26/07/2022 às 15h16min - Atualizada em 26/07/2022 às 15h09min

6 razões para sorrir hoje

Veja razões para sorrir e algumas dicas de hábitos que podem melhorar o seu dia

6 razões para sorrir hoje - Foto: Divulgação
Na rotina estressante, muitas vezes parece difícil arrumar razões para sorrir. Mas, existem vários motivos e estratégias que podem fazer você mudar de ideia. Que tal recorrer a boas notícias para tentar mudar o seu humor? Ou até mesmo encontrar com um amigo para um café depois do trabalho?
 
A verdade é que sorrir é uma bola de neve de emoções positivas. Quanto mais você sorrir, mais você se sentirá melhor e terá vontade de sorrir de novo.

Melhore seu dia com algumas dicas

Se você está tendo dificuldades de achar razões para sorrir, comece com a inserção de pequenos hábitos no seu dia.

-Leia notícias boas

Ler notícias boas é uma forma de contar para a sua mente que há esperança e que o mundo não é de todo ruim. Consumir notícias positivas faz bem para a saúde mental e física e é capaz de reduzir as chances de ter um infarto, por exemplo.
 
Além disso, é uma forma de se inspirar a fazer a diferença na vida de outras pessoas e dar aos outros razões para sorrir!

-Jogo do contente

É hora de incorporar a Pollyanna, de Eleanor H. Porter, e brincar do jogo do contente. Esse clássico da literatura mundial é a “bíblia” do otimismo. O jogo, basicamente, trata-se de procurar o lado bom em tudo, mesmo naquilo que traz sensações desagradáveis e exercitar a positividade.

-Reclame menos

Por mais que pareça uma válvula de escape para o estresse, reclamar tem o efeito contrário. A pessoa que reclama o tempo todo está ensinando ao cérebro que os problemas devem ser tratados de forma intensa — e negativa. Isso vira um ciclo sem fim. Quanto mais você reclama e se estressa, mais estresse terá.
 
Charles Duhhig, em seu livro O Poder do Hábito, conta que para inserir um novo hábito, é preciso repetir algo por 21 dias. Então nada de desistir no primeiro dia, hein!
 

6 razões para sorrir hoje (e todos os outros dias)

Agora que você já tem em mãos dicas de como melhorar um pouco seu dia, é hora de conhecer as vantagens que você com certeza terá ao rir mais. Você vai ver que razões para sorrir não vão faltar.

1. Contagia

Nossos neurônios-espelhos são os grandes responsáveis por um sorriso ser contagiante. Eles têm a alta capacidade de imitar uma ação, além de serem diretamente relacionados à empatia, percepção de sentimentos de outras pessoas e possibilitam que a pessoa perceba o que o outro está sentindo.
 
Por isso, quando seu sistema nervoso vê uma pessoa sorrir, ele automaticamente e de forma inconsciente reconhece a fisionomia e copia a ação. Além disso, pessoas felizes podem levar energia positiva a um ambiente.

2. Te faz sorrir mais

Tente sorrir, de forma consciente, durante o dia, até que isso se torne algo natural para você. Isso vai ensinar a sua mente a encarar as coisas de forma diferente.

Sorrir leva a energia ruim e as tristezas para longe e elevam o alto astral, tanto seu quanto de quem te cerca.

3. Queima calorias

Um estudo da Universidade Vanderbilt (EUA) mostra que rir durante 15 minutos queima até 40 calorias. Quanto mais genuína a gargalhada, mais calorias você queima. Isso porque, quando uma pessoa ri, ela chega a movimentar até 80 músculos.

4. Rejuvenesce

Sorrir é uma forma de fortalecer a musculatura do rosto e do pescoço. Então sim! Sorrir rejuvenesce. Além disso, seu sorriso tem caráter terapêutico e  pode retardar o aparecimento de rugas do envelhecimento.
 
Pesquisadores do Congrès International d’Esthétique & Spa descobriram que sorrir melhora:
  • A elasticidade da pele
  • Combate rugas
  • Ativa a circulação sanguínea do rosto
  • Aumenta a hidratação da pele
  • Retarda o envelhecimento cutâneo

5. Faz bem para a saúde

Já ouviu a  frase “rir é o melhor remédio”? Já é cientificamente comprovado que é a mais pura verdade. Sorrir libera endorfinas, analgésicos naturais e serotonina. Assim, rir provoca o relaxamento do corpo e diminui, inclusive, a dor.
 
Mas, são inúmeros os benefícios do sorriso para o corpo. veja alguns deles:
  • Aumenta a expectativa de vida
  • Acelera o sistema imunológico
  • Reduz a pressão arterial
  • Aumenta o nível de HDL (o colesterol bom)
  • Provocam a sensação de prazer e felicidade
  • Previnem doenças como infarto, câncer e derrames 

6. Traz benefícios no trabalho

O sorriso pode ser considerado o cartão de visitas de uma pessoa. É um gesto de que se está aberto a ouvir o outro e a levar bom humor para o ambiente. Sorrir descontrai o ambiente organizacional e pode até reduzir as chances de um colaborador faltar por motivos de saúde.
 
Alguns estudos mostram que quem sorri mais no trabalho têm mais chances de ser promovido. Então teste sorrir durante uma reunião e veja o efeito disso no ambiente.
 
Seja para cuidar da sua saúde física, mental ou para melhorar sua produtividade, existem muitas razões para sorrir. Mas o mais importante é que este sorriso seja sincero e cheio de energia boa.



Enviado por Sua Imprensa
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp