13/12/2022 às 10h52min - Atualizada em 13/12/2022 às 10h39min

Três histórias: uma sobre tempo, outra sobre conquistas e a última sobre oportunidades

Circula na internet um vídeo feito pelo advogado Marco Túlio Elias Alves, em que ele aparece discursando, remotamente, para um evento da OAB e, durante a sua fala, conta três histórias: uma sobre tempo, outra sobre conquistas e outra, ainda, sobre oportunidades. Seu vídeo tem pouco mais de quinze minutos e mudará o seu dia.

Primeiramente, o tempo.

Marco começa a narrativa contando que ele quase morreu na infância por falta de tratamento médico nos anos 80 — período anterior à Constituição atual, em que não existia saúde pública para os trabalhadores informais, como era o caso de sua mãe, vendedora ambulante. 

Ao relatar de forma emocionante como ele e sua família passaram por essa situação difícil, destaca uma frase que ouviu em um podcast: “Estamos vivendo e morrendo ao mesmo tempo”. É por isso que os sonhos e as metas de vida devem ser colocados em prática imediatamente, enquanto ainda se tem tempo.

Depois, as conquistas.

Ao contar a segunda história, o advogado diz que, após se recuperar da doença que quase tirou sua vida, novos planos foram estabelecidos: sua mãe resolveu mudar-se de país para buscar um novo destino. Vendeu tudo o que tinha e comprou dólares.

No entanto, sua iniciativa foi frustrada por seu ex-marido. Ele descumpriu a promessa de cuidar de Marco e de seu irmão por seis meses e de levá-los de carro para outra cidade. Abandonou-os na rua sozinhos.

 Frustrada com a notícia de que os filhos haviam sido abandonados na rua, sozinhos, em outra cidade, sua mãe foi de ônibus para buscá-los. No caminho, foi assaltada. Perderam tudo que juntaram — até seus dólares foram levados. Agora não tinham onde morar e precisaram viver separados na casa de familiares.

E quando não havia alternativa, se não vencer, deram um jeito.

Marco conta como sua mãe conseguiu se reerguer. Ela encontrou um emprego como vendedora de livros; tinha esperança no poder transformador da educação e mudou a sua realidade e a de seus filhos com a força do trabalho e com o amor que tinha dentro de si.

"Encontre sua paixão e você conquistará tudo que sempre desejou”, já dizia Steve Jobs.

Por último, as oportunidades.

O advogado Marco começa dizendo que oportunidades estão em todos os lugares e que elas consistem em aproveitar o momento. Para ilustrar isso, ele narra que, no período de sua pós-graduação, foi nomeado como advogado dativo por um professor que era juiz. Marco, portanto, tornou-se responsável por casos de pessoas que não tinham condições de pagar por defesas judiciais e tratou esses casos com a mesma dedicação que tratava aqueles oriundos de clientes pagantes.

No decorrer de anos de trabalho, percebendo que sua dedicação e esforço eram reais, um juiz — que era seu professor — o nomeou como administrador judicial em um processo que serviu de porta de acesso para alavancar sua carreira profissional. A oportunidade estava bem ali na sala de aula; ele soube aproveitá-la. Graças ao seu trabalho e a sua dedicação, a recompensa veio. “Aproveite cada oportunidade como se fosse única”, ele diz.

Essas três histórias deixam uma mensagem muito importante: dê o seu melhor sempre! Mesmo diante de uma doença terrível, de um abandono na rua e de muita escassez, Marco Túlio Elias Alves insistiu em vencer na vida e, em cada oportunidade que recebia, dava o seu melhor para aproveitá-la. Hoje, é um excelente profissional, que serve de exemplo para todos nós.

Você pode assistir o vídeo completo aqui:

https://www.marcoadv.com/post/posse-nas-comissões-de-ensino-jur%C3%ADdico-e-previdência-social-da-oab-df

Criar Conexões

Não faz muitos dias havíamos noticiado aqui uma campanha feita pelo mesmo advogado na internet, pela humanização do direito, através da empatia. Um vídeo de um minuto que vale a pena ser assistido.

 

https://www.marcoadv.com/post/criar-conexoes
 

Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp