23/11/2022 às 13h47min - Atualizada em 23/11/2022 às 13h43min

O que um time de futebol precisa para subir para a série A?

Brasil, um país amplamente conhecido pela paixão popular em um dos esportes mais praticados no mundo, o futebol. Nacionalmente, o Brasil possui dentre seus arcos esportivos o campeonato brasileiro, uma competição que coloca grandes frente a frente em um embate para decidir qual deles é o melhor.

 

Entretanto, a distribuição de pontos necessários para avançar entre as séries existentes é um pouco difícil de ser definida, já que as regras que definiam um valor máximo para se classificar para a série A, por exemplo, foram modificadas, e isso não tem acontecido apenas em momentos recentes.

 

Venha entender melhor sobre o futebol brasileiro e suas classificatórias e, principalmente, o que é preciso para um time de futebol subir para a série A

 

Uma história de futebol

 

Desde 1959, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), realizou significativas mudanças no campeonato brasileiro de futebol tendo, inclusive, disputado eliminatórias em partidas de mata-mata. 

 

Por outro lado, a evolução na forma como este campeonato é realizado nos trouxe a novas maneiras de classificação dos times participantes, que são realizados em pontos corridos.

 

Não vamos nos aprofundar nos times que mais conquistaram títulos nacionais do campeonato, mas, muitos deles são nacionalmente aclamados e reconhecidos como os maiores, dentre eles podemos citar: Palmeiras, Santos, Corinthians, Grêmio, Flamengo e por aí vai.

 

Totalizando, cerca de 12 times, dentre os que comentei acima, já conquistaram o título nacional.

 

Divisões, classificações e séries

 

Sem dúvida, as Séries A e B são as mais disputadas nacionalmente, embora também existam as Séries C e D, mas, algo muito importante é separar essas divisões.

 

A Série C, por exemplo, é disputada por 20 equipes, estas podem avançar positivamente ou negativamente durante o período em que a competição acontece. Já a Série D existe como uma porta de entrada para novos competidores.

 

Para um time de futebol subir para a série A, é preciso, obrigatoriamente, muito empenho, treinamento, disciplina e, claro, paixão pelo esporte.

O que vem depois do campeonato brasileiro de futebol?

 

Certo, o campeonato brasileiro acabou, e agora? Os times esperam pelo próximo ano, e por uma nova competição para manterem seu histórico de vitórias e sua posição na tabela de classificação? Não é bem assim, pelo menos, não para os seis primeiros classificados da Série A.

 

Esses seis participaram de uma competição continental que, espero, muitos de vocês já devem conhecer: a Copa Libertadores.

 

Mas, para os times que se mantiveram na Série A durante o campeonato, existem outras competições que muitos participaram, os times de sétimo ao décimo segundo colocado são cotados para participar da Copa Sulamericana.

 

No entanto, para os 4 últimos colocados resta o rebaixamento para a Série B.

 

Mas, o que um time de futebol precisa para subir para a série A?

 

Como eu já falei, as competições, atualmente, dão aos times pontos corridos que os classificam positivamente ou negativamente. 

 

Para um time de futebol subir para a série A e disputar o campeonato com alguns dos maiores times brasileiro é necessário acumular uma qualidade definida de pontos corridos, que normalmente são 60 pontos.

 

Essa pontuação necessária, no entanto, vem sendo diminuída a algum tempo desde que o campeonato passou a ser disputado por 20 times. Agora, para um time de futebol subir para a série A, tudo que eles precisam é acumular o necessário para a temporada em que está participando, que pode ou não ser maior ou menos de 60.

 

O que pode ser benéfico para alguns clubes. Isso está acontecendo atualmente, pela quarta vez. Em 2007, a pontuação que garantia a classificação seria de 57 pontos, no ano seguinte, 59 pontos bastariam. Em 2020, o mesmo aconteceu e os times com 59 pontos conseguiram se classificar. 

 

Tudo leva a crer que 2022 reserva uma grande surpresa para os times da Série B que pretendem tentar sua classificação para a Série A em 2023.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp