10/01/2023 às 09h16min - Atualizada em 10/01/2023 às 09h12min

Prontuário Odontológico Digital: conheça agora mesmo

Foto: Divulgação

O prontuário odontológico serve como um registro de todas as informações sobre o tratamento realizado em um paciente. Esses dados são fundamentais tanto para o histórico clínico quanto para a troca de informações entre os profissionais de saúde.

Devido ao progresso da tecnologia, os prontuários odontológicos tornaram-se cada vez mais digitais. Essa transição traz muitas vantagens, como o compartilhamento de dados mais fácil, segurança ampliada e redução de custos.

Além disso, os prontuários digitais são muito mais simples de usar e gerenciar.

Neste artigo, vamos descobrir as principais vantagens dos prontuários odontológicos digitais e entender como eles podem facilitar a rotina do seu consultório.

 

O prontuário odontológico: o que é e para que serve?

 

Com a transformação digital, os profissionais da área podem contar com prontuários odontológicos que economizam tempo e permitem um acesso mais rápido aos históricos médicos dos pacientes.

 

Para muitos especialistas, o uso dos prontuários odontológicos é uma linha tênue entre o sucesso e o fracasso no exercício profissional de odontologia. Por isso, é fundamental adotar a modernização tecnológica para garantir melhores resultados aos pacientes e ao mesmo tempo contar com mais eficiência na estrutura do consultório".

 

Um Software Odontológico é importante para garantir que todos os procedimentos e tratamentos realizados na clínica fiquem documentados, permitindo assim maior controle sobre o atendimento.

Ele contém todas as informações necessárias para prestar assistência e garantir o melhor tratamento possível para o paciente.

Por meio do prontuário digital odontológico, o dentista pode acompanhar o andamento de tratamentos, avaliar informações anteriores e compará-las com as atuais, o que ajuda a garantir o seu trabalho e a qualidade da assistência.

Cada vez mais, as clínicas e consultórios odontológicos mostram interesse no uso do prontuário odontológico digital, uma vez que esse sistema é mais flexível, seguro e está livre de erros.

Para quem não está familiarizado, é importante saber que esse tipo de sistema se baseia em ferramentas especialmente projetadas para a gestão dos procedimentos realizados nos consultórios odontológicos.

Com ele, é possível controlar inúmeras atividades, desde o agendamento de consultas até o financeiro. Além disso, o sistema também facilita a comunicação entre os profissionais da saúde, garantindo maior eficiência no atendimento prestado.

O prontuário odontológico digital também oferece outras vantagens, como a possibilidade de compartilhar as informações com outros profissionais, sistemas de agendamento mais eficientes e arquivamento de imagens, como radiografias, por exemplo.

E por fim: não podemos ignorar o fato de como a adoção de prontuários digitais podem ajudar os dentistas a seguir as novas diretrizes de “saúde digital”. Isso porque, esses prontuários são uma ótima forma de manter um registro atualizado dos procedimentos realizados em cada paciente, além de facilitar o compartilhamento desses dados entre os profissionais da saúde.

Tudo isso contribui para a elevação da qualidade do atendimento prestado, tornando a experiência mais completa e eficiente.

 

Por que adotar um Software Odontológico na sua clínica?

O prontuário odontológico digital se tornou uma ferramenta fundamental para otimizar processos em clínicas odontológicas. Não é à toa que diversos profissionais da área estão adotando essa tecnologia e se tornando referência em gestão.

Através do prontuário odontológico digital você pode guardar, e compartilhar documentos, relatórios e todos os dados necessários para o seu trabalho. Além disso, é um sistema de segurança robusto, cujo acesso é garantido exclusivamente ao responsável pelo prontuário e aqueles que têm permissão.

Quando se trata de usar o prontuário odontológico digital a vantagem é mesmo enorme:

Um dos grandes motivos para adotar a tecnologia é a proteção dos dados. O armazenamento das informações é reforçado por sistemas de segurança de alto nível, já que o sistema é criptografado e guardado em um servidor confiável.

Além disso, com o uso do prontuário odontológico digital você tem uma fácil organização dos dados em seu sistema, otimizando e facilitando processos importantes, como a emissão de relatórios, agendas de consultas e mais.

Outra vantagem importante é a facilidade de compartilhar informações com outros profissionais da área da saúde. Desta forma, fica muito fácil integrar serviços entre clínicas e profissionais.

Fora isso, existem diversas outras razões que tornam o uso de prontuários eletrônicos um investimento interessante. Por exemplo, não é mais preciso se preocupar com a compra de móveis ou arquivos para armazenar informações de pacientes.

Fora isso, existem inúmeras vantagens em aderir ao sistema de prontuários eletrônicos. Por exemplo, você não necessita gastar com mobiliário ou pastas para guardar os dados dos pacientes.

Adotar o prontuário digital odontológico em sua clínica, portanto, pode se tornar uma grande vantagem e otimizar o sonho de poder trabalhar em um ambiente totalmente informatizado.

 

Como funciona o prontuário odontológico digital?

O prontuário odontológico digital é uma ferramenta de alta performance que permite o armazenamento de dados e documentos para profissionais da Odontologia.

É uma grande evolução do modelo de prontuário de papel, eliminando a necessidade de arquivamento físico e trazendo benefícios adicionais como a organização de arquivos, a facilidade de acesso aos dados e a segurança para os usuários.

Com a utilização do prontuário odontológico digital, pode-se armazenar facilmente qualquer documento relativo ao paciente, como exames e atestados.

Esses documentos podem ser salvos em muitos formatos ou em um prontuário odontológico PDF, que é uma maneira mais segura e prática de armazenar os dados.

De fato, esse formato foi criado para assegurar que os arquivos sejam compatíveis em diferentes dispositivos e plataformas, além de proporcionar um alto nível de segurança contra os vírus e outras ameaças. Portanto, é perfeito para pessoas que precisam compartilhar dados sigilosos ou guardar o registro de seus atendimentos prestados.

Graças ao novo método, tornou-se mais fácil acessar as informações e documentos dos pacientes, permitindo que os dentistas concluam os serviços rapidamente.

Um prontuário odontológico digital ainda oferece proteção contra fraudes e perda de dados, pois não necessita de armazenamento físico, e a segurança aumenta ainda mais com a criptografia de dados e senhas de segurança.

O profissional da odontologia pode, assim, economizar tempo na busca por informações e documentos e, ao mesmo tempo, assegurar que todos os dados sejam manipulados de maneira segura.

 

Regulamentos jurídicos para prontuários digitais são exigidos por lei

A implementação de prontuários odontológicos digitais é uma medida que já é amplamente aceita por médicos, dentistas e outros profissionais da saúde.

O uso destes prontuários tem sido cada vez mais frequente, pois oferecem uma variedade de benefícios.

Dentre eles, destacam-se a velocidade no acesso às informações, a segurança, o baixo custo e a facilidade com que os documentos podem ser compartilhados entre profissionais de saúde.

Além disso, os prontuários digitais ajudam a melhorar a qualidade do atendimento, aumentando a eficiência e melhorando o cuidado com o bem-estar dos pacientes.

Apesar de terem muitos benefícios, os prontuários odontológicos digitais também têm algumas regras e regulamentações que devem ser seguidas.

Estas regras são estipuladas por órgãos reguladores e governamentais para garantir a privacidade e a segurança da informação.

Por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados exige que os profissionais de saúde protejam os dados pessoais de seus pacientes de acesso não autorizado. Além disso, devem seguir os protocolos de segurança exigidos pelo Conselho Federal de Odontologia para garantir que somente os usuários autorizados acessem os prontuários.

A partir destes regulamentos, os profissionais da saúde podem obter os benefícios da tecnologia sem comprometer a segurança de seus pacientes.

Para Vinícius Maroni, CEO da Prontuário Verde, essa é uma medida indispensável para se manter à frente das exigências legais, sem comprometer a eficiência dos serviços prestados.

"Muitos dentistas tendem a resistir às mudanças, e pensam que não há necessidade em acompanhar a constante evolução tecnológica da odontologia. Isso tem um custo muito elevado, já que o uso dos softwares pode trazer melhorias nas áreas de gestão, comunicação com pacientes, planejamento de consultas, diagnósticos mais precisos, entre outras. O planejamento das operações deixa de ser manual, tornando-se mais seguro e eficaz".

A partir daí, fica claro que os profissionais da área, devem aderir de forma integral ao sistema de prontuários odontológicos digitais para cumprir não somente com a legislação vigente, mas também com o intuito de oferecer o melhor serviço possível aos seus pacientes.

 

Então, que tal dar um Upgrade no seu consultório odontológico?

Atualmente, a utilização da tecnologia é uma questão fundamental para alavancar negócios. Isso vale especialmente para o segmento da saúde, que demanda total segurança e controle sobre as informações.

O Software Odontológico da Prontuário Verde, por exemplo, é uma solução inteligente para manter as informações dos seus pacientes seguras. Ele conta com a tecnologia de blockchain, o que garante ainda mais proteção.

Você também pode experimentar o serviço durante 7 dias de forma gratuita! Que tal conhecer mais? Acesse agora mesmo!

Enviado por Sua Imprensa

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp