08/07/2022 às 15h27min - Atualizada em 08/07/2022 às 15h15min

5 sinais de que está na hora de fazer a troca de óleo da moto

A maioria das motocicletas tem um alerta no visor ou uma vareta com a qual é possível checar o nível de óleo do motor. Mas você sabia que existem outros sinais de atenção que podem indicar que já é hora de fazer a troca de óleo da moto?

Se você não sabe se já está na hora de trocar o lubrificante do seu veículo, continue a leitura e descubra já!

Quando é importante trocar o óleo da moto?

De acordo com o especialista em óleo para motor de motos na Top Oil, Rafael Zancanelli, “a troca de óleo da moto pode acontecer tanto pelo tempo, quanto pela quantidade de quilômetros rodados. A melhor maneira de saber o momento ideal é seguir a recomendação da montadora, que está na parte de ‘manutenção’ do manual do proprietário.”

Mas, ainda que a fabricante recomende a troca a cada 5.000 km ou a cada 6 meses, por exemplo, é importante verificar o nível de óleo com frequência. Além disso, vale ficar atento aos sinais que o veículo dá que podem indicar ser necessário antecipar a troca de óleo.

Sinais de que o óleo do motor precisa ser substituído

Como é a principal fonte de lubrificação em um motor, o óleo de moto é frequentemente propenso a calor e incrustações que, com o tempo, podem afetar sua durabilidade e desempenho. 

Caso esses sinais sejam ignorados, o motor pode ficar superaquecido, o atrito entre suas partes móveis aumentar e seu desempenho geral pode cair. Além disso, a eficiência de combustível da moto pode diminuir e causar um impacto direto no bolso do condutor.

Para te ajudar a evitar esses problemas, listamos 5 sinais de alerta de que está na hora de fazer a troca de óleo da moto. Confira!

Óleo muito fino e escuro

O óleo de motor novo geralmente é azul ou marrom e de consistência espessa. No entanto, a exposição repetida à combustão pode fazer com que ele fique mais escuro com o passar do tempo. 

Se o óleo do seu motor estiver preto ou parecer um óleo muito fino, é recomendável substituí-lo o quanto antes, pois isso poderá causar um desgaste rápido do motor.

Diminuição rápida do volume de óleo

Um motor de motocicleta de 150 cilindradas geralmente contém menos de um litro de óleo de motor. É normal que essa quantidade vá diminuindo aos poucos conforme o uso, mas uma queda grande no nível de óleo do motor pode indicar vazamentos.

Esse é um dos principais sinais para troca de óleo da moto. Então, caso perceba essa diminuição ou qualquer tipo de vazamento, procure um mecânico de sua confiança o quanto antes.

Alta temperatura do motor

A deterioração da condição do óleo também leva à redução da sua condutividade térmica, o que causa uma distribuição desigual do calor dentro do motor e pode aumentar a temperatura. 

Ou seja, se você sentir ar quente nos pés durante a pilotagem, é um sinal claro de que seu óleo precisa ser trocado.

Som forte do motor

Um óleo de má qualidade ou um óleo que precisa ser trocado não consegue lubrificar as peças das engrenagens como deveria, o que afeta a transmissão da moto e faz com que você ouça um barulho áspero quando muda de marcha ou acelera o motor. 

Caso perceba algum barulho como esse, saiba que é um forte indicativo da necessidade de troca de óleo da moto.

Regra geral para substituir o óleo do motor

Como regra geral, o óleo do motor deve ser trocado a cada 3.000 a 5.000 quilômetros. Nesta fase, o desempenho do motor ainda parecerá normal, mas não substituir o óleo pode resultar em problemas no mais tarde. 

As leituras diárias de quilômetro podem ser usadas para determinar o momento certo para trocar o óleo. Para distâncias de 20 a 50 quilômetros por dia, a troca de óleo de motor da moto deve ser feita a cada mês e meio. Já se a distância diária for superior a 50 quilômetros, o recomendado é que a troca seja mensal.

Dica: troque também o filtro de óleo

O papel de um filtro de óleo é proteger o motor da sua moto de possíveis danos, removendo contaminantes como sujeira, óleo oxidado e partículas metálicas que podem se acumular no óleo do motor

Assim como o óleo, o filtro de óleo da sua moto fica entupido ou danificado após um determinado tempo. Por isso, ao trocar o óleo de motor da moto, você também deve considerar a troca do filtro de óleo.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp