26/08/2022 às 16h24min - Atualizada em 26/08/2022 às 16h23min

GABA: o que é e 5 maneiras naturais para impulsioná-lo

O GABA é um neurotransmissor essencial para uma variedade de funções, incluindo sono, estresse e cognição.

 

Os suplementos com GABA são populares porque baixos níveis de GABA podem contribuir para ansiedade, transtornos de humor, inquietação e muito mais.

 

Se isso soa comum para você, então você pode naturalmente pensar na ideia de tomar suplementos nootrópicos para melhorar o seu bem-estar.

 

Uma maneira eficaz de apoiar seu cérebro e corpo é aumentar seus níveis do aminoácido gama-aminobutírico, ou GABA.

 

Então vamos entender essa substância e como ela funciona para fornecer muitos efeitos benéficos.E saiba também como funcionam os hacks mentais

 

Vamos ver o que o GABA faz, o que é e por que é importante?

O que é GABA?

GABA é um neurotransmissor (um dos mensageiros químicos do cérebro), o que facilita a comunicação entre seu cérebro e seu sistema nervoso. É produzido no cérebro a partir de um aminoácido, glutamato, bem como de vitamina B6.

 

GABA é o principal neurotransmissor inibidor do seu corpo, o que significa que seu trabalho principal é inibir, ou reduzir, a atividade das células nervosas em seu sistema nervoso. 

 

Isso significa que ajuda a manter sua mente relaxada e calma à medida que entra um estado de alerta e despertar.

 

Ele faz isso ligando-se aos receptores GABA no cérebro, agindo como um freio nos neurotransmissores mais estimulantes do cérebro, fazendo com que você se sinta mais relaxado.

 

Baixos níveis de GABA estão ligados a sentimentos de ansiedade, excesso de pensamento e tensão, que podem ter um impacto negativo no humor, sono, motivação e muito mais.

 

Ainda não está totalmente compreendido o que causa baixos níveis de GABA, embora se especulou ser em grande parte até genética, níveis de estresse, falta de exercício e má alimentação.

 

Focar em aumentar seus níveis de GABA forneceria muitos efeitos calmantes – vamos dar uma olhada mais de perto!

 

Principais funções do GABA

 

Receptores GABA estão disponíveis em diferentes partes do cérebro, incluindo o córtex e o gânglio basal. Suas principais funções incluem:

  • Promover a calma: O efeito calmante natural proporcionado pelo GABA poderia reduzir a sensação de ansiedade e promover a calma.
  • Suporte a sintomas e humor da TPM: As propriedades distintas do GABA podem ajudar a reduzir as mudanças de humor e os sintomas da TPM.
  • Sinalização do córtex: O córtex trabalha com outras partes do cérebro para controlar várias funções corporais, como movimento, percepção e comportamento. O GABA envia sinais ao córtex para promover ou controlar o movimento de diferentes grupos musculares. Com uma quantidade ótima de GABA, os músculos se sentem relaxados.
  • Produzir neurônios: O GABA tem um papel importante na produção de neurônios.
  • Controle o ciclo do sono: Os receptores GABA podem regular o ritmo circadiano do corpo ou o ciclo de vigília do sono. Os aparelhos do sono tentam aumentar a atividade desses neurotransmissores para induzir o sono e aumentar um padrão de sono saudável.

Benefícios do Aumento do GABA

O principal benefício da suplementação com GABA é um reequilíbrio saudável da função cerebral. 

Isso permite que você esteja de bom humor. Esta molécula também é uma ajuda inegável na redução dos níveis de estresse.


Muitos pesquisadores também acreditam que o GABA ajuda a induzir um estado de relaxamento e permite um sono mais tranquilo. 
 

Também pode desempenhar um papel na liberação de outras moléculas que ajudam a combater a dor, assim uma espécie de analgésico natural.

Ao melhorar seu humor, é um antidepressivo natural! Como o GABA é um neurotransmissor, permite que os neurônios se comuniquem entre si, o que suporta muitas outras funções. 
 

O GABA também parece ajudar na produção de outros hormônios, como o hormônio do crescimento, liberado durante a fase de sono.


Como o GABA tem efeitos calmantes no cérebro, o aumento dos níveis pode resultar em:

 

  • Redução do estresse mental e físico;
  • Aliviando sintomas de ansiedade;
  • Uma diminuição da tensão muscular;
  • Um clima calmo;
  • Pressão arterial equilibrada;
  • Uma noite de sono melhor.
 

Parece algo em que todos deveríamos estar nos concentrando, certo?

 

Vamos dar uma olhada nas 5 melhores maneiras naturais de aumentar o GABA!

5 maneiras naturais de aumentar o GABA

1. Meditação 

Estudos têm mostrado que atividades como meditação, yoga e outras práticas de movimento têm benefícios confirmados, como o aumento dos níveis de GABA e a diminuição dos sintomas de estresse e ansiedade.

 

Além disso, níveis mais baixos de cortisol (hormônio do estresse) têm sido relatados naqueles que regularmente meditam.

2. Exercício e Atividade Física

Aumentar a prática de exercícios e atividades físicas seria altamente benéfico em muitas áreas da sua vida, particularmente na saúde física. 

 

No entanto, o exercício regular também ajuda a aumentar a sinalização GABA no cérebro.

 

Embora este não seja um efeito instantâneo do exercício, o exercício regular e consistente aumentará os níveis de GABA ao longo do tempo.

3. Aumentar o consumo de alimentos ricos em GABA

Uma breve lição de ciência: O GABA é produzido por outro aminoácido encontrado no cérebro – glutamato. 

 

Este aminoácido é relativamente abundante na dieta e é encontrado em altas concentrações nesses alimentos:

  • Alimentos curados e preservados, como queijos e carnes;
  • Caldos ósseos;
  • Peixe;
  • Ovo;
  • Cogumelos;
  • Tomates;
  • Brócolis;
  • Nozes;
  • Soja.
 

Nosso cérebro também requer outros cofatores, como a vitamina B6, que atua na produção de GABA. 

 

Portanto, não é preciso dizer que pode haver benefícios adicionais para aumentar sua ingestão de alimentos ricos em B6, tais como:

  • Espinafre;
  • Brócolis;
  • Couve-de-bruxelas;
  • Alho;
  • Bananas;
 
4. Tome um suplemento

O GABA também está disponível em composições de suplementos nootrópicos. Os suplementos GABA têm se mostrado bastante eficazes para aliviar os sentimentos de ansiedade e promover o sono tranquilo.

 

No entanto, um dos melhores suplementos GABA disponíveis é o Biohack. Combina ingredientes nootrópicos apoiados por pesquisas que ajudam você a desbloquear 100% de poder cerebral otimizando inúmeras vias cerebrais.

 

Ingredientes como Tirosina e vitamina B6 ajudam a promover a produção de GABA e outros produtos químicos cerebrais ligados ao pensamento focado, memória clara e um humor saudável.

 

Adequado para cada indivíduo, o produto Biohack impulsiona todos os aspectos da cognição em todos os tipos de pessoas, desde estudantes e profissionais até atletas e competidores!

Conclusão 

Embora o GABA seja um químico cerebral de ocorrência natural, você pode, sem dúvida, fazer pequenas mudanças no estilo de vida para garantir que este neurotransmissor chave esteja sendo produzido em quantidades saudáveis.

 

Se você optar por incorporar mais alimentos ricos em GABA em sua dieta, experimentar com ervas ou considerar um suplemento, não é preciso dizer que você se beneficiaria de priorizar sua saúde cerebral!


Enviado por Sua Imprensa

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp