02/06/2022 às 16h10min - Atualizada em 02/06/2022 às 16h03min

Cuidados pós-operatório: 6 dicas para uma boa recuperação

Acabou de passar ou vai realizar um procedimento cirúrgico e quer informações sobre os cuidados pós-operatório? Saiba que são necessárias várias ações para promover uma boa recuperação, que devem ser tomadas durante todo o tempo que o médico indicar para tal procedimento.

Já no hospital, a equipe de saúde começa a realizar os cuidados essenciais nas primeiras horas após a cirurgia até o momento de alta. Logo após, o médico responsável vai passar orientações importantes para o pós-operatório que devem ser seguidas com rigor, principalmente pelo fato de serem exclusivas para o seu caso. Mas, se você está curioso em saber as dicas gerais sobre como se cuidar em casa para obter uma boa recuperação, continue lendo esse artigo!

Principais cuidados pós-operatórios para se ter em casa

É fundamental ao passar por procedimentos cirúrgicos, ter cuidados em casa após a cirurgia com o objetivo de monitorar a progressão e promover uma boa recuperação. São diversos os cuidados, que dependendo do caso, pode ser preciso a ajuda de uma outra pessoa para a realização, para evitar cargas ou movimentos inadequados para aquela situação.

O tempo desses cuidados podem variar de acordo com o procedimento, a gravidade e progressão da recuperação. O não cumprimento de cuidados pós-operatórios pode implicar em complicações. Então, veja com atenção as orientações que separamos para você:

Siga as instruções médicas à risca

Muita gente tem a mania de não seguir as orientações médicas, mas isso pode gerar complicações, principalmente em um pós-operatório. Mesmo as instruções mais simples, como "evite pegar peso" e " não tomar banho quente", devem ser seguidas à risca durante o tempo determinado pelo médico.

Cuidados com os curativos

É essencial para ter uma boa cicatrização, então sempre que for trocar os curativos em casa, tome alguns cuidados para evitar infecções. Inicie higienizando suas mãos e use álcool gel 70%. Somente após toque na incisão, realize a limpeza e troca de curativos. Isso já evita possíveis contaminações e ajuda nos cuidados pós-operatórios.

Opte sempre por curativos médicos de boa qualidade, e que sejam ideais para o tipo de incisão e local. Isso pode agilizar a cicatrizar e promover uma recuperação rápida e eficaz.

Também é importante observar como está a aparência e a evolução da cicatriz. Qualquer sinal de infecção, como vermelhidão, inflamação, presença de secreção (pus), dor, inchaço no local e febre, procure o auxílio do médico.

Faça o repouso adequado

O repouso deve ser seguido conforme as instruções médicas, respeitando o tempo e as orientações sobre os movimentos. Por isso, as principais indicações são: evitar pegar peso e fazer esforços, não dirigir, não realizar atividades físicas. Dependendo do caso, pode ser orientado a não erguer os braços ou outros membros, não levantar sozinho, entre outros.

Porém, é necessário, de tempos em tempos, se movimentar e andar dentro de casa por uns minutos para evitar algumas complicações, como trombose, constipação, etc.

Atenção com a mobilidade

Ter atenção com a sua mobilidade é importante para evitar acidentes e prejudicar na recuperação. Em alguns casos, pode ser necessário o acompanhamento de uma outra pessoa durante os momentos de movimentação, por exemplo, para ir ao banheiro. Principalmente em casos que a pessoa seja idosa, ou tenha tontura e fraqueza.

Há casos, que o uso de equipamentos para mobilidade são primordiais para que a locomoção do paciente seja segura e prática. Os mais comuns são: cadeiras de rodas, andadores, muletas, bengalas, entre outros. Esses itens podem evitar complicações por quedas e auxiliar no deslocamento para realizar as atividades diárias.

Use os produtos médicos adequadamente

Faça uso correto e conforme a indicação do médico, se for o seu caso, de itens como as cintas, sutiãs, modeladores pós-cirúrgicos e meias compressivas. São indicados pelo fato de oferecerem sustentação para a região operada. Também protegem o local, podem auxiliar na postura, evitar a flacidez, aliviar dores e ajudar a melhorar os resultados.

Se atente em comprar produtos de boa qualidade para obter todas as vantagens. Por exemplo, as cintas pós-cirúrgicas são indicadas pelos cirurgiões para auxiliar a reduzir as dores e ajudar o paciente a conseguir se locomover com mais facilidade e segurança.

Tenha uma alimentação adequada

É importante se alimentar de forma adequada para promover uma boa recuperação, afinal seu corpo precisa de nutrientes e energia para se manter e recuperar do procedimento cirúrgico. Apesar disso, muitas pessoas possuem dificuldades de comer, seja pela dor, ou por náuseas e constipação.

As indicações no geral são: manter-se hidratado, consumir alimentos leves e saudáveis, de fácil digestão e em pequenas porções ao longo do dia. Evitar frituras, alimentos ultraprocessados, condimentos, alimentos gordurosos e doces.

Porém, pode acontecer de casos em que o médico prescreve uma dieta específica, de acordo com a patologia e necessidades do paciente, por um tempo determinado ou para a vida inteira. Se esse for o seu caso, siga todas as orientações adequadamente.

Essas são as dicas de cuidados pós-operatório para uma boa recuperação. Se atente com todas as instruções do seu médico e as siga para promover uma boa progressão do seu quadro de saúde. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp