação. É bem seguro e pode ser feito em qualquer unidade do Brasil Sem Alergia.
  • Teste de Puntura (Prick Test): O Prick Test serve para identificar alergias respiratórias, ou seja, os aeroalérgenos. Nas clínicas do Brasil Sem Alergia, esse teste é feito colocando substâncias suspeitas de causar alergia, no seu antebraço, e após mais ou menos 15 a 20 minutos, o alergista observa se houve alguma reação.
 

Todos os testes de alergia do projeto Brasil Sem Alergia servem para diagnosticar alergias como alimentar, a picada de insetos, respiratórias, entre outras.

 

Quais são os riscos do teste gratuito de alergia?

 

Os testes de alergia podem causar coceira leve, vermelhidão e inchaço da pele. E também, em alguns casos pequenas saliências também podem aparecer.

 

Esses sintomas geralmente desaparecem dentro de horas. E por serem realizados por um alergista especialista, não apresentaram grandes riscos, pois o médico irá te avaliar e passar o melhor tratamento.

 

O que acontece após o teste de alergia gratuito?

 

Uma vez que seu médico tenha determinado quais alérgenos estão causando seus sintomas, ele poderá te explicar as melhores maneiras de evitá-los.

 

Seu médico também pode recomendar medicamentos, ou tratamentos como imunoterapia que podem aliviar seus sintomas.

Conclusão

 

O teste de alergia é muito importante hoje em dia, pois a incidência de alergias aumenta a cada ano. 

 

E a melhor maneira de lidar com os sintomas é descobrindo os alérgenos causadores das reações. 

 

Além disso, eles não são perigosos, e permitem estabelecer um diagnóstico e tratamento adequado ao seu caso.

 

Então visite o site Brasil Sem Alergia e agende já sua consulta.


Enviado por Sua Imprensa

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp