02/09/2022 às 15h50min - Atualizada em 02/09/2022 às 15h24min

Você conhece o poder dos cristais?

Dos mais raros, aos mais disponíveis. Do valor místico ao valor de mercado. As pedras e cristais carregam em suas gemas simbologias importantes e uma grandeza de histórias e significados particulares à cada uma delas. Conheça um pouco mais desse universo mágico potente! 

Ametista

 Uma inspiração dos filmes aos livros: a cor púrpura da pedra ametista reflete a mistura de ferro e manganês em suas nuances violetas. Seu nome vem do grego Amethystos, que carrega consigo a força do “despertar”, ato que também simboliza o poder do cristal de elevar a consciência ao estado meditativo, eliminando tensões e padrões repetitivos de pensamento e estimulando o equilíbrio e a sabedoria.

Pedra que rege os signos de Sagitário, Capricórnio e Peixes, a Ametista tem potencial espiritual e intuitivo, mas também carrega no campo material uma beleza potente e valiosa. É também a gema da vitalidade, proteção e cura e, por sua grande sensibilidade, deve passar por processos de limpeza energética com frequência.

Quartzo Rosa

Do tom do amor, o Quartzo Rosa ilumina, brilha e sensibiliza. É uma pedra que traz histórias místicas de reconciliações amorosas em suas partículas de fósforo, ferro, magnésio e cálcio, revelando o amor em seu estado interno e externo.

Não à toa, é o cristal que age de dentro para o mundo e trabalha a sensibilidade, autoconhecimento, aceitação, autoconfiança e o equilíbrio do corpo e da mente. Essa gema vibra a energia natural e visceral ligada ao coração e está associada ao signo de Touro e ao Chakra cardíaco, protegendo o que nos há de mais puro: nossa essência e nossas emoções. Por isso, deve ser energizado constantemente em água corrente e banhos de sol e lua.

Sodalita

Mais que um cristal, a Sodalita é um refúgio energético. A tão conhecida Pedra de Sal, pela Grécia Antiga, é famosa pelo seu poder de cura, criação e proteção.

Com raios azuis e tons violetas, ela combina manganês com uma orquestra de minerais que a transformam em um amuleto conectado à intuição e ao equilíbrio. Tem em suas vibrações elevadas a regência com o signo de Sagitário e instiga a força interior, a expansão da consciência e a percepção. É também muito usada em meditações para acalmar a mente e despertar o íntimo para a espiritualidade e misticismo.

Água Marinha

 Céu e mar se encontram energeticamente na formação dessa gema. A água marinha representa a força da natureza e traduz o que há de mais imenso no mundo: o íntimo. Não em vão, é a pedra da harmonia, relaxamento, equilíbrio, autoconhecimento e serenidade das emoções. É também protagonista do enredo mítico em que acalmou Poseidon, o Deus do Mar, ao ser jogada nas águas. Além disso, carrega a função de amuleto dos navegadores e regente dos signos de Peixes, Escorpião e Câncer.

Por ser uma gema essencialmente ligada ao universo marítimo, para recarregar suas energias, a forma de limpeza não poderia ser outra: água corrente e descanso submerso. 

Ônix

Uma pedra com poder colossal e intensa carga energética originária do seu contato terrestre visceral. Tem sua força reconhecida nas lendas gregas, nas civilizações Persas, nos antigos povos da Índia e, claro, também hoje em dia. Sim, a Ônix é capaz de agir como um talismã, um amuleto potente que carrega em seus matizes cor de noite a capacidade de   neutralizar mau-olhado e trazer segurança, serenidade e positividade.

Associado aos signos de Aquário, Capricórnio, Peixes, Libra, Sagitário e Câncer, esse cristal reflete intensidade até no nome: Ônix quer dizer garra.  É a gema da intuição, que equilibra o fluxo de energias e deixa Yin e Yang, as principais forças do universo, em harmonia. 

Cristal

O mais conhecido e também o mais completo dos campos místicos, o Cristal tem magia ancestral e carrega consigo inúmeros símbolos de cultura, magnetismo e encanto.

Com suas tantas cores, formatos e belezas, os Cristais mostram o encanto das camadas interiores da Terra e orquestram a tangibilidade do mineral e a subjetividade da
energia que o poder dessa pedra se manifesta.

Austera e leve, essa pedra espelha a frequência do universo e transmite força límpida e natural entre corpo, natureza e espírito, agindo como purificador e alinhando os Chakras do campo físico ao ambiente exterior. Para garantir toda essa potência, dedique um tempo para se conectar a ele, sinta a pedra em suas mãos, medite e coloque ali suas energias.  

Cornalina

 
De tom laranja-avermelhado que refletem a quantidade de luz solar que recebem e, da mesma forma que o astro-rei, também exala seu brilho próprio. A Cornalina tem vibrações fortes, energias vitalizantes e efeito restaurador.

É presença forte no budismo, traduzindo a força do novo, das descobertas e da coragem de viver o desconhecido. Inspira também o despertar interior, abrindo os olhos para o que o universo apresenta. Pedra de Áries, é intensa da mesma forma que o signo que rege, tanto que, com sua energia de fogo, é capaz não só de recarregar a si mesma, quanto limpar a energia de outras pedras e também do ambiente. 

Amazonita

Do Brasil mais real e profundo surge a Amazonita. Vinda do potente rio Amazonas, é o pé de coelho dos cristais e uma pedra sagrada para os indígenas. De cor verde, esse amuleto é indicado para fortalecer a mente, proteger o campo energético, atrair boa sorte e transmutar energias e vibrações.

Mais que um mineral, é um trevo de quatro folhas, principalmente para os signos de Aquário e Peixes, capaz de harmonizar suas emoções e agir nos Chakras Cardíaco e Laríngeo, sendo o braço direito da nossa energia vital. 

Topázio Amarelo

Dos raios do sol surge o tom e as energias do Topázio Amarelo. Pedra sagrada para os Hindus, essa gema tem suas histórias escritas em várias culturas, onde é reconhecida como a Pedra do Sol, um cristal que filtra e emana as energias originárias pelo astro que rege esse sistema.
 
O Topázio Imperial é, assim como o sol, um monumento de luz e expressão, de grandiosidade. É imponente e majestoso, agindo como fonte energética para recarregar energias da Aura, do corpo e também de ambientes, principalmente se for utilizada pelos signos de Áries, Leão, Gêmeos e Sagitário. Por sua forte luz e conexão solar, não precisa ser limpa com frequência, pois emana muitas vibrações positivas e tem em si sua usina energética particular. 

Quartzo Verde

 Do tom cristalino da sorte, o Quartzo Verde já revela a que veio à primeira vista: inspira calma e liga nossa energia à energia da natureza.

Composta por dióxido de silício, ela é conectada ao Chakra cardíaco e reflete o poder dos signos de Câncer e Virgem. Tem também inúmeras propriedades místicas em seus raios verdes como energia curativa e renovadora, em um contato próximo com o universo, transmitindo saúde e vitalidade, serenidade, estabilidade nas emoções, vigor físico e energização da aura, atuando ativamente nos sentimentos. Devido a isso, é chamada de gema da oportunidade. 

Esmeralda

Os mil tons esverdeados e o seu brilho singular, fazem da Esmeralda, ou também conhecida por ouro verde, uma pedra super valiosa no campo místico e também material.

Explorada desde as civilizações antigas, ela tem um significado peculiar para cada cultura: para os incas e astecas, uma gema que poderia expandir a mente. Os egípcios, como amuleto de proteção. Para os  povos gregos, é uma representação de Afrodite, deusa do amor e fidelidade. Também associada à Cleópatra, é considerada a joia da beleza e eternidade. 

Com tantos mistérios e crenças, há quem diga que a esmeralda é uma importante ferramenta de cura, de inspiração e dos relacionamentos bem sucedidos, equilibrando principalmente os signos de câncer, touro, libra e escorpião. 

Citrino

Essa vertente do quartzo de tons amarelos beira a perfeição e traduz a beleza em sua forma mais pura. Mas de maneira irônica, é justamente o oposto disso, que faz com ela exiba tal tom: o Citrino é criado graças às controversas impurezas férricas, responsáveis pela sua cor.

Uma das pedras com melhor custo-benefício no mercado das joias, é usada como opção para pedras preciosas de altíssimo valor como topázio e safiras. É a gema que rege o sol nascente, capaz de revigorar o espírito de quem a utiliza e atrair positividade, sendo usado desde a Idade Média como símbolo de vida eterna e energia física.

Pedra de Libra, Gêmeos, Leão,Peixes e Virgem, o Citrino também combate esgotamento mental, melhora a capacidade de concentração, elimina medos e angústias, libera pressões rotineiras e atrai novos caminhos. Seu uso é indicado em meditações para relaxar e limpar a energia própria e de outros cristais.
 

Ágata de Fogo

 
Fogo e poder  inspiram essa pedra marrom com nuances avermelhadas. Ágata de fogo é uma pedra magnética que age no centro das nossas emoções, inundando o interior pela energia vital de confiança e força, tanto física, quanto mental.

A potência presente nas chamas acalmam e protegem graças à conexão direta com o calor da vida, o que a transforma também em amuleto que bloqueia maus sentimentos e afasta pessoas que não trazem consigo boas intenções. Segundo a cultura árabe, tal proteção se estende para distinguir amigos verdadeiros e falsos.

Responsável por reger o signo de escorpião, a Ágata de fogo se conecta a dois de nossos principais chakras: raiz e sacral. Quando associada ao primeiro, inspira afeto e segurança. Já no segundo, estimula a energia sexual, o poder pessoal  e aumenta a libido. 

Morganita

Das divindades do amor, a Morganita é o mais puro reflexo desse sentimento incondicional que atrai e mantém o afeto em nossas vidas. Essa gema rara, que só cresce em pequenas quantidades e na presença de outros minerais, é uma variedade rosa do berílio, é translúcida e emana em seu brilho vítreo a energia da paz, alegria, compaixão e força interior.

Também encontrada em tons de rosa pálido, roxo e laranja, a Morganita manifesta o Chakra cardíaco e é conhecida por ser a pedra do coração ou o cristal do amor divino, mas pode ser usada para proteção energética e purificação da aura.

Granada

 
Pedra do fogo e guardiã da paixão, seu nome já diz a que veio: Granada é uma potência da natureza, é o impulso do amor e do sexo, é a emoção em seu estado bruto.

Indicada para momentos de crise, essa gema leva ordem ao caos, purifica, ilumina e guarda o que há de verdadeiro. Reduz também a inibição e os tabus e aumenta a autoconfiança.

O ideal é carregá-la como um amuleto em sua rotina, seja ao lado da cama ou embaixo do travesseiro para diminuir a ansiedade e dormir com plenitude, junto ao coração ou nas mãos para meditar e atrair boas energias ou como trevo da sorte, em todas as ocasiões em que a sua força vital precisar de uma ajudinha extra.

A granada tem sua potência elevada quando usada pelos signos de Leão, Áries, Escorpião e Sagitário. 

Lápis Lazúli

 
Intenso, profundo e de uma rica história azul, o Lápis Lazúli é utilizado desde as civilizações antigas para retratar a força e beleza das divindades, sendo reflexo claro da pureza. Mais do que um mineral, é uma rocha metamórfica, composta por diversos deles, que se assemelha ao mármore cristalino, tendo como seu componente principal e de azul intenso, a lazurita, que se contrapõe com pequenos grãos dourados.

De estética elegante, cor forte e energia que proporciona tranquilidade, o Lápis Lazúli é uma gema fantástica que inspira em seus azuis, o equilíbrio e a intuição. Também carrega consigo o efeito calmante e regenerativo, ajudando a manter a paz emocional no dia a dia.

Pérolas

A “Rainha das Gemas” é a mais antiga pedra preciosa conhecida e já foi também a joia mais cara e rara do mundo.  São até hoje muito famosas por representarem a pureza e feminilidade e, em algumas culturas, como a persa, representam o órgão genital feminino. Já no Oriente, é conhecida pelas suas propriedades afrodisíacas.

Por serem formadas através da invasão de um objeto dito como “intruso”, a pérola carrega a metáfora de que há beleza até mesmo no inesperado. Suas formações, inclusive, podem se dar naturalmente ou por cultivo e intervenção humana, sendo a primeira encontrada dentro das ostras, extremamente raras, na proporção de 1 em 1 milhão e, portanto, muito valiosas. Já as cultivadas, são crescidas em  “fazendas de pérolas” por meio de um procedimento cuidadoso de implementação do nácar dentro do moluscos que são devolvidos para a água e recebem os devidos cuidados para que as pérolas se formem.
  

Pedra da Lua

Seu nome já diz a que veio e todo o poder capaz de ser emanado por essa gema. A Pedra da Lua tem em seu aspecto forte semelhança com o astro iluminado em noites claras. É branca, com nuances azuladas e exalta a energia feminina, devido a sua ligação com as fases lunares associadas ao ciclo menstrual das mulheres, tendo a ovulação acontecendo na lua cheia e a menstruação acontecendo na lua nova. Como sua nomenclatura já sugere, tem conexão com a energia lunar e ajuda  no equilíbrio, no autocontrole e na autoconfiança, principalmente nos signos de Libra, Câncer, Escorpião, Virgem e Peixes.

É indicada que se use para meditar principalmente aliando o pensamento meditativo às fases da lua: durante a Lua Nova para adquirir força para se apresentar ao mundo e se mostrar. Na Lua Crescente, para o aprimoramento e para quem deseja mudanças.  Na fase Cheia é bom para comemorar uma jornada de sucesso e prazer interno. E na minguante, para revisitar os processos, analisar o que deu certo e retirar ensinamentos para a vida.
 


Enviado por Sua Imprensa
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp