29/03/2022 às 11h09min - Atualizada em 29/03/2022 às 11h03min

Tenha uma farmácia de manipulação de confiança

Tenha uma farmácia de manipulação de confiança

Você conhece alguma farmácia de manipulação? Pois bem, saúde é assunto sério. Estar atento à própria saúde é fundamental e esse cuidado precisa envolver não apenas as visitas periódicas ao médico, mas principalmente a compra de remédios. Sendo assim, separamos tudo que você precisa saber sobre este mercado.

Quando se fala em comprar remédios manipulados, a atenção deve ser redobrada. Sendo assim, escolha uma farmácia de confiança. Afinal, a produção de manipulados acontece em menor escala e por meio de processos diferentes dos remédios convencionais e industrializados. 

A farmácia de manipulação se multiplica pelo país e se torna cada vez mais necessário a procura por um estabelecimento de confiança.

Desse modo, como forma de garantir a eficácia do tratamento através de remédios manipulados, é importante encontrar uma farmácia de manipulação confiável.

O que é uma farmácia de manipulação?

Uma farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde onde fórmulas são manipuladas e preparadas de acordo com a necessidade de cada cliente. Ou seja, de acordo com receitas prescritas por profissionais da área da saúde.

Sendo assim, é levado em conta fatores como idade, peso e outras condições de saúde dos pacientes. 

Além disso, nesses estabelecimentos, as receitas são conferidas por farmacêuticos antes de serem enviadas para a produção em seus laboratórios. 

Estes laboratórios, devem seguir as normas das Boas Práticas de Manipulação preconizadas pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em que é necessário ter instalações tecnológicas e uma equipe treinada.

Muitos são os benefícios de utilizar os serviços de uma farmácia de manipulação. Por exemplo, a fórmula manipulada é prescrita de forma individualizada. 

Ou seja, a quantidade e dosagem exata é preparada de acordo com a necessidade do paciente, o que leva a economia e preservação do meio ambiente. 

Além disso, um grande diferencial é a possibilidade de associar vários ativos na mesma fórmula. Ainda, é possível reduzir a quantidade de medicamentos que o paciente ingere ao dia.

Sendo assim, escolher uma farmácia de manipulação de confiança é uma missão que exige atenção e cautela. Pois existem muitos estabelecimentos desse segmento que não cumprem com todos os requisitos técnicos para produzir um medicamento de alta qualidade.

Como escolher uma farmácia de manipulação confiável?

Em busca de uma farmácia de manipulação confiável, algumas questões e critérios podem ser levados em consideração.

Sendo assim, antes de adquirir um produto em uma farmácia de manipulação, vale a pena conferir a opinião e depoimentos de outros clientes no site da farmácia. Se a farmácia não possuir site, busque por redes sociais associadas como Facebook ou Instagram, que são canais repletos de comentários e opiniões.

Essa farmácia vende remédios com preços baratos demais? Ou até mesmo caros demais?

Sempre desconfie de preços muito altos ou muito baixos que fogem dos valores médios do mercado. Compare e faça pesquisas! Isso pode evitar que você caia em golpes, ou adquira produtos de uma farmácia duvidosos.

Essa farmácia de manipulação é certificada pela ANVISA?

Toda e qualquer farmácia de manipulação que seja de confiança deve possuir o certificado de funcionamento na ANVISA. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária tem regras rigorosas para a prática de manipulação e garante que os remédios estejam seguros de contaminações e em ambiente adequado. 

Além disso, é possível conferir se a farmácia de manipulação está com suas regularidades e registros em normalidade através do site da ANVISA, apenas buscando pelo CNPJ da empresa para verificar as informações referentes ao estabelecimento.

O local conta com um farmacêutico responsável?

Toda e qualquer farmácia que seja de confiança deve contar com um farmacêutico durante todo o horário de atendimento. 

Esse requisito é um critério estabelecido pela ANVISA. Além disso, você pode conferir se o farmacêutico responsável está com seu registro regularizado junto ao Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Veja algumas informações que são exigidas pela Anvisa

De acordo com a ANVISA, uma farmácia de manipulação confiável deve conter área de armazenamento, área de controle de qualidade, área administrativa, laboratório ou sala de manipulação.

Além disso, é importante que o local tenha área de pesagem de matéria prima, vestiários, área de dispensação, antecâmara, área para lavagem de utensílios e materiais de embalagem, copa, depósito de material de limpeza, entre outros compartimentos importantes. 

Além disso, é importante que o local invista em equipamentos e um excelente sistema de gestão, pois se o estabelecimento for interativo e integrado, a garantia de sucesso é maior. 

Além disso, fique atento às principais normas que são exigidas pela Anvisa, e confira se o empreendimento está dentro das medidas legais.

Você também pode acessar farmácia de manipulação online

Sabia que também existe farmácia de manipulação online? Pois bem, estas podem ser confiáveis ou não. 

Sendo assim, é importante que você cheque todas as informações, claro que um estabelecimento online, pode favorecer para que você saiba as informações dos internautas e sua reputação no mercado.

Sem contar que pode oferecer mais facilidade, pois a entrega dos produtos são realizados diretamente na sua residência.

Agora que você já sabe como encontrar uma farmácia de manipulação de confiança, faça uma cotação da melhor da sua cidade ou até mesmo na internet


Enviado por Sua Imprensa
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp