12/09/2022 às 13h08min - Atualizada em 12/09/2022 às 11h25min

Qual toalha vende mais? Veja a nova febre de toalhas com estampa de políticos

Há poucos meses para as eleições, comerciantes aproveitam polarização para vender toalhas estampadas com os rostos de políticos e as vendas indicam um favoritismo dos compradores

A disputa política deste ano está marcada pela polarização. Segundo a pesquisa da PoderData, do início de julho, o candidato do PT, Lula, tem 44% das intenções de voto e Bolsonaro, do PL, 36%. Candidatos da chamada ‘terceira via’, como Ciro Gomes, do PDT, não passam dos 5%.

A liderança na corrida eleitoral é visível não só nas pesquisas, as ruas também estão estampadas com o rosto dos candidatos. Comerciantes de rua estão aproveitando o período eleitoral para vender artigos, como toalhas de banho, camisas e bonés de Lula e Bolsonaro. 

 

Em entrevista à UOL, vendedores do Rio de Janeiro afirmaram que vendem até 400 toalhas com os rostos dos políticos por semana. Os produtos se tornaram tema de piadas na internet e até de discussões para saber qual toalha vende mais.

 

Osvaldo Pires, ambulante, vende as toalhas estampadas na Avenida Paulista, em São Paulo. De tanto ouvir a pergunta sobre o número de vendas de cada candidato, ele colocou um placar em sua banca para expor a quantidade vendida a partir do dia 1° de julho até as eleições. 

 

Desde então, Osvaldo atualiza o placar e posta o número em seu Instagram (@osvaldodastoalhas), Lula segue liderando as vendas. Ele contou à Folha de São Paulo que pretende encomendar toalhas da candidata Simone Tebet (MDB).

 

Além do comércio das ruas, as toalhas também tomaram conta das e-commerces (comércio eletrônico) e do Google. O termo “toalha lula” tem uma média de 10.000 pesquisas por mês e “toalha bolsonaro”, 1.000, de acordo com o Google Analytics. Os artigos podem ser encontrados na Shopee, no Mercado livre e no Carrefour.

Apoio de famosos

As toalhas foram ainda mais acolhidas pelo público quando celebridades começaram a comprá-las e usá-las em shows e eventos. A primeira ocasião foi quando a cantora Pabllo Vittar pegou uma toalha do Lula oferecida por um fã durante sua apresentação no festival Lollapalooza, em março.

 

Recentemente, o ator Bruno Gagliasso contou ter comprado 40 toalhas estampadas com o rosto do ex-presidente Lula para presentear amigos no podcast "Quem Pode, Pod", apresentado por Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank, esposa de Bruno. 

 

Além de Gagliasso, outras celebridades também estão mostrando apoio ao candidato do PT. O novo jingle “Lula Lá” conta com a voz de Flora Gil, Pablo Vittar, Paulo Miklos, Duda Beat, Chico Cesar, Gilsons, Martinho da Vila, Teresa Cristina, Lenine, Zélia Duncan, Maria Rita, e outros artistas. 

 

Bolsonaro também está recebendo o apoio de muitos famosos, entre eles estão Latino, Thiago Gagliasso, Ratinho, Amado Batista, Gusttavo Lima e Andressa Urach.

Lei Eleitoral 

A Lei Eleitoral 11.300/2006  veda a confecção, utilização e distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens, ou materiais que possam proporcionar vantagem ao candidato.

 

Por isso, alguns comerciantes estão com medo de expor as toalhas dos candidatos nas vitrines. Porém, desde que as frases das toalhas não tenham pedidos de votos, a venda não é ilegal. 

 

Segundo a resolução 23.610/2019 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a propaganda eleitoral explícita é permitida a partir de 16 de agosto em anos de eleição. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp