21/10/2022 às 17h46min - Atualizada em 21/10/2022 às 17h45min

Problemas de Coluna: veja as melhores opções de tratamento

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Nos dias atuais, os problemas de coluna afetam um número cada vez maior de pessoas em todo mundo. Muito disso se deve ao fato de que as pessoas passam muito tempo em má postura, devido ao uso contínuo do celular ou computador. Com isso, surgem algumas queixas em relação às dores nas costas e na coluna, obrigando-as a buscarem métodos de tratamento como a massagem para ajudar na amenização do problema.

 

Nesse caso, saber a forma certa de cuidar da saúde da coluna é algo imprescindível, uma vez que essa estrutura é responsável por trazer sustentação ao corpo, manter a flexibilidade e os movimentos, assim como proteger a medula espinhal. Isso se torna ainda mais importante se você costuma passar muito tempo na mesma posição, como no trabalho. 

 

Foi pensando em ajudar os leitores que sofrem com problemas de coluna que resolvemos trazer o texto abaixo. Nele, você confere quais são os principais problemas que aflige a maioria das pessoas, assim como os melhores tratamentos disponíveis. Sendo assim, para saber mais sobre o tema, continue lendo o texto a seguir e tire todas as dúvidas.

Problemas de coluna mais comuns

Inicialmente, é necessário entender quais são os problemas de coluna mais comuns, para posteriormente, ficar por dentro das melhores opções de tratamento. Abaixo, você confere quais são:

Lombalgia

Esse tipo de problema na coluna atinge milhões de brasileiros. Ele é caracterizado como sendo uma dor aguda na região lombar, ou seja, a famosa dor nas costas. É a segunda causa pela qual os pacientes mais procuram tratamentos. Ela pode se dar de forma repentina, por excesso de esforço ou por acidente. Além do mais, o envelhecimento natural também é um agente causador da lombalgia.

Hérnia de disco

A hérnia de disco também é conhecida como ruptura do disco intervertebral ou deslocamento de disco. Trata-se de um problema causado pelo desgaste nos discos intervertebrais. As principais causas da hérnia de disco são o tabagismo, o envelhecimento, ausência de prática de exercícios físicos ou até mesmo a predisposição genética.

Cervicalgia

Engana-se quem pensa que os problemas de coluna somente causam dor nas costas. Na verdade, atualmente, um dos problemas mais comuns enfrentados pelas pessoas e causado principalmente pelo uso contínuo do telefone celular é a chamada cervicalgia. Trata-se de uma dor na parte superior da coluna, localizada na região do pescoço. Pode aparecer de forma súbita e causar bastante incômodo.

Artrose

A artrose é caracterizada como um desgaste na cartilagem presente nas articulações da coluna, influenciado por diversos fatores, como traumas por excesso de peso ou mesmo fatores genéticos. Esse tipo de problema tende a aparecer com mais frequência nas pessoas idosas, no entanto, pessoas de qualquer idade estão suscetíveis a sofrer de artrose, principalmente se costuma levantar peso em excesso.

 

Geralmente, quem é diagnosticado com artrose costuma sofrer de dores intensas nas costas, que pode trazer dificuldades na hora de sair da cama. Portanto, trata-se de um problema bastante grave, que requer tratamentos e cuidados médicos frequentes.

Lordose

A lordose é caracterizada como uma curvatura na região lombar para dentro. Grande parte das pessoas sofre com esse problema em grau leve. No entanto, quando a curvatura para dentro é muito grande, temos a chamada hiperlordose, que causa formigamento, dores e dificuldade nos movimentos.

Cifose 

A cifose é outro problema de coluna muito comum. É bastante simples de ser notado, uma vez que indivíduos que possuem esse tipo de problema são corcundas, ou seja, apresentam uma curvatura anormal na parte superior da coluna, precisamente no pescoço. Algumas das principais causas são a osteoporose, herança genética ou desequilíbrio do sistema neuromuscular.

Escoliose

A escoliose é uma curvatura anormal da coluna para esquerda ou direita. Ela pode ser identificada ao visualizar uma pessoa de costas. Nesse caso, é possível perceber uma certa curvatura para esquerda ou para direita.

Terapias que podem ajudar na recuperação

Agora que você já conhece os principais problemas de coluna que afligem a maioria dos brasileiros e de pessoas por todo o mundo, está na hora de descobrir as melhores terapias que podem ajudar na recuperação dos pacientes. Abaixo, separamos as principais:

Quiropraxia

A quiropraxia é uma terapia indicada por grande parte dos especialistas em todo o mundo. Ela costuma atuar na redução de dores provenientes do sistema neuro-muscular-esquelético, como é o caso da artrose, hérnia de disco, dores lombares, cifose, lordose e muito mais. Essa terapia chegou ao Brasil em meados de 1992. Desde a sua chegada, a prática tem ganhado cada vez mais adeptos, sendo recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

 

Não há qualquer tipo de restrição no que diz respeito à idade dos pacientes que podem se submeter ao tratamento utilizando a quiropraxia. Na verdade, é possível que haja algumas adaptações e variações no tipo de tratamento indicado à pessoa. Isso vai depender do diagnóstico, feito através de uma entrevista, assim como os exames clínicos e complementares. 

Fisioterapia

A fisioterapia é uma das melhores opções para quem enfrenta qualquer tipo de problema de coluna. Os profissionais que atuam na área farão avaliação da situação do paciente através de uma entrevista simples e rápida. Com isso, ele irá entender qual é a causa do problema, bem como estabelecer o tratamento adequado.

 

Se o paciente se queixa de algum tipo de dor na coluna, um fisioterapeuta irá utilizar algumas técnicas para aliviar essa dor. Inicialmente, são indicados alguns tipos de exercícios para ajudar no tratamento. Esses exercícios são direcionados especificamente para a coluna do paciente, tendo como objetivo a ativação de toda a musculatura presente na região, reduzindo as chances de outros quadros de dor.

 

Sendo assim, podemos afirmar que a fisioterapia atua principalmente no fortalecimento de todos os músculos da região, através de técnicas específicas para reduzir as dores e ajudar na correção dos problemas de coluna. É importante destacar ainda que a avaliação feita pelos profissionais da área devem ser mantidas mesmo após uma melhora nos quadros de dores e outros problemas.

 

Isso porque o tratamento é contínuo. Logo, não se deve abandoná-lo após notar uma redução no grau de incômodo causado pelos problemas de coluna. O ideal é seguir corretamente as indicações do fisioterapeuta e, permanecer, até que o problema seja totalmente curado.

Massagem

A massagem pode se tornar uma verdadeira aliada de quem sofre com problemas de coluna. Isso porque existem opções específicas que ajudam no alívio das dores na coluna, lombar e costas. Elas atuam promovendo um relaxamento profundo na musculatura presente na estrutura óssea da coluna. Isso faz com que as inflamações e tensões desapareçam, melhorando, assim, os quadros de dor na região.

 

Além do mais, nos casos envolvendo desvio lombar, escoliose e cifose, existem técnicas, como a massoterapia, que atuam de forma a alinhar a coluna e contribuir para uma reeducação da postura do paciente. Tudo isso oferece resultados significativos e ajudam as pessoas que se queixam de dores nessas regiões.

Shiatsu

Essa técnica é responsável por combinar pressões utilizando os dedos do terapeuta por todo o corpo do paciente. Tal pressão é feita em pontos específicos das costas e da coluna do paciente, promovendo um alívio significativo nas dores presentes na região, uma vez que ela consegue atingir as camadas mais profundas dos nervos e dos músculos.

 

Tendo em vista se tratar de uma técnica vigorosa, ela consegue aliviar qualquer tipo de tensão ou dor presente na região cervical e lombar. Usando essa técnica em conjunto com movimentos de deslizamento, o paciente irá experimentar um relaxamento físico e mental, além de outros benefícios que são promovidos pela técnica de Shiatsu.

Conclusão

Existem inúmeros fatores que podem contribuir para o aparecimento de problemas na coluna e consequentemente o surgimento de diversos tipos de dores relacionadas a esses problemas. Hoje, a má postura causada pelas longas horas de trabalho ou exposição ao celular são os principais vilões causadores de tais problemas. Nesse caso, os pacientes que se queixarem de qualquer um deles, como a escoliose, lordose, cifose, hérnia de disco, lombalgia, etc, devem buscar as terapias mencionadas ao longo do texto. 

 

Isso porque, elas são feitas, em sua maioria, através de procedimentos simples, sem a necessidade de qualquer tipo de intervenção cirúrgica para correção dos problemas de coluna. Sendo assim, basta consultar um especialista que possa indicar o tratamento ideal, de acordo com o seu problema, escolhendo a terapia adequada, como é o caso da terapia Shiatsu, massagem, fisioterapia e quiropraxia.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp