04/03/2024 às 14h35min - Atualizada em 04/03/2024 às 14h34min

Atendimento via WhatsApp: o poder dos chatbots no aplicativo

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Ter um atendimento via WhatsApp é uma grande vantagem para qualquer empresa. Facilita vendas ou, até mesmo, negociações, além de ser uma ferramenta que pode transformar seu atendimento.

Um ChatBot para atendimento é a ferramenta ideal para desbloquear essas funções que podem mudar a forma como uma empresa vende para sempre. Mudar para melhor, é claro, com mais vendas e sem perder tantos clientes por não conseguir atendê-los.

Além disso, o ChatBot para atendimento no geral conta com várias funções que enriquecem a experiência de vender. É uma excelente oportunidade de conseguir alavancar seus resultados!

Entenda o que é um chatbot para WhatsApp

ChatBots para WhatsApp são programas chamados de API e oferecem um “robô” para ser integrado no WhatsApp Business, com o objetivo de realizar funções especiais que não estão nativas no aplicativo. Entre essas funções está o envio de várias mensagens automáticas, mensagens responsivas ou, até mesmo, o atendimento completo.

Desta forma, o atendimento via WhatsApp fica muito mais rico e natural, muitos clientes podem nem se dar conta de que, na verdade, foram perfeitamente atendidos por um ChatBot. Outro ponto é que esses sistemas são incríveis para auxiliar os vendedores da empresa, sobretudo quando estes se ausentam.

Também pode melhorar a vida dos vendedores como um todo, sendo inclusive decisivo para agilizar vendas rotineiras. A ferramenta é de fato muito versátil e vantajosa quando otimizada.

Quais as vantagens de um chatbot para atendimento via WhatsApp para sua empresa?

Há várias vantagens em realizar um atendimento via WhatsApp por meio do ChatBot, como atendimento 24 horas e otimização do tempo de venda. Confira mais detalhadamente:

Atendimento ao cliente 24/7

O atendimento via WhatsApp com uma API ChatBot pode atender 24 horas por dia e sete dias na semana sem qualquer problema, o que mostra a versatilidade e facilidade que é trazida pela ferramenta. Por meio dela é possível atender até mesmo durante feriados, domingo e quando não há vendedores disponíveis.

É claro que, a depender da sua estrutura de negócios e da forma como vende, pode ficar mais complexo ou até inviável permitir que apenas o ChatBot realize estas vendas.

No entanto, é possível ao menos engajar os clientes e permitir que o ChatBot indique que os profissionais atenderão assim que possível, inclusive com os horários bem definidos.

Para serviços que trabalham com agendamento, também é possível colocar o ChatBot para agendar consultas com hora marcada. O atendimento via WhatsApp será fundamental para melhorar a rotina de vendas.

Múltiplos atendimentos simultâneos

ChatBot para WhatsApp não funcionam apenas com um cliente por atendimento, pelo contrário, podem atender vários clientes e negociar com eles ao mesmo tempo. Outra dica interessante é permitir que o ChatBot realize o atendimento de alguns clientes enquanto os vendedores assumem tarefas mais complexas.

Por exemplo, é possível que o ChatBot converse com os primeiros leads ou com clientes que estejam na base do funil. Já os vendedores assumem os clientes que já passaram para o meio e se encaminham para o final e, assim, precisam de um apoio e atenção maior para fecharem um bom negócio com a empresa.

Redução de custos

Os custos são bem reduzidos com um atendimento via WhatsApp, sobretudo pelo custo benefício que está associado ao uso dos ChatBots. Ao considerarmos as funções de 24 por 7 desta ferramenta, é realmente mais barato contar com ela do que com atendentes que trabalham todos os dias e a qualquer hora em sua empresa.

Deste modo, usar o ChatBot e combinar seu uso com o atendimento de colaboradores é muito mais barato. Inclusive, é mais rentável, por conta das vendas geradas pelo uso do bot e a sua integração com o WhatsApp Business e o atendimento da empresa.

Escalabilidade

Por falar em lucro, a escalabilidade é um dos aspectos mais impactados pelo uso de um ChatBot. O atendimento via WhatsApp aumenta os resultados da empresa de maneira geral e há vários motivos para isso, por exemplo:

  • Atendimento de mais clientes;

  • Atendimento 24 horas;

  • Organização de vendas;

  • Otimização do funil de vendas.

Desta forma, é possível conseguir vender mais, com maior qualidade e até mesmo negociar produtos e serviços premium com seus clientes. Tudo isso sem perder nenhum contato, aumentar o tempo de atendimento e o seu nível por meio do WhatsApp.

Geração de leads e vendas

É também um excelente gerador de leads e pode ser integrado em uma estratégia de otimização de funil. Como já comentamos, é possível que o ChatBot seja programado para lidar com os leads e os primeiros contatos de vendas enquanto os atendentes cuidam de negociações mais complexas.

Um dado interessante sobre o ChatBot para WhatsApp é que com ele nenhum lead é perdido, todos são atendidos sempre que possível e imediatamente após entrarem em contato com a empresa. Sem exceção, cada lead é atendido pela API e os atendentes ficam à disposição para tratar com esses clientes sempre que possível.

Otimização do tempo

E se sua empresa tem dificuldade em lidar com o tempo, pode contar com o ChatBot para auxiliar neste quesito. Quando os vendedores tiverem qualquer outra demanda urgente, pode deixar parte do serviço, quando não, serviços inteiros, na mão desses robôs inteligentes capazes de atender.

Outra característica é que ChatBots também podem agilizar vendas e determinar o que certo cliente ou lead deseja. Desta forma, ao levar a venda até o atendente, vários aspectos sobre esse cliente já foram tratados, como seu nome, o serviço ou produto pelo qual tem interesse e até seu cadastro na empresa, se tiver.

Automatização das vendas

Se sua empresa desejar, é possível colocar o ChatBot para automatizar vendas e realizar negociações completas. Este é um diferencial reservado às empresas que vendem produtos bem definidos, com preços tabelados, métodos de pagamentos já selecionados e que devem ser escolhidos.

Para empresas que trabalham com catálogos, por exemplo, esta é uma excelente notícia. O ChatBot pode oferecer o catálogo e até explicá-lo aos clientes, enquanto o mesmo seleciona o que deseja e fecha a venda.

Vale a pena criar seu chatbot ou escolher um sistema pronto?

Tudo vai depender das suas necessidades e do investimento que está disposto a realizar. Lembrando que para criar seu próprio sistema, terá que contratar uma equipe capacitada para executar o projeto, dentre outros detalhes.

Por outro lado, ao optar por um sistema pronto, já pode usá-lo imediatamente, e sem precisar desembolsar valores para ter uma equipe com esse fim. Além disso, evita-se qualquer erro na construção de uma API, e sua empresa pode receber o suporte do serviço quando quiser.

Porém, é fundamental escolher uma plataforma de atendimento personalizado via WhatsApp que atenda todas as necessidades de sua empresa, com uma ferramenta completa que ofereça soluções exclusivas!

O chatbot para atendimento substitui completamente o atendimento humano?

O ChatBot para WhatsApp não visa substituir o atendimento humano, mas preparar o cliente para o atendente. Ao menos uma equipe de suporte deve ser reservada, caso o cliente queira e necessite falar com um atendente e tirar dúvidas mais elaboradas, ou necessitar de um atendimento mais específico.

Neste caso, o atendimento humano se torna fundamental, e é necessário que os profissionais estejam a postos e prontos para finalizarem este atendimento. Então o melhor é sempre combinar as ferramentas digitais com o esforço dos colaboradores.

Entendeu tudo sobre como otimizar o atendimento via WhatsApp através de ChatBots? Então, transforme já o atendimento da sua empresa e usufrua de todas as vantagens. Aproveite, e compartilhe esse artigo com seus amigos!

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