22/11/2022 às 11h05min - Atualizada em 22/11/2022 às 11h01min

Gateway de pagamentos: como funciona

Antes de mergulharmos em como escolher o melhor gateway de pagamentos, vamos falar sobre o que são eles, o que eles fazem e por que são uma parte tão importante do e-commerce.

Se você está vendendo produtos ou serviços online, você provavelmente usará algum tipo de sistema de pagamento de terceiros para lidar com suas transações.

Um gateway de pagamentos processa e coleta pagamentos de clientes em seu nome, aliviando você da necessidade de processar pagamentos sozinhos, assim garantindo que cada cliente receba o produto ou serviço correto em troca de seu dinheiro.

Neste guia, veremos como funcionam os gateways de pagamento, os benefícios que eles oferecem tanto para clientes quanto para empresas, como escolher um que se encaixe em suas necessidades e no seu orçamento, e muito mais!

 

Vamos começar com o básico

O que é um gateway de pagamentos?

Um gateway de pagamentos, em termos simples, é a ferramenta que permite que um comerciante gere mais segurança em seus pagamentos com cartão de crédito, boleto ou outros tipos de transações bancárias.

Um gateway de pagamentos (API ou intermediador) é uma ferramenta que ajuda em transações online, proporcionando segurança e agilidade no pagamento de serviços e produtos em e-commerces.

É útil para as empresas porque simplifica o processo de faturamento, facilitando a vida de clientes e gestores que buscam agilidade em seus processos de compra e venda.

Isso significa que você não terá que configurar tudo sozinho, gerando maior economia de tempo. As transações são todas feitas através de um sistema, que funciona como um intermediário seguro entre comprador e vendedor.

Uma API de pagamentos também inclui análises que fornecem informações sobre quanto dinheiro sua empresa ganhou – informações vitais se você quiser que sua empresa cresça com sucesso ao longo do tempo.

 

E como isso funciona?

Uma API de pagamento gerencia o processo de transação conectando compradores a comerciantes.

Na prática, significa que o gateway traduz as várias formas de um número de cartão de crédito em um único conjunto de números.

Estes são então criptografados em cadeias de números, conhecidos como tokens, que podem ser passados com segurança entre sua empresa e o banco de seus clientes.

Se alguém tentar roubar essa informação, não terá nada significativo.

O comerciante não receberá um número real de cartão de crédito – apenas estes codificados – e a única parte com acesso a esses códigos é o banco adquirente.

O sistema de tokens também tem benefícios para você como comerciante, pois se alguém fraudulentamente tentar usar seu cartão de crédito no site, você ainda terá acesso a qualquer informação real da conta que eles inseriram ao fazer a compra.

O mesmo também é válido para as API de Pix e transações via boleto – os dados não se perdem, não podem ser fraudados e há riscos mínimos de segurança.

 

A importância de um gateway de pagamentos

Empresas de todos os tamanhos têm a opção de criar seu próprio gateway de pagamento, mas é preciso um tempo e esforço consideráveis.

Além disso, não é necessário para cada empresa, uma vez que eles podem optar por usar gateways de pagamento de terceiros.

Embora a maioria das empresas descubra que possuir sua própria API seja mais vantajoso devido à sua manutenção, bem como à segurança, existem muitas razões pelas quais você pode precisar de um sistema de terceiros para manter suas operações funcionando sem problemas.

A API de pagamentos atua como um intermediário entre uma loja online ou um aplicativo e as informações do cartão de crédito ou transição bancária do cliente, sem expor nenhum dado pessoal através da criptografia SSL.

As APIs de pagamento também simplificam os processos de cobrança eliminando etapas redundantes, como inserir detalhes de pagamento.

Estes sistemas também oferecem outros benefícios, como respostas rápidas a consultas de usuários e relatórios sobre dados de transações.

Ao escolher um gateway de pagamentos, procure um com uma API confiável que tenha várias opções ao selecionar o tipo de transações que deseja suportar.

Por exemplo, a Bankys oferece integração aos serviços bancários mais tradicionais do mercado, como boleto, cartão de crédito e Pix.

 

A tecnologia melhorou drasticamente nos últimos anos e há muitos benefícios para as empresas e seus usuários

Para os comerciantes, muitas vezes não há uma maneira mais fácil de começar a aceitar pagamentos dos clientes.

Uma vez que você tenha um produto ou serviço básico, adquirir uma API de pagamentos pode ser mais barato do que qualquer outra forma de pagamento – dependendo de seu orçamento.

E, com mais pessoas usando dispositivos móveis para fazer compras em todo o mundo, os gateways de pagamento permitem processar essas transações, que podem se dar a partir de Pix e boletos...

Escolher um gateway de pagamentos nunca deve ser uma reflexão futura, mas sim uma consideração importante ao iniciar seu negócio.

 

Como escolher uma API de pagamentos certa para o seu negócio?

Um e-commerce é uma ferramenta essencial para qualquer negócio que queira se manter bem estabelecido. Mas se você vai usar uma loja online para vender seus produtos ou serviços, você tem que coletar pagamentos de alguma forma, concorda?

E quando chega a hora de coletar esses pagamentos, muitas pequenas empresas escolhem uma API de pagamentos para seu site que torna o processo rápido e fácil para seus clientes – mas qual deles devem escolher? A resposta é Bankys! 

A Bankys oferece a melhor solução de gateway de pagamentos para o seu negócio.

Ao contrário da maioria dos outros sistemas, com a nova integração da API da BMB, cada transação online é feita de forma segura e sem complicações.

A Bankys também possui um painel de relatórios robusto que permite saber exatamente quanto dinheiro você está gerando de modo que você saiba o que precisa de mais atenção.

A Bankys oferece uma das melhores soluções para empresas que buscam uma maneira abrangente, segura e acessível de processar pagamentos sem ter que passar por aros ou fazer compromissos.

Comece hoje mudando a forma como você coleta os dados de pagamentos e cobranças de sua empresa. Entre já em contato!

A Bankys faz parte da BMB, um dos maiores nomes em soluções de crédito no país, e tem uma reputação estabelecida como uma forma segura de pagamento.

 
Enviado por Sua Imprensa
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp