22/03/2022 às 15h38min - Atualizada em 22/03/2022 às 15h33min

Vinhos da Serra Gaúcha ganham destaque no mercado

Vinhos da Serra Gaúcha ganham destaque no mercado
Atualmente, a Serra Gaúcha é a região do Brasil mais conhecida pela produção e elaboração de vinhos. Com um terroir [extensão de terra] clássico e bastante semelhante ao de regiões europeias, os vinhos vêm ganhando cada vez mais destaque quando se trata de qualidade e preço. E, é claro, o consumidor brasileiro está voltando seus olhos para um mercado que é dominado pelos vinhos importados.

Hoje, as principais vinícolas desta região estão estabelecidas em Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi e Pinto Bandeira. A elaboração de vinhos, principalmente tintos e espumantes, merece um lugar especial no cenário brasileiro e até no exterior. Grande prova disso são as diversas premiações recebidas ao longo dos anos, como o Espumante Moscatel Casa Perini, que em 2017, foi escolhido o 5º melhor espumante do mundo, pela WAWWJ (World Association of Writers & Journalists of Wines & Spirits).

Ainda sobre os espumantes nacionais, o Brasil está sendo cada vez mais reconhecido pela qualidade de nossas bebidas, grande parte, elaboradas no Rio Grande do Sul. Os principais motivos são as condições climáticas e o investimento em tecnologia de ponta para que o potencial de nossas uvas seja destacado no produto final.

O crescente interesse dos brasileiros pelos rótulos nacionais também contribui para a valorização de nossos vinhos. Em 2021, o consumo aumentou cerca de 50%, de acordo com a empresa Horus, especializada em análise de mercado e responsável por definir algumas tendências.

Uma das empresas que aproveitou esse movimento foi a Werle, que aproveitando do fato de estar localizada perto da Serra e através de parcerias com produtores da região da Serra Gaúcha consegue oferecer uma variedade de vinhos e espumantes gaúchos a preços muito competitivos.

Primeira Denominação de Origem de vinhos do Brasil

Através de um trabalho organizado pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), bem como o esforço contínuo de diversas vinícolas em manterem um alto padrão de qualidade nos vinhos elaborados, surgiu a primeira Denominação de Origem de vinhos no Brasil.

A D.O Vale dos Vinhedos, foi conquistada em 2012 e hoje, pode ser considerada como um passo importante para estabelecer os vinhos da Serra Gaúcha também no mercado internacional. Na Europa, há vários séculos, algumas regiões são bem conhecidas por suas Denominações de Origens, como Bordeaux e Champagne, na França ou Porto, em Portugal.

Uma Denominação de origem consiste em regras definidas por determinadas regiões para a produção de vinhos, seguindo um padrão de elaboração e selecionando uvas específicas que podem fazer parte do processo de fabricação das bebidas. Dessa forma, são vistos como sinônimo de qualidade, alcançando assim, um patamar mais elevado quando se trata do comércio e consumo de vinhos.

Vinícolas que se destacam na região

Algumas vinícolas são bastante conhecidas e seus produtos estão no topo da preferência, já que apresentam um nível de qualidade e preços que têm condições de competir no mercado nacional. Podemos citar como as principais a Salton, a Miolo, a Casa Valduga, a Aurora e a Garibaldi. Vamos conhecer melhor algumas delas:

Salton

Esta vinícola tem sua origem na Itália, mais precisamente na região do Vêneto, onde o seu fundador nasceu. Em 1878, o imigrante italiano se estabeleceu em Bento Gonçalves e em 1910, seus filhos transformaram a vinícola em um negócio formal.

Seus espumantes lideram o ranking nacional em comercialização e já tem sua presença garantida em muitas festas e comemorações ao redor do país. E para quem quer ter uma experiência ainda mais surpreendente, é possível visitar a Salton em um tour guiado.

Miolo

O Grupo Miolo é considerado, hoje, o maior exportador de vinhos nacionais. Dessa forma, conseguiu conquistar um lugar de honra no mercado internacional. Constituído por 4 vinícolas, o grupo chega a produzir 10 milhões de litros por ano. Todo este empenho por parte da empresa faz com que seus rótulos sejam encontrados, atualmente, em 30 países ao redor do mundo. Por também fazer parte do circuito de enoturismo, é possível degustar alguns de seus vinhos na própria vinícola. 

Casa Valduga

O Vale dos Vinhedos foi o local escolhido pelo primeiro imigrante da Família Valduga a chegar ao Brasil, para plantar as suas primeiras parreiras. Algumas gerações depois, Luiz Valduga conseguiu consolidar esta produção criando a Casa Valduga.

Tendo um papel importante na produção nacional, a Casa Valduga acumula hoje, mais de 300 medalhas, conquistadas por rótulos excelentes. Inclusive, a vinícola também recebe a primeira Denominação de Origem de vinhos do Brasil.


Enviado por Sua Imprensa
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp