02/01/2023 às 15h30min - Atualizada em 02/01/2023 às 15h28min

Jonatam Gebing estrategista em Marketing Digital fala sobre tendências de Marketing Digital para 2023

Está pronto para a nova Era do Marketing Digital? Se mantenha à frente e saiba mais sobre as tendências para 2023 com Jonatam Gebing!

À medida que o Marketing Digital continua a evoluir e se expandir, é fundamental que empresas e empreendedores permaneçam à frente da curva para se manterem competitivos.

Com sorte, o especialista em Marketing Digital Jonatam Gebing reuniu uma coleção das mais atuais tendências de Marketing Digital, que certamente estarão no topo até 2023.

Neste artigo, vamos analisar cada uma dessas tendências em detalhes, ajudando você a preparar melhor o seu negócio para o futuro do Marketing Digital.

 

O que é Marketing Digital?

Bem, para simplificar, é um conjunto de técnicas para promover e vender produtos e serviços com o uso de plataformas digitais.

Essas estratégias podem incluir o Marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, E-Mail Marketing, publicidade e anúncios no Google.

O objetivo é aumentar o tráfego e a conversão de vendas. Ou seja, o número de visitantes em um site ou de leads em um funil de vendas.

Em seus estudos sobre as tendências de Marketing Digital para 2023, Jonatam Gebing explica que a crescente adoção de ferramentas e o crescimento rápido da economia digital representam grandes oportunidades para as empresas que querem se destacar no mercado.

 

As tendências de Marketing Digital para 2023

O mercado digital está a todo vapor e as estratégias de Marketing estão logo atrás.

Para entender melhor o assunto, o estrategista em Marketing Jonatam Gebing nos oferece importantes insights para nos prepararmos para o próximo ano. De acordo com ele, as principais tendências de Marketing Digital para 2023 são:

 

1. Eventos híbridos

De acordo com Gebing, os eventos híbridos serão uma grande tendência para 2023. Isso se deve, em parte, à crise atual, que tornou muitos eventos digitais uma parte integrante do nosso cotidiano.

Estes eventos são importantes para as empresas, pois oferecem uma nova maneira de entrar em contato com clientes e prospectos ao mesmo tempo.

E com as técnicas de Marketing Digital (SEO, Inbound Marketing, etc.) os profissionais de Marketing podem divulgar ainda mais seus eventos e obter um melhor engajamento.

Para o próximo ano, espera-se que os eventos híbridos ganhem mais destaque. Estas reuniões têm a capacidade de combinar os dois mundos, o físico e o digital, permitindo que o conteúdo chegue a um número maior de pessoas e, também, a possibilidade de que os convidados mantenham networking mesmo à distância.

Além disso, essas reuniões oferecem a oportunidade de conectar participantes de todos os cantos, algo que não é possível com encontros tradicionais.

 

2. O mercado de Marketing Digital promete uma revolução através do User-Generated Content (UGC)

O user-generated content (UGC), comumente chamado de conteúdo gerado pelo usuário, tem crescido exponencialmente nos últimos anos e, de acordo com Jonatam Gebing, está proporcionando novas tendências para o mercado de Marketing Digital até 2023.

O estrategista em Marketing Digital ainda ressalta que o ano de 2023 será o ano do UGC. Pois oferecerá uma maior experiência aos usuários nos canais de relacionamento.

Canais como o Instagram têm permitido que novos formatos de conteúdo UGC sejam criados, permitindo que os usuários estejam cada vez mais envolvidos com as campanhas promocionais.

Por meio desse conteúdo, as marcas estão construindo uma comunidade maior, que compartilha conteúdos relevantes, mostrando o que elas querem, e não somente o que elas querem que seus clientes vejam.

Pensando nisso, as empresas de Marketing Digital estão cada vez mais desenvolvendo estratégias direcionadas ao UGC e otimizando o relacionamento com os clientes por meio dessa nova forma de publicidade.

Jonatam acredita que para 2023, as empresas deverão buscar criar canais de interação mais refinados, criativos, eficientes e envolventes, para aumentar a lealdade dos clientes – fato que é extremamente essencial.

 

3. Bots serão essenciais para o sucesso dos negócios no próximo ano

Segundo o estrategista, os Bots, como ferramentas de interação com o público, são fundamentais para o sucesso de empresas em 2023.

Eles possuem importantes funções, como ajudar os usuários a navegarem nos sites de maneira mais eficiente, responder às dúvidas e melhorar a carteira de clientes
Os usuários desejam ter uma boa experiência com a empresa e, dessa forma, muitas vezes, são os bots que preenchem o vazio deixado por atendentes humanos, explica Gebing.

Ele lembra que é importante o atendimento humano, mas os bots podem desempenhar um papel adicional para tornar essa comunicação mais eficaz e envolvente.

Tecnologias como essa, e as plataformas que possibilitam a criação de bots personalizados para sites e páginas de redes sociais, como o Instagram, são algumas das principais tendências de Marketing Digital para 2023 que Gebing destaca.

Segundo ele, essas plataformas são úteis para ajudar os usuários a encontrar os produtos certos, oferecer recomendações de produtos e até mesmo criar ofertas personalizadas para os clientes mais fiéis. Além, é claro, de serem ótimas ferramentas para melhorar o engajamento e a fidelização dos usuários.

Em suma, Jonatam Gebing acredita que os bots trazem uma grande vantagem para os negócios, pois são capazes de se conectar com o público de forma mais criativa e ajudar a organizar as interações.

Dessa forma, eles tornam possível a construção de fortes relações com os usuários, além de oferecer melhorias na comunicação e no atendimento ao cliente.

 

4. A Econonomia Criativa está pronta para decolar em 2023

Jonatam Gebing, acredita que 2023 apresentará grandes tendências de Marketing Digital, especialmente relacionadas à criação de conteúdo.

A Creator Economy finalmente ganhará força a partir deste ano. Com cada vez mais pessoas e empresas desenvolvendo conteúdos para canais de mídia social, tais como Instagram, Blogs, Youtube e de conteúdos adultos, como o Privacy e o OnlyFans.

Além disso, os influenciadores digitais terão ainda mais destaque, ganhando mais espaço e reconhecimento das marcas e dos fãs.

Um estudo da First Choice de 2021 revelou que 75% das crianças do Reino Unido manifestaram interesse em seguir carreira de criação de conteúdo audiovisual online.

Atualmente, há mais de 50 milhões de criadores de conteúdos na Internet, no entanto, somente 2 milhões estão trabalhando nesse ramo profissionalmente.

Seja como for, de acordo com Gebing, a Creator Economy exige muito mais do que simplesmente produzir conteúdos de qualidade.

O sucesso na economia criativa exige um domínio das técnicas de Marketing Digital, tais como publicidade digital, análise de dados, SEO e desenvolvimento de conteúdo altamente personalizado.

Por essa razão, veremos uma maior demanda por profissionais de Marketing Digital e criadores de conteúdo com capacidade de alavancar as tendências de maior sucesso numa economia em pleno crescimento.

Neste novo cenário, as empresas e as marcas precisarão ficar à frente da curva, ou correm o risco de perder participação de mercado.

Por outro lado, aqueles que conseguirem tirar proveito da Creator Economy terão espaço para desenvolver suas marcas e obter resultados exponenciais.

Este é um fato que todos deveriam levar em consideração para alcançar o sucesso no que diz respeito ao Marketing Digital em 2023.

 

5. O estrategista em Marketing Digital defende o uso de Podcasts como ferramenta chave para 2023

O cenário de Marketing Digital para 2022 mudou radicalmente desde a popularização do Marketing de Conteúdo e os profissionais estão tendo que se adequar a esta nova realidade.

É por isso que o estrategista em Marketing Digital Jonatam Gebing acredita que o Marketing de Podcast deve ser uma das ferramentas principais para os próximos anos.

Os podcasts são facilmente acessíveis aos usuários, o que o torna uma ferramenta interessante para alcançar os públicos. Não é necessário gastar muito para começar com a estratégia e isso fornece ótimos resultados no longo prazo.

Gebing sugere que as marcas aumentem seu alcance e obtenham melhores resultados diversificando suas estratégias de Marketing, indo além dos podcasts e incluindo plataformas como o Instagram.

 

6. Tendências de Marketing Digital para 2023: vídeos curtos lideram o caminho

Não é de se espantar que os vídeos curtinhos do TikTok e do Reels estejam cada vez mais se destacando no Marketing Digital, e o estrategista Jonatam Gebing prevê que isso seguirá como uma das principais tendências para 2023.

Vídeos curtos geram uma ótima reação do público, destacando-se na plataforma e oferecendo a possibilidade de contar histórias com originalidade. É o caminho ideal para compartilhar conteúdo de forma envolvente – ressalta.

É possível editar e compor os vídeos de acordo com sua própria criatividade para gerar interesse e lembrança. As estratégias de vídeos curtos também podem ser usadas para gerar tráfego para o seu site.

Portanto, se você estiver pronto para começar a fazer suas estratégias de Marketing Digital decolarem, considere adicionar vídeos curtos à sua estratégia.

Com o “boom” de plataformas como Kwai, Tiktok e YouTube Shorts, agora é o momento de investir em novos conteúdos para alavancar o seu negócio.

 

Conclusão

Apesar de ainda ser cedo para prever com exatidão quais serão as principais tendências de Marketing Digital para o ano de 2023, o estrategista Jonatam Gebing apontou algumas que devem ganhar força nos próximos anos.

Ainda que algumas dessas tendências possam parecer distantes, é importante que você fique de olho nelas e comece a se preparar para não perder o bonde.

Então, quer estar à frente da concorrência quando se trata de Marketing Digital? Acompanhe Jonatam Gebing no Instagram e conte com uma consultoria especializada para te ajudar a turbinar a presença da sua marca online!




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