14/05/2024 às 15h43min - Atualizada em 14/05/2024 às 15h40min

Gamificação: A chave para um ensino inovador e personalizado

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A gamificação da educação é uma tendência inovadora, que visa cativar os alunos para a aprendizagem ser dinâmica e eficiente. É a chave para um ensino inovador e personalizado que encanta tanto alunos quanto professores.

Sabe-se por diferentes estudos que escolas que aplicaram a gamificação têm resultados surpreendentes. E, caso você deseje saber mais sobre esse assunto, explicaremos tudo que você precisa saber sobre gamificação da educação - confira!

O que é gamificação e como ela pode ser aplicada na educação?

A gamificação é a implementação de atividades lúdicas e atrativas em forma de desafios e premiações para motivar os alunos a aprenderem e os professores a ensinarem em um modelo mais divertido.

No entanto, muito se pergunta sobre como a gamificação pode ser aplicada na educação. Atualmente, diante de diferentes metodologias ativas, existem inúmeras formas de utilizá-la, como por exemplo:

Sistema de pontuação: 

O professor lança um objetivo específico e, a cada acerto ou conclusão da tarefa, o aluno recebe uma pontuação. Ao final, o aluno que tiver conquistado mais pontos recebe uma premiação.

Sistema de medalhas: 

Em cada fase de aprendizado que os alunos atingem, recebem uma medalha até conquistarem todas as medalhas disponíveis. Essas medalhas são pré-estabelecidas pelos professores.

Sistema de simulação: 

Fazer simulações do que está aprendendo é uma forma divertida de integrar o conhecimento. O professor pode montar uma peça teatral simulando o conteúdo aprendido, por exemplo.

Sistema de competição: 

Esse sistema não é novidade para as escolas. Um bom exemplo, são as famosas gincanas onde os alunos devem alcançar um objetivo e quem tiver melhor desempenho, ganha a premiação.

Sistema de times: 

O professor pode organizar times para o desenvolvimento de trabalho em equipe e sugerir desafios para cada um desses times. São as famosas gincanas, só que agora modernizadas e sendo aplicadas em qualquer matéria escolar.

Sistema de votação:

O professor pode indicar algumas tarefas, alguns livros - o importante é ter mais de uma opção. Os alunos deverão votar na opção que desejarem e o item com maior número de votos ganha.

Benefícios da gamificação para o engajamento e a motivação dos alunos

Os principais benefícios da aplicação de gamificação envolvem tanto o engajamento como, também, a motivação dos alunos. No entanto, outros benefícios podem surgir com a sua aplicação - são eles:

  • Trabalhar os conteúdos dinamicamente e, na prática;

  • Uma nova maneira de aprender os conteúdos passados pelos professores;

  • Desenvolvimento do pensamento crítico;

  • Desenvolvimento da autonomia e maior responsabilidade na rota do aprendizado.

O aumento do engajamento, do interesse e da motivação para aprender é um dos fatores mais visíveis na gamificação da educação, trazendo vantagens tanto para a escola quanto para os alunos.

Como a gamificação pode personalizar o aprendizado

Uma das vantagens da gamificação é que pode personalizar o aprendizado conforme as necessidades de cada aluno ou de cada turma. Vou te contar como isso pode acontecer de forma inclusiva.

Por exemplo, você não pode aplicar um programa de gamificação que não seja compatível com a idade dos alunos. Ou não pode exigir desafios complicados para alunos que têm necessidades específicas.

O professor pode personalizar o aprendizado conforme a idade, as necessidades, o perfil, a idade, as preferências de cada aluno ou pelo nível de cada turma. Então, poderão ser criados métodos mais certeiros, estimulantes e impulsionadores para um melhor aprendizado.

Aumentando a retenção de conhecimento com a gamificação

A retenção de conhecimento está ligada aos elementos básicos da aprendizagem. A gamificação da educação acaba aumentando não só o interesse e engajamento, mas também essa retenção do que foi estudado.

  • Aumento da curiosidade e integração dos conteúdos aprendidos;

  • Visualização do progresso e feedbacks constantes do professor;

  • O limite de tempo de cada programa faz com que os desafios se tornem prioridade para os alunos.

A diversão, a curiosidade, o mistério e a descontração são formas de reter o conhecimento dos alunos, a gamificação por si só desperta o interesse de aprender. E os professores podem abusar dessa ferramenta.

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais através da gamificação

Além dos benefícios da educação em si, há o desenvolvimento de habilidades socioemocionais através da gamificação, as famosas soft skills tão necessárias para o mercado de trabalho na atualidade.

O desenvolvimento da comunicação assertiva, o aumento do pensamento crítico e autônomo, o desenvolvimento de trabalho em equipe, o desenvolvimento da criatividade e a facilidade na resolução de problemas são algumas das habilidades socioemocionais desenvolvidas através da gamificação.

Como avaliar o impacto da gamificação no ensino

A avaliação do impacto da gamificação no ensino começa com a definição de suas metas e indicadores, o qual é o que se deseja alcançar e como irá avaliar. Escolha o melhor programa de gamificação e colha feedbacks ao longo do processo.

Agora é hora de escolher como e quando os dados da gamificação serão coletados e após essas decisões, coloque tudo em prática. Quando o programa terminar é hora de analisar todos os resultados, avaliar todo o processo e ter descobertas incríveis e valiosas sobre o procedimento por completo.

5 dicas para criar atividades gamificadas eficazes

A gamificação da educação não é sobre inventar programas mirabolantes e inatingíveis em menor eficácia. É um processo que requer análise, então, aqui vão 5 dicas para criar atividades gamificadas eficazes:

  1. Definir o objetivo da aprendizagem;

  2. Planejar os conteúdos trabalhados;

  3. Investir em um programa de gamificação;

  4. Ter avaliações;

  5. Separar recompensas.

É importante ter clareza na comunicação das regras, objetividade nas formas de avaliação e despertar um real interesse nas recompensas para motivar os alunos a ter um maior engajamento nos seus jogos.

A gamificação da educação nas escolas traz um destaque maior entre os concorrentes, pois os pais buscam sempre as melhores condições de ensino para seus filhos. Nesse mercado tão competitivo, ter o programa de gamificação é um grande aliado para a inovação e a melhoria do ensino. Se precisar de uma demonstração, a Gamefic terá o prazer de atender a você e a sua escola. 





 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp