25/03/2022 às 16h00min - Atualizada em 25/03/2022 às 15h59min

Diferenças entre logotipo e logomarca

Entenda as diferenças entre logotipo e logomarca para criar logo e identidade visual para seu site!

Diferenças entre logotipo e logomarca
Algumas marcas nós identificamos de maneira muito fácil, as curvas sinuosas da Coca-Cola, a maçã mordida da Apple, o sorriso da LG, entre outros logotipos - ou seriam logomarcas?

Qual é o termo certo para ser usado?

Não são sinônimos, mas são complementares, você pode ver uma marca e distinguir estes conceitos dentro de um cartaz ou rótulo de algum produto.
 
É natural que poucas pessoas saibam dessas diferenças, mas é fundamental que empresas que fazem logotipo e logomarca saibam exatamente o que iremos falar agora.
 
Veja abaixo a imagem do logotipo e logomarca da “LG Electronics” e repare na diferença entre os conceitos mostrados há pouco e como podem ser complementares:

A presença dos dois tipos de marca não devem ser imprescindíveis em qualquer empresa. De uma maneira geral, a grafia da LG funciona por ser um nome diferente do comum, ou seja, é facilmente identificável e as pessoas tendem a guardar nomes diferentes, e apresenta uma força da marca, pois é uma empresa conceituada e conhecida no mundo inteiro por seus produtos.

O que é “marca”?

A marca é a ligação entre os valores, visão, missão, personalidade e público-alvo de uma empresa. A junção disso pode ser expressada em vários locais relacionados a esta empresa, uma delas é através do logo.

Quando falar “logotipo”?

Uma das peças mais importantes quando se trata de comunicação visual, o logotipo é uma forma de externar aspectos da sua empresa de uma maneira prática e visual.
 
De maneira técnica, ele pode ser composto por um ícone e tipografia, ou melhor, símbolo e logomarca. A junção delas pode montar um logotipo, que tem a função de passar uma imagem agradável e atraente para o seu consumidor final.

Quando falar “logomarca”?

Este termo carrega o significado de “significado do significado”, ou seja, expressa o que significa a parte da marca. Portanto, não é considerado o termo mais correto, apesar de ser popularmente tratado como sinônimo de “marca”.

Onde usar?

Logotipos podem ser usados em diversos locais, tanto na rua quanto na internet, por exemplo, podem ser usados em websites, banners de publicidade, produtos e embalagens, e-mails, mensagens-padrão em WhatsApp, faturas, formulários, merchandising e redes sociais.
 
Apesar de serem coisas diferentes, as logomarcas podem figurar nos mesmos lugares, desde que estejam colocadas em contextos e funções diferentes. Por exemplo, é evidente que logotipos serão usados em locais de maior destaque, enquanto logomarcas podem aparecer em rodapés, entre outros locais “secundários”.

Importância da marca

Por nós humanos sermos “visuais”, ou seja, é muito mais fácil assimilar alguma informação através de um conteúdo visual do que de outra forma.
 
Outro ponto que deve ser considerado neste tópico é o fortalecimento da marca. Visto que somos seres visuais, é importante que uma empresa esteja sempre “na cabeça” do cliente, e a maneira mais simples de se fazer isso é através da criação de uma boa arte para logo.
 
 
Precisando de logotipo? A Projeto Web é especialista na criação de logotipo e logomarca!
 

Enviado por Sua Imprensa
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp