22/09/2022 às 18h22min - Atualizada em 22/09/2022 às 18h14min

Como é o funcionamento de um compressor de ar?

O compressor de ar é um dos itens mais versáteis da locação de equipamentos. Ele funciona a partir de energia pneumática aplicada em ferramentas usadas em vários setores de trabalho. Entre eles estão a construção civil, as funilarias, a marcenaria, indústrias diversas e consultórios odontológicos entre outros.

Assim, ao locar equipamentos pneumáticos, é imprescindível incluir o compressor de ar. Afinal, sem ele as ferramentas desse tipo não funcionam. Isso porque ele converte a energia gerada por eletricidade ou combustíveis, em pneumática.

Dessa maneira, as versões pneumáticas de parafusadeiras, furadeiras e lixadeiras, entre outras, ganham em potência, praticidade e segurança de manuseio quando comparadas com suas versões elétricas.

Como funciona um compressor de ar

O compressor atua na captação de ar atmosférico e o armazena em seu reservatório, onde aplica um alto nível de pressão. Desse modo, o ar comprimido é obtido e mantido no reservatório. Esse processo possibilita o acionamento de máquinas e ferramentas pneumáticas. 

A compressão do ar é medida em Psi, que significa libras por polegada quadrada. Mas, por ser uma unidade antiga, vem sendo aos poucos substituída pelas siglas Kpa e por fim bar. Hoje 1 bar equivale a 14.5 Psi. Este é o nível de pressão que o manômetro do compressor exibe.
Em relação à quantidade em volume do ar consumido, temos a medida em PCM, que significa pés cúbicos por minuto. Em outras palavras, ela indica o quanto o compressor é capaz de dar vazão ao ar.

Além do uso profissional, o compressor de ar também pode ser utilizado em casa. Com esse equipamento é possível realizar pequenas pinturas, encher pneus de bicicletas, automóveis, etc.


Os compressores de ar, contudo, podem ser classificados conforme o seu funcionamento. Assim, este item é dividido em: dinâmico, volumétrico, êmbolo e rotativo. 

Compressor dinâmico

Neste tipo de compressor, a energia cinética - associada ao movimento - é convertida em pressão através do deslocamento do ar no interior do equipamento.

Mas como esse processo ocorre? Dentro do compressor existem os impulsionadores. Estes itens ficam girando em alta velocidade. Assim, quando o ar entra em contato com eles, recebe a energia cinética e fica bastante acelerado.

E então ao ser lentamente escoado pelos difusores, a pressão interna acaba ficando bem elevada.

Compressor volumétrico

O compressor volumétrico faz a captação e armazenamento do ar atmosférico através de um ou mais pistões. No interior do equipamento, há um sistema de parafusos que fazem movimentos em sentidos contrários. Desta maneira, o volume do ar é reduzido e a pressão se eleva.

Compressor êmbolo

Este tipo de compressor realiza um movimento linear, sendo indicado para todos os tipos de pressão. Pode apresentar dois ou mais estágios, aumentando, assim, a sua força de compressão. Além disso, não permite que o ar se misture com os resíduos provenientes do óleo do equipamento. 

Compressor rotativo

O compressor rotativo pode ser multicelular, de duplo parafuso ou roots:

  • O compressor rotativo multicelular é capaz de comprimir o ar de forma contínua e com baixo ruído;

  • Já o compressor rotativo de duplo parafuso realiza a compressão através de dois parafusos helicoidais;

  • Por fim, no compressor roots, o ar é transportado pelo equipamento sem alteração de volume. A compressão, então, ocorre no canto do êmbolo. 

Tipos de compressores de ar

Ao realizar a locação de equipamentos, é possível escolher entre dois tipos de compressores de ar. Conheça melhor cada um deles.

Compressores de ar elétrico

Este é um modelo que costuma ser bastante econômico, inclusive contando com baixo custo para manutenção. Existem vários modelos que se diferem em tamanho, pressão, tipo de motor e voltagem. 

É sempre bom conferir a compatibilidade do equipamento com a rede elétrica do local onde será utilizado.

Compressores de ar a diesel

O compressor a diesel costuma ser mais potente e compacto do que o elétrico. Por não conter fiação, pode ser facilmente transportado. São ideais para uso em lugares onde há instabilidade de energia elétrica. 

Como manter a segurança para utilização de um compressor de ar

Se você já realizou a locação de equipamentos, é necessário tomar alguns cuidados ao utilizar o compressor de ar.

Respeite as instruções no manual de uso

O manual produzido pelo fabricante contém todas as informações necessárias para promover o uso adequado do equipamento. É muito importante seguir todas as orientações da forma certa. Assim você vai evitar danos no aparelho e até mesmo acidentes mais graves.

Tome cuidado com vazamentos

Se vazamentos ou danificações na estrutura do equipamento forem observados, o ideal é interromper a sua atividade. Nestas situações, recomenda-se levar o aparelho a uma assistência especializada e evitar realizar consertos por conta própria. Caso contrário, são grandes as chances de ocorrer um incêndio ou explosão.

Proteja-se!

Sempre utilize equipamentos de proteção individual, que podem ser incluídos no seu contrato de locação de equipamentos. Segurança vem sempre em primeiro lugar!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp