11/07/2022 às 13h32min - Atualizada em 11/07/2022 às 13h26min

HÉRNIA DE DISCO: O QUE É, CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

Entenda a doença que afastou Wesley Safadão dos palcos. O cantor passou por um procedimento cirúrgico para retirada de hérnia de disco.

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Foto: Divulgação)
Como vocês sabem o cantor Wesley Safadão foi afastado temporariamente de seus shows por conta de uma doença muito comum, a hérnia de disco lombar. A lombociatalgia ou dor ciática é uma dor lombar com irradiação até a pernas. Pode se apresentar em até 30% das pessoas ao longo da vida, especialmente dos 30 aos 40 anos de idade. Em 85% dos casos a lombociatalgia é causada por hérnia de disco lombar. O disco, que se localiza entre a vértebras, permite a mobilidade além de funcionar como amortecedor de impactos. A hérnia acontece quando a parte externa do disco se rompe e o conteúdo interno sai do disco e comprime os nervos provocando a lombociatalgia. Similar a um chiclete com recheio quando é apertado o e o recheio sai com essa pressão. 
Não foi apenas o famoso que teve que se afastar do trabalho por conta por conta da hérnia de disco, essa doença está no grupo das doenças degenerativas osteoarticulares, que são a primeira causa de falta ao trabalho nos países industrializados.

A evolução da doença hérnia de disco lombar é favorável a médio longo prazo na grande maioria dos pacientes. Grande parte dos pacientes se recupera experimentando uma melhora progressiva da dor em um prazo de quatro a seis semanas.  Outro fato interessante é que a grande maioria dos casos ocorre no final da lombar baixa, nos últimos discos, próximo ao sacro (próximo às nádegas), diferentemente do caso do cantor que é mais raro e ocorreu entre a segunda e terceira vértebra lombar, isto é, hérnia disco um pouco mais alta. 

Nem sempre a hérnia de disco causa sintomas. Muitos pacientes sem nenhum sintoma de dor apresentam hérnia de disco lombar nos exames de ressonância da coluna. 

Para a maioria dos casos é indicado inicialmente um tratamento conservador, isto é, não cirúrgico, como foi o caso do cantor Wesley. O tratamento conservador se inicia com terapias físicas para uma mobilização progressiva da coluna lombar e o fortalecimento da musculatura ao redor da coluna para estabilização das vértebras. A dor ciática melhora muito na maioria dos casos nas primeiras duas semanas de forma que menos de 25% dos pacientes permanecem com dor por mais de três meses. Quanto mais a porção gelatinosa do disco estiver para fora maior a chance desta hérnia ser absorvida pelo próprio organismo. Medicamentos como anti-inflamatórios, corticosteroide, antidepressivos, moduladores da dor e analgésicos podem ser utilizados para dar mais conforto ao paciente. Quando os pacientes permanecem com situações dolorosas extremamente desconfortáveis e limitantes por mais de seis semanas indicamos algum tipo de procedimento para controle da dor. Também indicamos tratamento cirúrgico quando o paciente apresenta a síndrome da cauda equina, isto é, uma grave compressão dos nervos da região lombar que leva o paciente a ter dor em uma ou ambas as pernas, com dificuldade em urinar, perda do controle do esfíncter anal e fraqueza nas pernas com dormência ou formigamento associada. Esta é uma situação extremamente rara e que precisa ser operada com urgência em menos de 24-48h. Para um pequeno percentual dos pacientes que precisam de cirurgia a vantagem é que o procedimento traz um alívio rápido dos sintomas. Sabendo que qualquer procedimento envolve riscos que devem ser discutidos diretamente com o médico que fará a cirurgia.

Os pacientes sempre me perguntam o que podem fazer para prevenir ou evitar que as suas hérnias de disco progridam e levem a sintomas graves.  A atividade física regular com fortalecimento da coluna lombar pode levar à estabilização da coluna e evitar uma degeneração e sobrecarga precoce dessas estruturas lombares, diminuindo assim a chance de o paciente vir a desenvolver sintomas. Porém o desenvolvimento da doença depende também de fatores genéticos, por isso, mesmo pessoas que fazem atividade física e que tenham um bom fortalecimento da lombar podem, ainda assim, desenvolver hérnia de disco. 
O importante é procurar um profissional no qual você confie para sanar as suas dúvidas e aconselhar o mais adequado para o seu caso.

Drº Rodolfo Carneiro 
Neurocirurgião de Coluna 
@drrodolfocarneiro

https://colunaeneuro.com.br/
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp