10/11/2022 às 17h01min - Atualizada em 10/11/2022 às 16h58min

Espumantes Moscatel: o orgulho brasileiro

Você conhece os Espumantes Moscatel? Bem, alguns brasileiros criaram um mito sobre produtos importados que são de qualidade superior aos produtos nacionais.

Isso acontece em diferentes categorias, desde cosméticos e roupas até vinhos e espumantes. Neste último caso, no entanto, a ideia está desaparecendo lentamente.

O preconceito contra produtos nacionais também está diminuindo devido ao reconhecimento internacional.

Em 2020, as marcas nacionais conquistaram 321 medalhas.

De acordo com a Associação Brasileira de Enologia (ABE), 166 prêmios vão para vinhos e 147 para espumantes. Bebidas espirituosas e licores compõem os oito restantes.

Nesse artigo que preparamos para vocês, vamos abordar sobre a grandiosa fama dos espumantes moscatel. Fiquem atentos e boa leitura!

Moscatel: o que é?

O espumante é feito a partir de uma uva doce chamada Moscato.

Esta variedade de uva produz também espumantes brancos e tintos.

Pesquisas realizadas por universidades comprovam que os brasileiros apreciam espumantes desse estilo.

Os dados do estudo mostram que as vendas de vinho moscatel superaram outros vinhos espumantes em popularidade na última década.

A história do Moscatel brasileiro

Sua primeira origem remonta a 1850, na Itália.

No entanto, as primeiras uvas Moscato só foram rastreadas em 1978.

Assim, inspirado no clássico e refinado espumante italiano, passou a ser produzido pela multinacional Martini e Rossi, que inaugurou recentemente uma vinícola no Rio Grande do Sul.

Mesmo quando se trata de uvas moscato no Brasil, a primeira mensagem que vem à mente é a região da Serra Gaúcha.

Esta é a região do Brasil que mais produz espumantes e sedia o chamado festival do Moscatel em Farroupilha.

No entanto, outras regiões do Brasil também estão expandindo a produção de almíscar espumante, como a Serra Catarinense e o Vale do Rio São Francisco.

A produção está a todo vapor à medida que os brasileiros se empenham cada vez mais em descobrir esse mundo dos espumantes!

A uva Moscato

A uva Moscato utilizada na produção do espumante moscatel é uma das mais antigas variedades conhecidas no mundo.

Sua origem ainda é incerta, mas algumas teorias dizem que é grega, outras dizem que veio do Egito ou mesmo da Ásia. Embora a origem seja incerta, a verdade é que esta variedade é uma das mais doces.

Na verdade, seu nome significa "o favorito das abelhas" por causa de sua doçura incomparável. Além de ser uma das castas mais antigas que conhecemos, é também uma das mais diversas: existem mais de 200 tipos diferentes de uvas brancas e tintas nesta família.

No entanto, nem todos os produtos são utilizados na produção de vinho e espumante. Aliás, os mais famosos são Moscato Branco (mais usado no Brasil), Alexandra e Burger Moscato (vinho tinto).

Algumas destas variedades, como o Moscato Branco e o Hambúrguer, são utilizadas para consumo de mesa, produção de passas e vinho de sobremesa.

Você sabia que 90% dos espumantes consumidos são brasileiros?

Em apenas 10 anos, o Instituto Brasileiro de Pesquisas de Vinhos estima que as vendas de espumantes cresçam exponencialmente.

O maior comprador estadual de espumantes é São Paulo, com 28% do mercado nacional. No entanto, o consumo nacional deste álcool aumentou de 2002 a 2012 em quase 4,2 milhões de litros. Em 2012, foram vendidos 14,7 milhões de litros em todo o país.

Os consumidores recebem benefícios adicionais ao abrir o espumante graças à geografia, meteorologia e ao orçamento da vinícola para o avanço tecnológico.

Esses fatores também contribuem para o orçamento de tratamentos envolvendo uvas e crescimento da videira.

O espumante brasileiro recebe elogios de especialistas internacionais em bebida todos os anos.

O Vale dos Vinhedos está localizado entre os municípios de Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves. Recentemente ganhou o selo de origem pelo que foi fundado.

O Vale dos Vinhedos na região da Serra Gaúcha entre os municípios de Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves deve seguir regras específicas no cultivo da uva.

É por isso que a região recebeu recentemente o selo de denominação de origem. As pessoas só podem fazer vinho aqui se seguirem esses regulamentos.

Experimente espumantes disponíveis na Werle Comercial

-Espumante Garibaldi Primicias Moscatel Branca

São espumantes versáteis, ideias para jantares românticos, amizades com amigos e comemoração de conquistas na vida.

Na hora de harmonizar, os espumantes Garibaldi Primícias Moscatel são uma ótima pedida em ambiente gourmet, pois combinam bem com a maioria dos pratos.

A Werle Comercial recomenda combinar Garibaldi Moscatel Primícias com queijos e sobremesas.

-Espumante Garibaldi Moscatel Rosé

Visualmente, este Moscatel Rosé apresenta uma cor rosada brilhante, límpida e translúcida com um aroma delicado.

Em seu aroma, este espumante rosa almíscar tem notas de morango, cereja, framboesa, caramelo e frutas vermelhas.

Na boca é um espumante leve, delicado e equilibrado. A Werle Comercial recomenda o espumante rosé Moscatel com entradas e sobremesas.

-Espumante Ponto Nero Live Celebration Moscatel

O espumante Ponto Nero Live Celebration Moscatel é um espumante que celebra ocasiões e dura a vida toda, com teor alcoólico de 7,5%, com um sabor único que lembra flores brancas, leve e frutado.

-Espumante Cavalleri Moscatel Branco

Sedosa e levemente adocicada no paladar, com notas cítricas e bolhas refrescantes, esta uva muscadine foi cuidadosamente elaborada para atender aos gostos do consumidor.

Sua cor é rosa, quase salmão, sem falar nas bolhas finas, fortes e persistentes, que conferem à bebida um toque cativante.

Elaborado com uvas Hamburg Muscat pelo método asti, esta garrafa de 750ml, 7,8% de álcool, adequado para beber de 4°C a 6°C.

Se você ficou interessado em experimentar os espumantes Moscatel, na WerleComercial, existem várias possibilidades e promoções.

Gostou do texto? Então, continue acompanhando o nosso blog e conheça mais promoções de espumantes moscatéis excepcionais!
 


Enviado por Sua Imprensa
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp