21/11/2022 às 17h34min - Atualizada em 21/11/2022 às 17h30min

Como se proteger de golpes do Pix

Golpes do Pix? Não deixe criminosos roubarem seu dinheiro! Proteja-se com essas dicas!

A Internet tornou-se parte essencial da vida da maioria dos brasileiros, e à medida que mais pessoas recorrem às contas digitais e à internet em busca de informações, há oportunidades para criminosos que procuram aplicar golpes e outros esquemas de fraude financeira.

Aliás, sabia que todos os meses os brasileiros perdem mais de R$ 300 milhões por esse tipo de fraude? Não se deixe ser a próxima vítima!

Para te ajudar, aqui estão algumas dicas de como se proteger de golpes do Pix mais comuns hoje em dia.

 

Aumentam os casos de roubo com Pix

 

Não há como negar que o Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil, tornou nossas vidas muito mais simples nos últimos meses.

Na verdade, a prova disso é mostrada quando, em janeiro deste ano (logo após completar um ano), já estava sendo utilizado por 71% da população.

Mas à medida que o novo sistema de pagamento se tornou mais popular em diversos setores, o número de pessoas que sofrem violência e golpes financeiros também aumentou significativamente.

Por exemplo, uma pesquisa realizada pela PSafe constatou que, enquanto entre fevereiro e março houve cerca de 92.000 tentativas de golpes do Pix dentro do Brasil, nos dois meses seguintes esse número subiu para 424.000 – um aumento de quase 350%.

Quase 7.000 golpes do Pix foram praticados entre os meses de abril e maio –alertou o chefe executivo de segurança da PSafe, Emilio Simoni, em um artigo publicado no site de sua empresa.

No entanto, os golpes não são a única ameaça para quem faz uso das transações online para pagamentos.

Relatos de pessoas sendo roubadas com celulares desbloqueados ou coagidas a fazer transferências através do Pix enquanto estão sob a mira de uma arma também aumentaram astronomicamente nos últimos tempos – preocupando as autoridades em todo o país.

Estudo recente do Departamento de Economia do Crime (Depec) da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), em São Paulo, mostra que os roubos de celulares aumentaram 150% em apenas quatro meses, quando comparados ao ano passado.

Dados obtidos pelo R7 através da Lei de Acesso à Informação também mostram que houve um aumento na média de sequestros-relâmpagos por mês no estado – isto é, a uma taxa de 35,4%.

 

Golpes do Pix são crimes graves e podem ter sérias consequências – evite essas armadilhas comuns. Veja como se proteger

 

O Pix é um serviço de transferência bancária fácil de usar que oferece transferências de dinheiro gratuitas e instantâneas.

Existem alguns perigos associados ao serviço – ou seja, os já conhecidos golpes do Pix – por isso é importante saber o que você está enfrentando antes de tirar o máximo proveito de seus benefícios.

Esteja ciente desses golpes e como evitá-los!

 

Dica 1: estabeleça um limite diário de transações no aplicativo do seu banco

Se você está constantemente preocupado em exceder seu limite de transação diariamente, considere estabelecer um limite diário para si mesmo na aplicação do banco.

O aplicativo mostrará quantas transações restam antes de seu limite ser atingido e quando é hora de esperar até o dia seguinte antes de fazer mais transações; a fim de evitar golpes do Pix aplicados por pessoas criminosos se passando por você online.

Antes de usar esse recurso, certifique-se de que o banco oferece a opção e que o aplicativo móvel usado esteja atualizado. Caso não, certifique-se de atualizar o aplicativo o mais rápido possível para que todos os recursos estejam disponíveis para uso, de modo a garantir mais segurança.

 

Dica 2: entre em contato com a pessoa que receberá o dinheiro antes de fazer a transação para confirmar sua identidade

Antes de fazer uma transação para alguém que está em outra cidade ou estado, é importante pedir informações de contato da pessoa e confirmar sua identidade entrando em contato diretamente com ela antes de concordar em fazer a transação.

Se você se sente desconfortável em pedir essa informação, então reconsidere, porque um dos golpes do Pix mais conhecidos é a falsa identidade que muitos criminosos tomam ao usar perfis de redes sociais, telefones e WhatsApp, se passando por familiares ou amigos da vítima.

Não faça isso sem pensar nos riscos envolvidos e ter certeza de que quem receberá o dinheiro é, de fato, o usuário que está por trás da conta.

Preocupado com golpes? Não se preocupe, temos todas as informações que precisa para se manter seguro. Wesley Martins educador financeiro da Se Torne Investidor, reuniu em um artigo uma lista de golpes do Pix, para que você possa evitar ser a próxima vítima.

 

Dica 3: evite clicar em Links de pagamento compartilhados através das redes sociais

Se um amigo ou familiar enviar um link redirecionando para um site, certifique-se de verificar a autenticidade do mesmo antes de clicar nele.

Se eles estão pedindo informações confidenciais, como o número do seu cartão de crédito ou os dados de login da sua conta bancária, eles podem não ser quem eles dizem que são.

Lembre-se: se alguém está tentando fazer você clicar em um link em seu celular ou computador para ter acesso a informações pessoais, fique desconfiado.

Digite sempre o endereço da Web manualmente e certifique-se de que não há pop-ups à vista para captura de senhas.

 

Dica 4: certifique-se de estar alerta e saiba como evitar golpes do Pix –desconfie de promoções ou descontos exorbitantes para seus pagamentos

Há muitas maneiras dos golpistas tentarem obter informações pessoais dos consumidores e depois usá-la para roubar seu dinheiro ou cartões de crédito.

Mas uma das maneiras mais comuns é oferecer algo que soa bom demais para ser verdade, como uma oferta grátis ou um item de alto preço a um preço baixo.

Em casos como este, é importante lembrar que se parece bom demais para ser verdade, então as chances são de que a oferta é boa demais para ser verdade também.

 
 
Fui vítima de estelionato: e agora?

Se você acha que é vítima de fraude, entre em contato com seu banco e cancele o cartão ou bloqueie sua conta o mais rápido possível. Se a acusação foi para um cartão que não é seu, entre em contato com a polícia imediatamente e faça uma queixa.

Se possível, denuncie também em sites de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram para que outras pessoas estejam cientes do que aconteceu e não sejam vítimas do mesmo golpista(s).

Considere alterar quaisquer senhas associadas a contas que tenham sido comprometidas, a fim de se proteger contra roubo de identidade ou fraude em transações futuras.

Lembre-se: é sempre melhor prevenir do que remediar!

 



Enviado por Sua Imprensa
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp