02/02/2023 às 17h07min - Atualizada em 02/02/2023 às 17h00min

Doutor em Gerontologia, Dr. Daniel Vicentini reúne dicas práticas de como envelhecer de maneira saudável

Daniel Vicentini, graduado em Educação Física e Fisioterapia, é Doutor em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, e em Fisioterapia em Gerontologia pela Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia.

Neste artigo, Daniel uniu várias dicas que auxiliam o indivíduo a viver o processo do envelhecimento de maneira ativa, funcional e saudável.
 

5 dicas para envelhecer com saúde

O envelhecimento é um processo universal, heterogêneo e progressivo, que gera diversas alterações de caráter biopsicossocial. Velhice não é doença, e sim um processo que todos nós JÁ ESTAMOS PASSANDO. Mesmo sendo algo natural, envelhecer aumenta o risco de sermos acometidos por diversas doenças, como osteoporose, osteoartrite, hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares, diabetes, depressão, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, dentre outras. E mesmo não desenvolvendo qualquer doença, envelhecer gera diminuição da nossa capacidade de adaptabilidade, tanto física, quanto psicológica e social, ao ambiente e ao nosso próprio corpo.
 
Nesse sentido, promover a saúde a partir de agora (não importando a sua idade), é necessário mantermos bons hábitos de vida, aumentando nossa reserva funcional para a velhice. Vamos às dicas de hábitos e comportamentos que, somados, ajudam a promover a saúde atual, pensando no nosso futuro:
  1. Pratique atividade física
A atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos e que gaste energia, ou seja, quando estamos indo do nosso trabalho até o mercado a pé ou de bicicleta e/ou quando estamos limpando nossa residência, estamos praticando atividade física. Quando o nosso trabalho é realizado em pé e/ou com muitos movimentos, estamos praticando atividade física. Isso é essencial! Mas, para um envelhecimento saudável, é essencial também a prática de exercício físico, ou seja, uma atividade que tenha começo, meio e fim, estruturada, com objetivos a serem alcançados, e prescrito por um profissional adequado. Praticar atividade e exercício físico aumenta a sobrevida com qualidade e independência.
 “Porém, fique atento: excesso de exercício, e principalmente exposto ao sol por muito tempo, fará você envelhecer mais rapidamente, por isso procure um profissional de educação física para lhe ajudar a se exercitar da maneira mais correta e segura”, aconselha Dr. Daniel.
 
  1. Tenha uma alimentação saudável e equilibrada
Evitar alimentos gordurosos, com excesso de açúcar e industrializados, ajudará no envelhecimento saudável. Além disso, é essencial a inclusão de frutas, legumes, alimentos com fibras e carnes magras, diariamente. A hidratação também é fundamental. Existem alimentos considerados inflamatórios, e que podem acelerar o processo de envelhecimento. Procure um nutricionista para lhe ajudar a comer melhor e de forma mais saudável.
 
  1. Saiba controlar o seu estresse emocional
Dr. Daniel explica que o estresse está, e deve estar, presente no nosso dia a dia, porém, devemos saber controlá-lo. O estresse emocional não controlado acelera o envelhecimento fisiológico e imunológico em vários aspectos. A sobrecarga emocional relacionada ao estresse aumenta níveis do hormônio cortisol no nosso organismo e debilita a capacidade de proliferação de células do sistema imunológico, o que pode ser um forte fator de risco para o câncer. Por isso, relaxe, respire fundo, medite, pratique um exercício físico, enfim, tenha hábitos que possam lhe ajudar a controlar o estresse. Também é válido procurar acompanhamento psicológico para ajudar nesse processo.
 
  1. Tenha boas relações sociais
As relações sociais são importantes para a nossa vida, ainda mais após os 60 anos, afinal, auxiliam na melhora da saúde mental, evitam o sedentarismo, previnem a depressão, aumenta a autoestima, dentre outras vantagens. Desta forma, o apoio da nossa família é essencial, para que possamos nos sentirmos acolhidos e especiais, inclusive na velhice. E não apenas a relação com a família deve ser positiva, mas com as demais pessoas ao nosso redor. Dr. Vicentini estimula a praticar exercício físico em grupo, participar de grupos religiosos, de amigos, e outros, que ajudará bastante na construção das boas relações sociais.
 
  1. Durma bem e o necessário
Durante a vida toda, dormir bem e na quantidade necessária, é essencial para o envelhecimento saudável, principalmente porque, após os 60 anos, há algumas alterações normais que afetam o nosso sono. Dormir em torno de 8 horas por dia não é mito, é fato. Dr. Daniel esclarece que a privação do sono gera envelhecimento precoce. O sono é vital para a saúde e muito importante para assegurar uma boa qualidade de vida, visto que, enquanto dormimos, todo o processo de funcionamento do sistema nervoso acontece, consolidamos as experiências do dia, formamos a memória, além de o organismo exercer as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas.
 
Acompanhe mais dicas de como envelhecer de forma saudável, através do Instagram do Dr. Daniel Vicentini: https://instagram.com/drdanielvicentini

Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp