19/07/2022 às 10h59min - Atualizada em 19/07/2022 às 10h58min

O que é link interno e link externo: quais as diferenças?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

No momento de melhorar o posicionamento do seu site, é importante se fazer algumas perguntas, entre elas, o que é link interno e link externo.

Mas qual a diferença entre os dois?

Basicamente, um link interno é quando você faz um link no seu site direcionando para uma página interna, ou seja, um link do seu site para o seu site.

Já o link externo, é quando você tem um link a partir de um site de fora, isto é, um site terceiro apontando um link para o seu.

Ambos devem fazer parte da sua estratégia, e para você entender mais profundamente o papel de cada um, continue a leitura e descubra!

O que é link interno e link externo: quais as diferenças?

Quando falamos sobre o que é link interno e link externo, saiba que cada link tem uma função, mas não se preocupe porque vamos explicar em detalhes:

Os links externos aumentam sua popularidade

Vamos supor que seu site se chame site A. Quando existe um link de um site B apontando para o seu, isso é link externo, mais conhecido pelo nome de backlink.

Na hora de posicionar um site no Google, são os links externos de alta autoridade que têm maior peso, porque isso vai ser visto como recomendações.

Se você tem um site B, um site C, um site D...que colocam links direcionando para o seu site, isso mostra que podemos confiar no seu site, da mesma forma que o Google lhe dará mais credibilidade.

Isso vai aumentar a popularidade do seu site aos seus olhos e é um dos critérios levados em conta que permite melhorar seu ranqueamento a longo prazo.

Agora, tenha em mente que você deve aumentar o número de links externos no seu site, privilegiando os de alta qualidade e tomando cuidado para não ser penalizado com backlinks ruins

Nesse sentido, quais são elementos que são levados em conta na qualidade dos seus backlinks?

  • Autoridade da página/site;

  • Pertinência do site;

  • Posição do link na página;

  • O link é bem contextualizado;

  • Link de texto âncora;

  • O link é originado de uma publicação do tipo guest post?

  • O link é Nofollow ou Dofollow.

Atenção a pontuação de Spam no perfil de backlinks

Se você tiver fazendo uma campanha de Link Building para seu domínio é importante conferir a pontuação de Spam em ferramentas de SEO como a MOZ. 

Segundo John Mueller do Google, backlinks tóxicos, ou com alta taxa de Spam, não influenciam no posicionamento nas páginas do Google.

Entretanto, é melhor pecar por zelo do que ter alguma penalização. 

Os links internos facilitam a navegação no seu site

Quando um internauta chega no seu site, é por meio dos links internos que ele vai conseguir navegar facilmente por todas as páginas.

Dessa forma, os links internos permitem aos usuários navegar no seu site para descobrir a página que fala do conteúdo que eles estão querendo saber.

Quanto aos mecanismos de pesquisa, é o que possibilita ao Google compreender melhor a arquitetura bem como descobrir o conteúdo de um site, principalmente as páginas “escondidas”.

Além disso, para indexar uma página, os robôs precisam entender a página e ter acesso à estrutura dos links a explorar.

Mas lembre-se que são os backlinks que você deve conseguir para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa, particularmente o Google.

Por que os links são importantes para o Google?

Você já entendeu o que é link interno e link externo, mas vale a pena reforçar aqui a sua importância para o Google.

Os links internos são indispensáveis para o site de uma empresa, e isso por diversos motivos:

  • Estruturam o site. Quanto mais links internos, melhor o Google ou outros motores de busca podem explorar e indexar seu site;

  • Experiência do usuário: Eles ajudam os usuários a navegar no seu site e passar de uma página para outra;

  • Poder de classificação: Quando uma página está linkada a outra página, ela transmite uma certa autoridade a essa última, o que aumenta a probabilidade da segunda página ser classificada nos resultados.

Já quanto aos backlinks, eles permitem:

  • Construir sua reputação na internet: Quando um usuário faz uma pesquisa, o Google lhe mostra o melhor resultado possível. Para isso, ele direciona esses usuários para os sites mais confiáveis, populares e ricos em backlinks;

  • Melhorar sua credibilidade: Se você tiver backlinks vindo de sites com boa reputação e tendo relação com sua atividade, você ganha a confiança do Google;

  • Gerar tráfego de referência: Um bom link de um blog ou de um site pode te ajudar a gerar tráfego de qualidade;

  • Desenvolver sua marca: Os links externos podem ajudar também a construir e fortalecer a imagem da sua marca.

Conclusão

Entendendo o que é link interno e link externo, saiba que para ter excelentes links internos e externos, isso exige um certo trabalho.

Mas a boa notícia é que o esforço vai valer a pena, pois é possível melhorar e muito o posicionamento do seu site graças aos links internos e externos!

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