Sinônimo de inovação, modernidade e solução de problemas, as startups estão crescendo cada vez mais. Há cinco anos, em 2017, o Brasil tinha pouco mais de 5.000 empresas neste modelo. Já em 2022, a Cortex, serviço de Inteligência de Vendas, revelou que o país abriga 11.562 startups.
Ademais, segundo a pesquisa, 28% das startups são do ramo da Tecnologia da Informação, enquanto 22% de Serviços e 16% do Varejo. Ainda existem empresas focadas nos setores Industriais e Financeiro.
Você tem espírito empreendedor e sabe interpretar as necessidades do mercado? Caso a resposta seja positiva, já pensou em abrir uma startup, não é mesmo? Confira como criar sua própria empresa emergente.
Sem tradução para o português, startups são empresas com modelo de negócio ágil, que buscam resolver problemas atuais do mundo atual. No entanto, essas empresas não vivem em um cenário estável, muito pelo contrário, trabalham com riscos e incertezas.
Legalmente, uma startup pode ser uma empresa ou sociedade que tenha até R$ 16 milhões anuais como faturamento. Outro ponto, é que o negócio deve ter até 10 anos de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Exemplos de startups famosas são o banco digital Nubank, a imobiliária digital Quinto Andar, o sistema de logística Loggi e o app de delivery de comida iFood. Esses são apenas alguns dos nomes que revolucionaram o mercado nacional nos últimos anos, resolvendo problemas reais dos brasileiros.
Muitas pessoas ouvem falar do sucesso das startups e se inspiram nessas histórias para abrir seus próprios negócios. No entanto, esse tipo de negócio é diferente das empresas tradicionais.
Startups precisam trabalhar com inovação, ser um negócio escalável e repetível (crescer de forma exponencial e capaz de sempre entregar o mesmo resultado ou serviço). Além disso, pela inovação, exploram campos pouco conhecidos, lidando com incertezas e riscos, sendo, por isso, flexíveis.
Por fim, também apresentam como características os baixos custos e pouca burocracia, tudo para facilitar que as soluções criadas pela startup chegue aos clientes o mais rápido possível. Mas não pense que não há planejamento e pesquisas envolvidos, essa é uma das partes mais importantes para tais negócios.
Se você sabe e quer trabalhar nas condições citadas, uma startup é o ambiente certo para você. Por isso, se você tem vontade, imaginação e pensamento analítico, saiba como montar uma startup.
O primeiro passo para uma startup é encontrar um problema que ainda precisa de solução. Encontrando um tema, deve-se realizar pesquisas para ter certeza de que sua boa ideia é inovadora e original.
Depois, verifique se sua boa ideia gera um negócio escalável e repetível. Além disso, é importante analisar os concorrentes diretos e indiretos, estudando as chances de sua empresa sobreviver a um possível ataque das rivais.
Agora, o passo principal é fazer o planejamento do Modelo de Negócio. Assim, é o momento para fazer brainstorms e trazer tudo o que sua startup poderá oferecer, cortando o que for inviável. Esse passo é fundamental para que você possa entregar algo que realmente ajude seus clientes.
Ao estudar sobre seu público-alvo e suas necessidades, bem como as bases do seu negócio, é hora de testar seu produto ou serviço, fazendo um protótipo, ou Mínimo Produto Viável (MVP).
Assim, possibilitando que seus futuros clientes experimentem seu negócio, será possível descobrir se todo seu planejamento faz sentido e resolve problemas ou se deve ser alterado até poder chegar ao público.
Você conhece sua ideia, seu negócio, seu público e o problema que ele precisa de ajuda para resolver. No momento, o necessário é entender o mercado e seu funcionamento, o que pode, novamente, fazer com que você mude seu produto, serviço, ou mesmo a direção da sua startup.
Incubadoras e locais de coworking são excelentes para encontrar parceiros e apoiadores, fundamentais para que uma startup possa decolar. Startups, por sua falta de burocracia, podem contar com a ajuda de diversas pessoas, sejam elas mentores, donos de outras empresas ou especialistas.
Construir uma rede de networking é essencial para qualquer negócio. Assim, envolve-se com novas pessoas e novos negócios, podendo oferecer ajuda mútua a outras startups.
O Memorando de Entendimento (MoU) – da sigla em inglês Memorandum of Understanding – é um documento que alinha as expectativas, direitos e deveres dos envolvidos na startup. Pode ser feito antes do contrato social, formalizando em documento o projeto que será desenvolvido, a participação de cada sócio, entre outros tópicos pertinentes.
Após muito planejamento, estudos, mudanças, análises de feedback, pesquisa de mercado e análise competitiva, além de alinhamento interno, com sócios e funcionários, está na hora de trazer sua grande ideia para o mundo.
Continue coletando feedbacks mesmo depois que sua startup começar oficialmente os negócios, porque sempre é possível mudar para melhorar a experiência dos clientes.