18/10/2022 às 11h08min - Atualizada em 18/10/2022 às 10h56min

Conheça 06 formas de cozinhar sem gordura

Quer saber como cozinhar sem gordura? Não há como negar que fazer isso contribui demais para a sua saúde.

Afinal de contas, a gordura é o inimigo número um de uma alimentação equilibrada, haja vista que conseguem ocasionar em doenças cardiovasculares.

Então, se você quer saber como cozinhar sem gordura, é só continuar nesse artigo que mostraremos as melhores alternativas. Confira!

Como cozinhar sem gordura?

Hoje em dia, graças aos constantes avanços e as novas tecnologias que surgem, é muito mais fácil saber como cozinhar sem gordura.

Mesmo porque, com o advento da fritadeira elétrica, por exemplo, é possível preparar qualquer tipo de alimento sem usar gordura.

É verdade que há gorduras que podem ser boas para a nossa saúde, mas não há como negar que não é tão fácil encontrar.

Além disso, a gordura costuma fazer muita bagunça. Então, se você quer saber como cozinhar sem gordura, as dicas são a seguintes:

1. Cozinhe em água

Sim, há diversos alimentos que você pode cozinhar com água, sendo que qualquer panela, com ou sem tampa, podem ajudar nisso.

Quando você mergulha o alimento na água fria, todas as substâncias gustativas e nutritivas se difundem na água.

Ou seja, isso vai lhe permitir fazer caldos muito mais gostosos e aromáticos. Mas, em contrapartida, o alimento em si, perde um pouco do sabor.

Então, se você não quer aproveitar o caldo, basta aguardar até que a água levante fervura. Feito isso, coloque todos os alimentos.

Nesse momento, irá se formar um tipo de invólucro protetor em volta dos alimentos. Ou seja, limita a dispersão dos nutrientes e aromas na água.

Sempre que for possível procure cozinhar com a casca do alimento, uma vez que detém uma grande parte de minerais e vitaminas.

Trata-se de um excelente método de preparação de alimento, haja vista que funciona igual uma barreira, a qual impede que haja perda de nutrientes e sabor.

Procure sempre usar o mínimo de água possível e, assim que forem cozidos, não deixe com que a água ferva de novo, para não perder minerais e vitaminas.

2. Cozinhe a vapor

Se quer saber como cozinhar sem gordura, então precisa aprender a técnica a vapor, o qual é bem eficiente, ainda que um pouco mais lento.

Nesse caso, é preciso colocar os alimentos em algum recipiente próprio, que tenha furos em sua base, mas que não entre em contato direto com a água.

Você consegue encontrar diversos utensílios para fazer esse tipo de técnica, bem como:

  • Peixeira a vapor;

  • Panelas a vapor;

  • Panelas de pressão;

  • Cestos de bambu, etc.

Essa é uma técnica bem comum na culinária asiática, haja vista que os alimentos tendem a ser muito mais delicados.

Inclusive, essa técnica tem uma menor perda de minerais e vitaminas, haja vista que os nutrientes não irão se perder na água, já que o vapor é mais brando.

Ou seja, consegue preservar as características do alimento. O melhor é que, caso você use vários níveis de vapor, é possível cozinhar diversos pratos de uma única vez só.

Você pode comprar tudo o que precisa para cozinhar no vapor na black friday. Pois, assim você economiza na compra.

3. Grelhar

Não há como falar sobre como cozinhar sem gordura sem citar essa técnica. Em suma, nada mais é quando se expõe um alimento sob alguma fonte de calor.

Trata-se de uma técnica muito comum para carnes, mas nada impede de realizar com peixes e legumes diversos.

É possível grelhar em algum equipamento elétrico ou mesmo em um grelhador a gás, ou placa aquecida de ferro fundido.

Nesse caso, você pode temperar o alimento com alho, ervas ou apenas regar com sumo de limão, por exemplo.

Trata-se de um método bem simples e versátil de preparar o alimento. Os alimentos cozinham muito mais rápido e preservam a grande parte de suas qualidades nutricionais.

A única coisa que você deve evitar fazer é espetar o alimento quando planeja virar. O ideal é grelhar ao ar livre ou no forno com a porta aberta, e não com o forno fechado.

Senão, dessa forma, você obterá outra técnica de cozinhar: assado.

4. Assar

Como dito acima, o assado é quando você coloca todos os alimentos em um recipiente e leva todos eles para um forno já previamente aquecido.

Também não é preciso adicionar qualquer tipo de gordura, mas deixar marinando em um recipiente fechado elevará ainda mais o gosto do alimento.

Caso queira evitar com que a comida pegue no fundo do recipiente, você pode forrar com um pouco de papel vegetal.

5. Estufar

Essa é uma técnica onde o intuito é cozinhar o alimento em seu próprio suco, sem qualquer tipo de adição de gordura.

Mas, para fazer essa técnica, você precisará de uma panela que tenha o fundo espesso e antiaderente, se assim for possível.

Além disso, procure utilizar uma tampa transparente e sem saída de ar, para evitar ter de destapar durante o cozimento

Assim como na técnica de cozido a vapor, essa é uma técnica que permite conservar todos os nutrientes do alimento. Dessa forma, você terá um alimento muito mais saboroso e suculento.

É verdade que não é preciso adicionar gordura, mas se for fazer isso com algum alimento que tenha muito suco, você pode colocar algumas colheres de água.

Além de temperar da forma que já é costume, você ainda pode envolver pequenos embrulhos de papel alumínio para levar ao forno.

6. Cozinhar em papel alumínio

Outra dica de como cozinhar sem gordura é usar o papel alumínio, o qual é bem prático e deixa o alimento muito gostoso.

Através dessa técnica, você pode preparar peixe, frutos, legumes finos e até carne de aves. Utilize um recipiente que vá ao forno e tampe com o papel alumínio.

O mais interessante sobre esse tipo de cozimento é o fato de preservar todas as propriedades naturais do alimento.

E isso acontece devido ao fato de não haver nenhum tipo de perda por dissolução na água. Apenas tenha a certeza de temperar o alimento de acordo com que achar melhor.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp