12/01/2023 às 13h42min - Atualizada em 12/01/2023 às 13h24min

Quais aspectos o teste de nivelamento em inglês avalia?

Prova verifica habilidades em fala, escuta, leitura e escrita no idioma.

A busca pelo aprendizado do inglês tem sido cada vez mais comum. Isso porque o idioma é o mais falado do mundo entre falantes nativos e não nativos, segundo a Ethnologue, além de ser considerado oficial para assuntos como tecnologia, negócios e turismo. 

Dessa forma, fazer um teste de inglês é importante para que o aluno identifique seu grau de conhecimento na língua, seja alocado à turma de nível mais adequado e otimize seu tempo de aprendizagem.

Placement tests ou testes de nivelamento servem para avaliar o nível de proficiência do estudante na língua. Esse tipo de exame verifica o domínio que ele tem sobre as habilidades linguísticas no idioma — fala, escuta, leitura e escrita.

Assim, no percurso de aprendizagem tanto com um professor particular quanto em uma
escola de inglês, o procedimento-padrão para começar as aulas é a realização dessa prova.

O que é avaliado no placement test?

O teste de nivelamento costuma ser aplicado a partir de uma série de perguntas orais ou escritas. Após respondê-las, a prova classifica o candidato no nível mais adequado para cursar o idioma escolhido. 

O estilo de exame e os níveis de parâmetro variam. Cada centro de idioma ou curso, especializado ou não na língua inglesa, pode desenvolver uma escala própria ou seguir padrões internacionais, como o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). 

De modo geral, os testes de nivelamento classificam os estudantes em pelo menos três grandes grupos, que incluem básico, intermediário e avançado — e podem contar ainda com subdivisões.

Não existe somente uma forma de realizar um teste do tipo nem uma única escala a ser observada. Assim, para além dessa prova, as escolas podem adotar jeitos personalizados para complementar a avaliação. Costuma-se considerar, por exemplo, diferentes métodos de ensino e maneiras de aprendizagem para garantir a melhor experiência a cada aluno. 

Qual a importância do teste de nivelamento?

Para alcançar a tão almejada fluência, é necessário partir de algum ponto. É aí que o teste entra, podendo ser aplicado desde o momento em que o indivíduo ingressa numa escola ou curso de inglês. 

Por meio da prova, mesmo quem nunca estudou o idioma consegue verificar em qual grau de familiaridade se encontra. A partir daí, é possível identificar as habilidades que o estudante já tem em relação à língua, além de suas dificuldades e necessidades de aprendizagem.

As avaliações de nivelamento, portanto, são apontadas como portas de entrada para aqueles que pretendem iniciar os estudos no inglês. No caso de centros e escolas de idiomas, os testes otimizam a formação, já que o candidato é encaminhado para a turma com nível adequado ao seu perfil. 

Essa organização é primordial porque o estudante pode se sentir desmotivado caso fique em uma turma com domínio menor que o dele. O contrário também pode ser prejudicial, já que estudar numa classe mais avançada costuma trazer frustrações. 

Para o trabalho com professores particulares, é preciso saber o nível do aluno para atendê-lo da melhor maneira e preparar as aulas de acordo com suas necessidades específicas. Se ele já domina alguns conteúdos da língua, por exemplo, o professor pode pulá-los e ir direto aos que ele ainda não conhece bem.

Além dos benefícios em fazer o teste antes de começar a estudar o novo idioma, submeter-se a ele com certa frequência ao longo do curso permite que o estudante acompanhe a própria evolução e aumente seu engajamento no processo de ensino-aprendizagem.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp