02/06/2022 às 16h03min - Atualizada em 02/06/2022 às 15h57min

Decoração de sala simples e barata: 10 truques imperdíveis!

É totalmente possível realizar uma decoração de sala simples e barata! Com as ideias práticas, otimizando o espaço, respeitando seu estilo, e ainda tornando-a muito charmosa. Cada detalhe faz toda diferença, por isso saber investir nos itens certos é o primeiro passo para o sucesso.

Além disso, você vai precisar harmonizar cada elemento dentro desse contexto, sem gastar muito e usando a criatividade para tornar o ambiente funcional e decorado. Então, se prepare para se inspirar e planejar sua sala nova com as dicas que reunimos especialmente para você. Continue a leitura e se surpreenda!

Como fazer uma decoração de sala simples e barata?

A sala precisa ser uma ambiente agradável, aconchegante e bem decorado, afinal, é o principal espaço onde curtimos momentos de lazer e recebemos visitas. Realizar essa tarefa com pouco dinheiro e de forma estilosa não é tão simples. Mas, com algumas dicas criativas e muita pesquisa isso é possível.

Os principais aspectos que se deve levar em conta, são a dimensão, os itens essenciais, como vai harmonizar tudo isso e ainda deixar com sua cara. Por isso, veja esses truques fáceis com muita atenção:

1. Dimensão do ambiente e da mobília

Nada adianta investir em um móvel que não caiba na sala, ou ainda que fique atrapalhando a circulação do ambiente. Antes de qualquer coisa, saiba as dimensões da sala e planeje onde os principais itens, como sofá e o rack e/ou painel, serão instalados. Assim, você não vai gastar a toa e ficar frustrado por comprar algo não adequado.

2. Estilo da sala

Agora, pense no estilo que você quer dar para esse ambiente. Seu gosto é mais clean, moderno, clássico ou é mais rústico? Para cada estilo existem aspectos que devem ser priorizados para poder compor a decoração. Aliar isso ao seu gosto é o ideal para não se arrepender com o resultado.

Por exemplo, no estilo clean, o visual deve ser mais leve, prático e funcional. Cores neutras, superfícies mais livres, somente com o essencial, sem sobrecarregar o ambiente. É uma ótima alternativa para quem quer uma decoração de sala simples e barata, já que não tem excessos.

Para entender mais sobre o assunto, confira este conteúdo sobre os melhores estilos de decoração para sala de estar!

3. Define a paleta de cores

Para harmonizar o ambiente e fazer uma decoração estilosa, precisa-se definir a paleta de cores. Para decorar de forma simples, e gastando pouco dinheiro, vale apostar em tons neutros, utilizando-os como cor base.

Caso queira pontos de cores vibrantes, aposte nos objetos decorativos, assim fica mais fácil de renovar a decoração, e pode até trocar de cômodos, trocando um vaso para um escritório, por exemplo. Geralmente, são mais fáceis de encontrar, e dependendo do objeto, possuem um preço mais em conta.

4. Móveis versáteis

Opte por uma mobília funcional, de preferência em cor neutra, com design mais contemporâneo, se possível. Assim, você consegue combinar facilmente cada item, sem correr risco de errar. Pense também no conforto, já que será um espaço para receber visitas.

Lembre-se de incluir os móveis essenciais para sala de estar, como rack, painel para televisão, mesa de centro ou lateral, e sofá. Aposte em marcas de boa qualidade e que proporcionem o estilo de você busca. Todos precisam estar de acordo com as dimensões da sala, sempre verificando quais opções são indispensáveis e como integrá-las na decoração.

5. Aposte em soluções para o ambiente

Uma forma de otimizar o ambiente, que dependendo da mobília, vai ser ideal para solucionar questões, são os suportes para TV, por exemplo. Pois com eles, você consegue posicionar a televisão na altura ideal, ou ainda ter a opção de articular o aparelho para a direção que você preferir.

Isso proporciona mais conforto ao assistir televisão e para quem não pode investir em um móvel, como rack e painel, é uma ótima solução para a sala. Acesse o Blog ELG Store e encontre conteúdos especializados sobre suportes para televisão e monitores, além de assuntos sobre outras soluções para seu lar e tecnologias.

6. Uma boa iluminação é essencial

Para decorar uma sala de forma simples e barata, mas que deixe o ambiente aconchegante e bonito, vale apostar plafons, spots, e em fitas LED. Esses itens são mais em conta, e ainda transmitem um visual mais moderno para o cômodo. As fitas de LED, por exemplo, são ótimas opções para anexar nas prateleiras e nichos, e assim tornar a decoração mais rica em detalhes, sem muito esforço.

Já os spots podem direcionar a iluminação para vários locais diferentes, dependendo da quantidade do trilho. Ou use os plafons, que possuem um preço mais em conta e deixam o ambiente mais moderno.

7. Papel de parede para repaginar o ambiente

Com tantos modelos no mercado, incrementar a decoração com papel de parede é uma solução prática, sem ter que gastar muito com reformas. São opções para diversos gostos e estilos, que em pouco tempo já transformam o local. É importante que estejam harmonizados com a mobília para agregar valor ao visual.

8. Reaproveite itens decorativos

Sabe aquele quadro, escultura ou vaso que está deixado de lado aí na sua casa? Você pode repaginá-los gastando pouco e economizar na decoração. Pinte eles de outra cor, ou ainda acrescente outras texturas, como cordas, tecidos, ou outros elementos. Vale pensar na paleta de cor da sala, e tentar harmonizar com muita criatividade e personalidade.

9. Aposte em tapetes, almofadas e cortinas

Esses itens são ideais para deixar o ambiente mais aconchegante e bonito. Com uma mobília em tons neutros, você pode apostar em tapetes estampados para compor um visual com mais personalidade. Já as cortinas escondem aquelas janelas feias, podem ajudar a dar mais privacidade ou dar um toque de delicadeza ao local.

As almofadas são ótimas alternativas, pois podem ser substituídas com mais facilidade, devido ter um menor custo. Elas agregam na decoração da sala, podendo ser alteradas conforme as tendências e seus gostos.

10. Plantas são aliadas na decoração

Outra opção para decorar são as plantas. São baratas, bonitas e ainda conferem um visual mais aconchegante ao local. Você pode comprá-las ou pode pedir uma muda para um conhecido e não gastar nada. Vale colocar nas prateleiras do painel, no cantinho do sofá, ou ainda sobre as mesas laterais ou de centro.

Aproveite aquele vaso que você repaginou e já coloque junto com sua planta para enriquecer de detalhes seu espaço. Só lembre-se de optar pelas plantas que suportam ambientes internos, para que elas não morram com facilidade.

Esses são os truques para uma decoração de sala simples e barata. Sabendo apostar nos itens certos, é possível transformar seu ambiente e torná-lo muito mais incrível. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp