07/10/2022 às 17h13min - Atualizada em 07/10/2022 às 17h12min

Indústria 4.0: o que é e como impacta o mercado?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Também conhecida como manufatura avançada, a Indústria 4.0 é a última etapa da revolução industrial – e ainda está em seu início. Com isso, muitas soluções estão surgindo para atender as demandas do mercado, por exemplo, um sistema de gestão para indústria

 

Mas, afinal, o que é a Indústria 4.0? O conceito refere-se à combinação das principais inovações tecnológicas nas áreas de informação, controle e automação, que se aplicam aos processos de fabricação.

 

A partir dos sistemas ciberfísicos, da Internet dos Serviços e da Internet das Coisas, os meios de produção visam tornar-se cada vez mais eficientes, customizáveis ​​e autônomos.

 

Continue lendo para entender o que é a Indústria 4.0 e como ela impacta o mercado!

 

O que é a Indústria 4.0?

Este novo conceito insere a inteligência artificial nas etapas de operação dos processos de fabricação. As máquinas decidem quando querem entrar em atividade e quando devem ser desligadas, a fim de reduzir o consumo de energia e definir a cadeia de operações.

 

Com essa transformação profunda e abrangente, a Indústria 4.0 afeta diretamente a forma como os profissionais estão sendo orientados para atender a demanda por esses novos meios tecnológicos nos próximos anos.

 

Esses procedimentos de fabricação são questões críticas da cadeia de suprimentos e respondem por grande parte dos custos de entrega, confiabilidade do serviço e tempo para conclusão das atividades, satisfação do cliente, entre outros.

 

A difusão do conceito se dá a partir da interação sistêmica entre os processos logísticos e fabris nos ambientes de produção.

 

Atividades como picking, abastecimento de linha ou mesmo pedidos de compra para fornecedores proliferam a partir de insumos provenientes de máquinas inteligentes.

O aumento da velocidade de transmissão de informações leva a ganhos financeiros e operacionais; permite a redução da dependência humana da gestão e da execução e favorece o atendimento das demandas dos clientes.

 

 

Princípios

São 5 princípios relacionados à implantação e desenvolvimento da Indústria 4.0, que definem o sistema de produção inteligente dos próximos anos:

 

Capacidade de operação em tempo real

Advém do processamento e aquisição de dados praticamente instantâneos, proporcionando a tomada de decisões em tempo real.

 

Virtualização

As simulações já são amplamente utilizadas, assim como os sistemas supervisórios. No entanto, a Indústria 4.0 quer ter uma cópia virtual das fábricas inteligentes, que permitem o rastreamento e monitoramento remoto de todos os processos, com sensores distribuídos por toda a planta.

 

Descentralização

Através do sistema ciber-físico, a tomada de decisão pode ocorrer de acordo com as necessidades de produção em tempo real. 

 

Além disso, o maquinário não apenas receberá comandos, mas também fornecerá informações sobre seu ciclo de trabalho. Dessa forma, será possível executar os módulos da fábrica de forma descentralizada, melhorando os processos produtivos.

 

Orientação a serviços

Uso de software voltado a serviços, aliado ao conceito de internet de serviços.

 

Modularidade

A produção será de acordo com o acoplamento, o desacoplamento e a demanda dos módulos, com flexibilidade para alterar as tarefas das máquinas.

 

Quais são os impactos?

Um dos maiores impactos a serem observados é a mudança do mercado como um todo, com a criação de novos modelos de negócios.

 

Com o aumento da exigência, muitos projetos já buscam integrar as especificidades de cada cliente. Dessa forma, com as novas fábricas inteligentes, a customização será levada em consideração.

 

Outro ponto a destacar é a pesquisa e desenvolvimento de segurança de TI, em constante evolução, capaz de possibilitar a adaptação das empresas a esse novo modelo de indústria.

 

Os trabalhadores também precisam se adaptar, pois as automações exigirão novas demandas – enquanto outras se tornarão obsoletas. Já é possível observar a substituição de tarefas manuais e repetitivas pela automação (e com a Indústria 4.0 esse processo vai continuar).

 

Por outro lado, as tarefas em desenvolvimento e pesquisa proporcionarão novas oportunidades para profissionais que tenham formação multidisciplinar. Ou seja, que possam compreender a variedade tecnológica da fábrica inteligente.

 

Conclusão

As inovações tecnológicas fazem parte do nosso dia a dia e estão presentes tanto na nossa vida pessoal quanto profissional. 

 

No caso da indústria 4.0, estamos presenciando a atualização e evolução de processos que estão revolucionando o mercado. 

 

Neste artigo, explicamos o que é indústria 4.0 e quais são os impactos que ela promove. 

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp